Nova controladora da Linha Amarela herda desafios estruturais, de segurança e mobilidade

outubro 23, 2025

Compartilhe

Com a mudança de controle à vista, a Linha Amarela, uma das principais vias expressas do Rio de Janeiro, deve passar por uma nova fase de gestão. O grupo Invepar anunciou a transferência do controle da Lamsa — concessionária responsável pela administração da via — para o Mubadala Capital, braço de investimentos do fundo soberano de Abu Dhabi. A operação ainda depende da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e da Prefeitura do Rio, mas o novo controlador encontrará um cenário repleto de desafios acumulados ao longo dos 28 anos de concessão.

Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!

Com 17 quilômetros de extensão, a Linha Amarela liga a Cidade Universitária, na Ilha do Fundão, à Barra da Tijuca, na Zona Oeste. A via corta 13 bairros e 23 comunidades, que abrigam cerca de 500 mil pessoas. Mesmo com sua importância para a mobilidade carioca, a via é marcada por engarrafamentos frequentes, insegurança e problemas de manutenção.

Durante os horários de pico, o fluxo intenso compromete o deslocamento de motoristas e passageiros. Segundo o Fórum de Mobilidade Urbana do Rio, as filas nos pedágios estão entre as principais causas dos congestionamentos. O coordenador do grupo, Licínio Rogério, defende a adoção do sistema Free Flow — cobrança eletrônica sem praças físicas — e o estudo para a criação de novas agulhas de acesso e saída.

“Os engarrafamentos chegam até o Túnel da Covanca em horários de rush. O fundamental é instalar na via um sistema Free Flow (pedágio eletrônico que elimina praças físicas).” sugere Rogério, que considera importante ainda a elaboração de estudo para a implantação de novas agulhas de acesso e saída da via.

Atualmente, o pedágio custa R$ 3,80, cobrado em uma praça com 20 cabines (12 manuais e 8 eletrônicas). Parte dos usuários considera o valor elevado para uma via urbana.

A sensação de insegurança é outro fator recorrente entre quem utiliza a via. Casos de assaltos e trocas de tiros preocupam motoristas e pedestres. Segundo o Instituto Fogo Cruzado, entre janeiro e outubro deste ano, a Linha Amarela foi fechada três vezes em razão de confrontos armados. Um dos episódios mais graves ocorreu em maio, na Cidade de Deus, quando um policial da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) morreu durante operação.

Moradores relatam situações de medo e tentativas de assalto, inclusive com abordagens violentas. No fim de setembro, a via chegou a ser bloqueada nos dois sentidos durante uma operação policial no Complexo da Maré.

Os pedestres também enfrentam riscos. A iluminação precária e a presença de usuários de drogas nas 14 passarelas são queixas frequentes. Algumas estruturas apresentam ferrugem e lâmpadas furtadas, o que dificulta a travessia noturna.

Os painéis eletrônicos de mensagens, instalados ao longo da via, apresentam falhas e muitas vezes exibem informações incompletas. Incidentes graves, como o incêndio em um caminhão no Túnel da Covanca, ocorrido no ano passado e que deixou mais de cem pessoas feridas, expuseram fragilidades em sistemas de ventilação e detecção de incêndio.

Uma auditoria da Controladoria-Geral do Município (CGM), concluída em 2019, apontou que a Lamsa não executou integralmente obras e melhorias previstas em contrato, o que teria gerado um prejuízo de R$ 1,6 bilhão aos cofres públicos. As irregularidades levaram ao rompimento do contrato pela gestão do então prefeito Marcelo Crivella, mas a concessionária obteve na Justiça o direito de manter a administração da via.

O impasse se estendeu por anos, até que um acordo firmado em junho deste ano no Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a concessão à Lamsa, com redução no valor do pedágio.

Apesar do novo acordo, o futuro da Linha Amarela segue indefinido. A Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar) informou que ainda não recebeu notificação oficial sobre a mudança de controle e que avaliará as condições contratuais após o envio da documentação pela concessionária.

A Invepar limitou-se a confirmar a transferência do controle acionário, enquanto o Mubadala Capital declarou que não comentará planos ou projetos até a conclusão do processo.

Em nota, a Lamsa afirmou que “trabalha continuamente para proporcionar maior agilidade na praça de pedágio”, que manter as passarelas ao longo da via não faz parte de suas obrigações contratuais e que a manutenção da iluminação sob sua responsabilidade se restringe ao eixo principal, acessos e saídas da via.

Já a Polícia Militar informa que realiza patrulhamento ostensivo e ações preventivas, “com o objetivo de impedir e reduzir os índices de roubos”. E que realiza mapeamentos estratégicos.


