Niterói vai refloresta restingas de Itacoatiara e Camboinhas

junho 4, 2024

Compartilhe

A Prefeitura de Niterói dará início à segunda fase de revegetação das praias de Itacoatiara e Camboinhas, situadas na Região Oceânica na próxima semana. Esse esforço faz parte do projeto de Restauração Ecológica e Inclusão Social de Niterói, que visa a recuperação gradual das principais áreas de restinga da cidade desde 2019.

Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” no WhatsApp:

Sob a liderança da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS), o projeto conta com um investimento de R$ 2,9 milhões, financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a fundo perdido. A revegetação abrangendo diversos pontos da cidade equivalerá a uma área de 10 campos de futebol, marcando a maior iniciativa de recuperação ambiental na história do município.

O projeto está restaurando 203,1 hectares de diferentes fitofisionomias da Mata Atlântica, com foco inicial na remoção de plantas invasoras em Itacoatiara. Posteriormente, a iniciativa se deslocará para Camboinhas, onde enfrentará o desafio de eliminar plantas invasoras maiores e promover a revegetação com espécies nativas, prevenindo futuras invasões.

Além da restauração ambiental, o projeto busca tornar Niterói mais sustentável, seguindo protocolos da Organização das Nações Unidas (ONU) que visam melhorar a qualidade ambiental para os moradores, visitantes e gerações futuras. A iniciativa inclui capacitação de pessoas em outras regiões, preparando-as para futuras oportunidades de emprego na área de recuperação ambiental.

O projeto também promove o ecoturismo, beneficiando indiretamente a cadeia produtiva de insumos necessários para a restauração ecológica, contribuindo para o sequestro de carbono e proporcionando diversos outros benefícios ambientais.

“Tivemos algumas paradas durante o projeto por conta da pandemia. Quando se lida com a natureza, muitas intempéries podem acontecer. Então, alguns pontos que haviam avançado precisamos retomar as análises antes de partir para outra fase. Nosso objetivo é garantir que em locais onde existam plantas invasoras que não são boas para o solo, possam ser substituídas por nativas e assim manteremos o ciclo do ecossistema de forma adequada, fazendo sempre a manutenção. Estamos muito felizes de podermos estar proporcionando isso para a cidade. Nesta fase de agora em Itacoatiara e Camboinhas teremos que utilizar empresa contratada por as espécies são muito grandes e necessitam de um manejo especial. Depois, a área será cercada para a chegada das plantas nativas”, explicou Rafael Robertson, secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Dentre os locais que estão sendo recuperados estão 30,37 hectares de vegetação nas ilhas Pai, Mãe, Menina e do Veado, inseridas no Parque Natural Municipal de Niterói (Parnit) e no Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset); 65,30 hectares de manguezal no entorno da Laguna de Itaipu e Piratininga, inseridos parcialmente no Peset e no setor lagunar do Parnit; 21,16 hectares de vegetação de restinga em cinco praias do município (Itacoatiara, Camboinhas, Piratininga, Itaipu e Charitas); e 86,28 hectares de vegetação no Morro da Viração, em área inserida no Parnit.

Conhecida como Ilha da Menina, da Filha e até mesmo Pitanga, a menor das ilhas que fica na enseada de Itaipu também terá seu ecossistema totalmente recuperado. Serão contempladas ainda as ilhas Pai e Mãe, na enseada de Itaipu, e Ilha do Veado, em Piratininga, que receberão um lançamento de mix de sementes e plantação de mudas de diversas espécies nativas. Também serão recuperados 65 hectares de manguezal.

Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, acompanhados de um pesquisador do Departamento de Biologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC), especialista em revegetação e restauração ecológica, já realizaram um diagnóstico da ilha e neste momento estudam a melhor forma de reconstituir aquele ecossistema, as técnicas que serão empregadas e espécies da flora que mais se adequarão ao solo para devolver a biodiversidade ao local que foi degradado pelo homem.

“Temos um trabalho estratégico na cidade. O que estamos fazendo é a maior restauração ecológica já realizada pelo município e vamos levar isso para as gerações futuras. É um trabalho feito em todas as regiões por técnicos, com a ajuda de voluntários. Em cada etapa, temos o cuidado de utilizar nossos biólogos, engenheiros florestais para fazer um estudo do solo e todas as necessidades. Não pode ser feito de qualquer maneira, demanda tempo e cuidado”, explicou Allan Cruz, subsecretário de Meio Ambiente.

A meta é fazer ainda o diagnóstico da vegetação das ilhas Pai e Mãe numa próxima etapa. O plantio de espécies nativas também irá contemplar áreas no entorno da Lagoa de Itaipu e manguezais.


Durante as vistorias e limpezas na Ilha da Menina, foram investigados: formações vegetais, tipo de solo, fauna, presença de água doce e profundidade associados à topografia, entre outros aspectos. Além da revegetação, será feita a restauração do meio ambiente. Serão introduzidas espécies nativas resistentes à seca e adaptadas àquele ecossistema, de modo a controlar a dominância atual do capim colonião e fornecer atrativos para a fauna. O objetivo a longo prazo é aumentar a biodiversidade.


