Desde junho, os moradores do estado do Rio têm mais praticidade para dar entrada na primeira ou segunda via da carteira de identidade e marcar o atendimento no Detran RJ. O processo pode ser iniciado pelo aplicativo RJ Digital, ferramenta oficial do governo estadual que permite preencher o formulário online e anexar os documentos necessários.
O comparecimento presencial, agendado diretamente pelo app, será exigido apenas para coleta de digitais, foto e conferência final dos dados. Em um cenário de grande procura pela nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), o uso do aplicativo elimina a necessidade de recorrer a despachantes para conseguir vaga. Criado em setembro de 2024, o RJ Digital concentra mais de 2.500 serviços públicos em um só lugar.
A inclusão do serviço de identificação civil no aplicativo foi possível por meio de parceria entre o Detran RJ, a Secretaria de Transformação Digital e o Proderj. O presidente do Detran RJ, Vinicius Farah, ressaltou que a iniciativa busca simplificar o acesso da população. Segundo ele, além de ampliar o atendimento aos sábados, o órgão também lançou o programa Detran Presente, que percorre municípios levando serviços e documentos, e passou a integrar o programa RJ para Todos, do governo do Estado.
“Estamos empenhados em facilitar a vida da população, desburocratizando processos e trazendo mais comodidade para o cidadão fluminense. Com o RJ Digital, vamos possibilitar o acesso à cidadania com apenas alguns cliques, na palma da mão. É uma determinação do governador Cláudio Castro”, destacou Farah.
Como baixar o aplicativo
O RJ Digital pode ser instalado gratuitamente nas lojas virtuais para Android e iOS. Para utilizá-lo, o cidadão precisa ter cadastro no gov.br e acessar o app com o mesmo login e senha. Depois de aceitar o Termo de Uso e a Política de Privacidade, basta selecionar o serviço “Emitir Primeira ou Segunda via da Carteira de Identidade”.
“A disponibilização deste serviço de forma digital é mais um passo em nossa missão de pôr a tecnologia a serviço das pessoas. Estamos simplificando processos, reduzindo a burocracia e promovendo uma gestão pública mais eficiente, com foco no cidadão. Nossa política de transformação digital valoriza a integração entre os órgãos do Estado e facilita a vida da população”, disse o secretário de Transformação Digital, Feu Braga.
Como solicitar a identidade
A solicitação pode ser feita para o próprio usuário ou para filhos menores de 16 anos. Nestes casos, o CPF do responsável logado no aplicativo será automaticamente vinculado ao pedido, sem possibilidade de alteração. No dia do atendimento presencial, o responsável deverá acompanhar o menor para coleta biométrica e conclusão do processo.
Para quem tiver dificuldades no preenchimento, o sistema disponibiliza suporte técnico por videochamada. Além do pedido de identidade, o aplicativo oferece diversas funcionalidades, como registro de ocorrência online na Polícia Civil, consultas no Procon, acesso a exames do Rio Imagem e outros serviços digitais.