Niterói vai refloresta restingas de Itacoatiara e Camboinhas

junho 4, 2024

Compartilhe

A Prefeitura de Niterói dará início à segunda fase de revegetação das praias de Itacoatiara e Camboinhas, situadas na Região Oceânica na próxima semana. Esse esforço faz parte do projeto de Restauração Ecológica e Inclusão Social de Niterói, que visa a recuperação gradual das principais áreas de restinga da cidade desde 2019.

Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” no WhatsApp:

Sob a liderança da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS), o projeto conta com um investimento de R$ 2,9 milhões, financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a fundo perdido. A revegetação abrangendo diversos pontos da cidade equivalerá a uma área de 10 campos de futebol, marcando a maior iniciativa de recuperação ambiental na história do município.

O projeto está restaurando 203,1 hectares de diferentes fitofisionomias da Mata Atlântica, com foco inicial na remoção de plantas invasoras em Itacoatiara. Posteriormente, a iniciativa se deslocará para Camboinhas, onde enfrentará o desafio de eliminar plantas invasoras maiores e promover a revegetação com espécies nativas, prevenindo futuras invasões.

Além da restauração ambiental, o projeto busca tornar Niterói mais sustentável, seguindo protocolos da Organização das Nações Unidas (ONU) que visam melhorar a qualidade ambiental para os moradores, visitantes e gerações futuras. A iniciativa inclui capacitação de pessoas em outras regiões, preparando-as para futuras oportunidades de emprego na área de recuperação ambiental.

O projeto também promove o ecoturismo, beneficiando indiretamente a cadeia produtiva de insumos necessários para a restauração ecológica, contribuindo para o sequestro de carbono e proporcionando diversos outros benefícios ambientais.

“Tivemos algumas paradas durante o projeto por conta da pandemia. Quando se lida com a natureza, muitas intempéries podem acontecer. Então, alguns pontos que haviam avançado precisamos retomar as análises antes de partir para outra fase. Nosso objetivo é garantir que em locais onde existam plantas invasoras que não são boas para o solo, possam ser substituídas por nativas e assim manteremos o ciclo do ecossistema de forma adequada, fazendo sempre a manutenção. Estamos muito felizes de podermos estar proporcionando isso para a cidade. Nesta fase de agora em Itacoatiara e Camboinhas teremos que utilizar empresa contratada por as espécies são muito grandes e necessitam de um manejo especial. Depois, a área será cercada para a chegada das plantas nativas”, explicou Rafael Robertson, secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Dentre os locais que estão sendo recuperados estão 30,37 hectares de vegetação nas ilhas Pai, Mãe, Menina e do Veado, inseridas no Parque Natural Municipal de Niterói (Parnit) e no Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset); 65,30 hectares de manguezal no entorno da Laguna de Itaipu e Piratininga, inseridos parcialmente no Peset e no setor lagunar do Parnit; 21,16 hectares de vegetação de restinga em cinco praias do município (Itacoatiara, Camboinhas, Piratininga, Itaipu e Charitas); e 86,28 hectares de vegetação no Morro da Viração, em área inserida no Parnit.

Conhecida como Ilha da Menina, da Filha e até mesmo Pitanga, a menor das ilhas que fica na enseada de Itaipu também terá seu ecossistema totalmente recuperado. Serão contempladas ainda as ilhas Pai e Mãe, na enseada de Itaipu, e Ilha do Veado, em Piratininga, que receberão um lançamento de mix de sementes e plantação de mudas de diversas espécies nativas. Também serão recuperados 65 hectares de manguezal.

Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, acompanhados de um pesquisador do Departamento de Biologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC), especialista em revegetação e restauração ecológica, já realizaram um diagnóstico da ilha e neste momento estudam a melhor forma de reconstituir aquele ecossistema, as técnicas que serão empregadas e espécies da flora que mais se adequarão ao solo para devolver a biodiversidade ao local que foi degradado pelo homem.

“Temos um trabalho estratégico na cidade. O que estamos fazendo é a maior restauração ecológica já realizada pelo município e vamos levar isso para as gerações futuras. É um trabalho feito em todas as regiões por técnicos, com a ajuda de voluntários. Em cada etapa, temos o cuidado de utilizar nossos biólogos, engenheiros florestais para fazer um estudo do solo e todas as necessidades. Não pode ser feito de qualquer maneira, demanda tempo e cuidado”, explicou Allan Cruz, subsecretário de Meio Ambiente.

A meta é fazer ainda o diagnóstico da vegetação das ilhas Pai e Mãe numa próxima etapa. O plantio de espécies nativas também irá contemplar áreas no entorno da Lagoa de Itaipu e manguezais.


Durante as vistorias e limpezas na Ilha da Menina, foram investigados: formações vegetais, tipo de solo, fauna, presença de água doce e profundidade associados à topografia, entre outros aspectos. Além da revegetação, será feita a restauração do meio ambiente. Serão introduzidas espécies nativas resistentes à seca e adaptadas àquele ecossistema, de modo a controlar a dominância atual do capim colonião e fornecer atrativos para a fauna. O objetivo a longo prazo é aumentar a biodiversidade.