Compartilhe
Fernando Collor é preso pela Polícia Federal em Alagoas por ordem do STF

Fernando Collor é preso pela Polícia Federal em Alagoas por ordem do STF

abril 25, 2025

Compartilhe O ex-presidente da República e ex-senador Fernando Collor de Mello foi preso na madrugada desta sexta-feira (25), no Aeroporto Zumbi dos Palmares, em Maceió (AL), por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF). A prisão foi executada pela Polícia Federal por volta das 4h, no momento em que Collor se preparava para embarcar para Brasília,

Maricá celebra 211 anos com programação cultural e grandes shows

Maricá celebra 211 anos com programação cultural e grandes shows

abril 25, 2025

Compartilhe A cidade de Maricá, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, se prepara para comemorar seus 211 anos de emancipação com uma programação especial que inclui grandes nomes da música brasileira, eventos culturais e gastronômicos. As celebrações acontecem entre os dias 16 e 26 de maio, com shows e atrações distribuídas em palcos montados

Rio: Paes recua após anunciar U2 em Copacabana: “Foi só um desejo”

Rio: Paes recua após anunciar U2 em Copacabana: “Foi só um desejo”

abril 24, 2025

Compartilhe O que parecia ser o anúncio de um dos maiores shows internacionais já realizados na Praia de Copacabana virou apenas uma expectativa pessoal. Após afirmar publicamente que a banda irlandesa U2 se apresentaria na orla de Copacabana em 2026, o prefeito Eduardo Paes voltou atrás e esclareceu que se tratava apenas de um desejo.

Rio o ano inteiro: Calendário de eventos é oficialmente lançado

Rio o ano inteiro: Calendário de eventos é oficialmente lançado

abril 24, 2025

CompartilheA Prefeitura do Rio de Janeiro apresentou, nesta quinta-feira (24/04), o calendário “Rio o ano inteiro”, uma nova plataforma que reúne os principais eventos programados na cidade. Durante a cerimônia no Roxy Dinner Show, em Copacabana, o prefeito Eduardo Paes e o presidente da Riotur, Bernardo Fellows, também divulgaram o estudo “Rio: Destino dos Grandes

Cidades do Rio terão Meia Maratona em maio, confira!

Cidades do Rio terão Meia Maratona em maio, confira!

abril 24, 2025

CompartilheO mês de maio será marcado por um verdadeiro festival de corrida no litoral fluminense. Niterói e Maricá, duas das cidades mais emblemáticas da Região Metropolitana do Rio, preparam eventos esportivos que prometem movimentar milhares de corredores e turistas. Ambas receberão edições da Meia Maratona, reforçando o potencial da região como polo de turismo esportivo.

Maricá: Polícia prende gerente do tráfico da Comunidade da Linha

Maricá: Polícia prende gerente do tráfico da Comunidade da Linha

abril 24, 2025

CompartilheUm homem apontado como gerente do tráfico de drogas na Comunidade da Linha, em São José do Imbassaí, foi preso pela polícia no fim da noite da última quarta-feira (23). Conhecido pelo apelido de “BR”, o suspeito foi detido enquanto estava no banco de trás de um carro, em atitude suspeita. ✅ Clique aqui para seguir

Eduardo Paes anuncia show do U2 na Praia de Copacabana em 2026

Eduardo Paes anuncia show do U2 na Praia de Copacabana em 2026

abril 24, 2025

CompartilheO prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou nesta quinta-feira (24) que a banda irlandesa U2 será a principal atração do evento “Todo Mundo no Rio em 2026”. O show está previsto para acontecer em maio, na Praia de Copacabana, zona sul da capital fluminense. ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info –

Governo exonera presidente do INSS em meio a investigação da PF

Governo exonera presidente do INSS em meio a investigação da PF

abril 23, 2025

Compartilhe O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, foi exonerado do cargo nesta quarta-feira (23). A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União e assinada pela ministra substituta da Casa Civil, Miriam Belchior. A exoneração foi determinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. ✅ Clique aqui para

Rio: Homem condenado por roubo, tráfico e porte ilegal de arma é preso na Pavuna

Rio: Homem condenado por roubo, tráfico e porte ilegal de arma é preso na Pavuna

abril 23, 2025

Compartilhe Policiais civis da 39ª Delegacia de Polícia (Pavuna) prenderam, nesta terça-feira (22), um homem condenado por diversos crimes, incluindo roubo, porte ilegal de arma de fogo, tráfico e associação para o tráfico de drogas. ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp! De

Fraudes em aposentadorias levam ao afastamento do presidente do INSS

Fraudes em aposentadorias levam ao afastamento do presidente do INSS

abril 23, 2025

Compartilhe O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, foi afastado do cargo nesta quarta-feira (23), em meio a uma operação da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU) que apura um suposto esquema de fraudes bilionárias envolvendo descontos indevidos em benefícios previdenciários. ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ

Anterior Próximos