Compartilhe
Homem é detido em Niterói após série de furtos a comércios na Região Oceânica

Homem é detido em Niterói após série de furtos a comércios na Região Oceânica

setembro 3, 2024

CompartilheNesta segunda-feira (2), a equipe do Niterói Presente prendeu um homem de 24 anos acusado de realizar uma série de furtos a estabelecimentos comerciais na Avenida Ewerton da Costa Xavier, na Região Oceânica de Niterói. A investigação começou após a equipe receber, por meio de um grupo de mensagens de moradores, diversos vídeos que mostravam

RJ: Operação na Maré deixa três mortos e provoca tiroteios desde a madrugada

RJ: Operação na Maré deixa três mortos e provoca tiroteios desde a madrugada

setembro 3, 2024

Compartilhe Uma operação das forças de segurança no Complexo da Maré, Zona Norte do Rio de Janeiro, resultou em três mortes por disparos de arma de fogo nesta terça-feira. A ação foi conduzida por agentes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), que chegaram à comunidade ainda

Botafogo enfrenta Fortaleza em duelo pela liderança do Brasileirão

Botafogo enfrenta Fortaleza em duelo pela liderança do Brasileirão

agosto 31, 2024

Compartilhe Neste sábado, o Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, será palco de um confronto decisivo na 25ª rodada do Campeonato Brasileiro 2024. Valendo a liderança, Botafogo e Fortaleza se enfrentam às 21h (de Brasília), em um jogo que promete fortes emoções. O duelo será transmitido ao vivo pelos canais Sportv e Premiere. clique

Fim de semana de sol e calor intenso no Rio

Fim de semana de sol e calor intenso no Rio

agosto 31, 2024

Compartilhe O Rio de Janeiro terá um fim de semana típico de verão, com muito sol e temperaturas elevadas, atraindo cariocas e turistas para as praias. Mesmo antes da chegada da onda de calor que começa a influenciar o clima nacional na próxima segunda-feira (2), o sábado (31) e o domingo (1º) já prometem ser

DETRO-RJ suspende temporariamente a linha de ônibus Niterói – Saquarema via RJ-106

DETRO-RJ suspende temporariamente a linha de ônibus Niterói – Saquarema via RJ-106

agosto 30, 2024

Compartilhe A Secretaria Estadual de Transporte e Mobilidade do Rio de Janeiro, por meio do Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (DETRO-RJ), anunciou a suspensão temporária da linha de ônibus Niterói – Saquarema, que opera via RJ-106. O comunicado foi publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro nesta

Gonzalo Plata chega ao Rio para ser anunciado como novo reforço do Flamengo

Gonzalo Plata chega ao Rio para ser anunciado como novo reforço do Flamengo

agosto 30, 2024

Compartilhe O atacante Gonzalo Plata desembarcou no Rio de Janeiro na manhã desta sexta-feira (30) para ser anunciado oficialmente como o mais novo reforço do Flamengo. Após fazer uma escala em São Paulo, o jogador chegou em solo carioca sem passar pela imprensa, se dirigindo diretamente a uma van que o aguardava, evitando assim o

RJ: Operação policial no complexo da Penha: Tiroteios, barricadas e escolas fechadas

RJ: Operação policial no complexo da Penha: Tiroteios, barricadas e escolas fechadas

agosto 30, 2024

Compartilhe Uma operação policial no Complexo da Penha, Zona Norte do Rio, nesta sexta-feira (30), foi marcada por intensos tiroteios e imagens de barricadas em chamas, que circulam nas redes sociais. A Polícia Militar realiza ações em várias comunidades da região, incluindo Morro da Fé e Morro do Sereno, áreas frequentemente alvo de disputas territoriais

Niterói: Rodrigo Neves não participa do debate para a prefeitura

Niterói: Rodrigo Neves não participa do debate para a prefeitura

agosto 29, 2024

Compartilhe O debate entre os candidatos à Prefeitura de Niterói, promovido pelo g1, na tarde desta quinta-feira (29), trouxe à tona questões centrais como educação, saúde, população em situação de rua e internação compulsória. Contudo, o evento também foi marcado pela ausência de Rodrigo Neves, candidato do PDT e representante do partido do atual prefeito,

Caso Marielle: Conselho de ética aprova cassação do deputado Chiquinho Brazão

Caso Marielle: Conselho de ética aprova cassação do deputado Chiquinho Brazão

agosto 28, 2024

Compartilhe O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 28, o parecer que recomenda a cassação do deputado federal Chiquinho Brazão (Sem Partido-RS), acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. A decisão foi tomada por 15 votos favoráveis, com apenas um voto

Casos de Covid aumentam teste em posto de saúde do Rio

Casos de Covid aumentam teste em posto de saúde do Rio

agosto 28, 2024

Compartilhe Nas últimas semanas, a cidade do Rio de Janeiro registrou um aumento significativo na procura por testes de Covid-19 nos postos de saúde. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o número de testes realizados cresceu mais de 50% em agosto, acompanhado por um aumento na taxa de positividade, que subiu

Deixe um comentário