Compartilhe
Rio se prepara para frente fria com risco de tempestades e ventania

Rio se prepara para frente fria com risco de tempestades e ventania

abril 3, 2025

Compartilhe O estado do Rio de Janeiro intensificou as ações de prevenção diante da previsão de fortes chuvas a partir desta sexta-feira (4), com possibilidade de tempestades, raios e ventania ao longo do fim de semana. Segundo o boletim meteorológico da Defesa Civil Estadual, o avanço de uma frente fria pelo oceano poderá aumentar as

Prefeito de Maricá quer comprar SAF do Vasco com fundo soberano da cidade

Prefeito de Maricá quer comprar SAF do Vasco com fundo soberano da cidade

abril 3, 2025

CompartilheO prefeito de Maricá (RJ), Washington Quaquá (PT), revelou a intenção de apresentar uma proposta para a aquisição da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Vasco da Gama. A declaração foi dada à newsletter “Jogo Político”, do jornalista Thiago Prado. Segundo Quaquá, a negociação seria financiada pelo fundo soberano do município, que pertence à Região

Passageiros se jogam de ônibus em movimento durante assalto na Zona Norte

Passageiros se jogam de ônibus em movimento durante assalto na Zona Norte

abril 3, 2025

CompartilheUm assalto a um ônibus da linha 232 (Lins x Castelo)  na manhã desta quinta-feira (3), deixou quatro passageiros feridos na Rua Mariz e Barros, na região da Praça da Bandeira, Zona Norte do Rio de Janeiro. As vítimas, dois homens e duas mulheres, foram encaminhadas ao Hospital Municipal Souza Aguiar. ✅ Clique aqui para seguir

Câmeras flagram furto de ar-condicionado em São Gonçalo; dois são presos

Câmeras flagram furto de ar-condicionado em São Gonçalo; dois são presos

abril 2, 2025

CompartilheDois homens foram presos na madrugada desta quarta-feira (2) ao tentarem furtar um aparelho de ar-condicionado de um imóvel desativado da concessionária Águas do Rio, no Centro de São Gonçalo. A ação foi interceptada por agentes da Guarda Municipal em parceria com a Central de Segurança de São Gonçalo (CSSG). ✅ Clique aqui para seguir o

Soldados eletricistas? Enel aposta em jovens do Exército para preencher vagas no setor

Soldados eletricistas? Enel aposta em jovens do Exército para preencher vagas no setor

abril 1, 2025

CompartilheA Enel e o Ministério da Defesa assinaram, nesta terça-feira (1/4), um acordo de quatro anos para a realização de cursos de formação de eletricistas para jovens em período de alistamento militar, no âmbito do Projeto Soldado Cidadão, do governo federal, que prepara jovens para o mercado de trabalho após o fim do Serviço Militar.

Rio: Fiscalização apreende mais de uma tonelada de alimentos impróprios no estado

Rio: Fiscalização apreende mais de uma tonelada de alimentos impróprios no estado

abril 1, 2025

CompartilheA Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON) e o PROCON-RJ descartaram mais de uma tonelada de alimentos impróprios para consumo durante fiscalizações realizadas entre os dias 24 e 31 de março. Somente nesta segunda-feira (31), os agentes identificaram 485,4 kg de produtos inadequados, como costela, salsicha, coxa e sobrecoxa de frango, em um

Polícia descobre estufa com mais de 800 pés de maconha no Rio de Janeiro

Polícia descobre estufa com mais de 800 pés de maconha no Rio de Janeiro

abril 1, 2025

CompartilheUma operação policial realizada na comunidade da Serrinha, na zona norte do Rio de Janeiro, resultou na apreensão de 802 pés de maconha, causando um prejuízo estimado em mais de R$ 1,2 milhão ao crime organizado. A ação foi conduzida na manhã desta segunda-feira (31) por policiais militares do Batalhão de Ações com Cães (BAC),

Rio terá feriadão de seis dias com decreto de ponto facultativo

Rio terá feriadão de seis dias com decreto de ponto facultativo

abril 1, 2025

CompartilheA cidade do Rio de Janeiro se prepara para um feriadão prolongado de seis dias, graças a um decreto do prefeito Eduardo Paes (PSD) que estabelece ponto facultativo nas repartições públicas municipais no dia 22 de abril. A medida foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (1º) e beneficiará servidores municipais, ampliando o período de

Rio: Polícia Civil fecha bunker do tráfico na Lapa e prende dois suspeitos

Rio: Polícia Civil fecha bunker do tráfico na Lapa e prende dois suspeitos

março 31, 2025

Compartilhe A Polícia Civil do Rio de Janeiro desativou, neste domingo (30), um ponto de venda de drogas que funcionava em um casarão na Lapa, região central da cidade. O local, descrito pelos agentes como um verdadeiro “bunker do tráfico”, possuía uma estrutura reforçada, com porta de aço e uma passagem secreta para esconder drogas

Calor intenso e possibilidade de chuva no Rio

Calor intenso e possibilidade de chuva no Rio

março 30, 2025

Compartilhe O Rio de Janeiro terá mais um dia típico de verão nesta segunda-feira, com sol forte e temperaturas elevadas. Os termômetros devem oscilar entre 22°C e 34°C, garantindo um início de semana quente. No entanto, os cariocas devem se preparar para mudanças no tempo: a previsão indica pancadas de chuva à noite. ✅ Clique aqui