O mapa do crime no Rio: lista mostra alcance nacional do Comando Vermelho

outubro 31, 2025

Compartilhe

A Secretaria de Polícia Civil do Rio de Janeiro divulgou, nesta sexta-feira (31), a lista com 99 dos 117 mortos durante a megaoperação policial realizada na última terça-feira (28) nos complexos da Penha e do Alemão, na Zona Norte da capital. Segundo o secretário de Polícia Civil, Felipe Curi, 78 dos identificados possuíam antecedentes criminais graves, incluindo acusações de homicídio, tráfico de drogas e envolvimento com organização criminosa.

Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!

Do total, 42 estavam foragidos da Justiça e 39 eram de outros estados, entre eles Pará (13), Amazonas (7), Bahia (6), Ceará (4), Goiás (4), Espírito Santo (3), Mato Grosso (1) e Paraíba (1).

Entre os mortos, a Polícia Civil identificou chefes do Comando Vermelho (CV) com atuação em outras regiões do país, como Chico Rato e Gringo, ambos do Amazonas; Mazola, de Feira de Santana (BA); e Fernando Henrique dos Santos, de Goiás.

Segundo Curi, os complexos da Penha e do Alemão se tornaram o quartel-general nacional do Comando Vermelho, servindo como centro de decisões e base de treinamento de criminosos enviados a outros estados.

“A investigação e as informações de inteligência mostram que lá nos complexos da Penha e do Alemão são onde são feitos treinamentos de tiros, para os marginais serem formados aqui e voltarem aos seus estados de origem para disseminar a cultura da facção”, afirmou o secretário.

Os trabalhos de identificação dos corpos continuam sendo realizados pelo Instituto Médico-Legal (IML) do Centro do Rio, em regime de força-tarefa. Além dos 117 suspeitos, quatro policiais — dois civis e dois militares — morreram durante a ação, considerada a mais letal da história do estado.

O governador Cláudio Castro reafirmou o compromisso de seu governo no combate ao crime organizado:

“Nosso trabalho é livrar a sociedade do tráfico, da milícia, de todo aquele que prejudica o nosso direito de ir e vir. Nós continuaremos trabalhando com técnica e respeito à lei, para que a gente possa estar devolvendo o direito de ir e vir”, afirmou Castro.

A ofensiva, que contou com 2.500 agentes das polícias Civil e Militar, tinha como objetivo desarticular o Comando Vermelho e cumprir 100 mandados de prisão e 150 de busca e apreensão.

Durante a ação, houve intensos confrontos, especialmente na Serra da Misericórdia, onde dezenas de corpos foram localizados por moradores e levados à Praça São Lucas, no Complexo da Penha, para facilitar o reconhecimento.

Moradores relataram cenas de horror. “Eu moro aqui há 58 anos. Nunca vi isso. Vai ser difícil esquecer. Essa cena aqui pra mim foi trágica”, disse uma moradora. Outro comparou o cenário a uma catástrofe natural: “A cidade tá igual tragédia, como quando tem tsunami, terremoto, com corpo espalhado em cima do outro”.

O principal alvo da operação, Edgar Alves de Andrade, conhecido como Doca, conseguiu escapar. Apontado como um dos maiores chefes do Comando Vermelho ainda em liberdade, ele é considerado o terceiro na hierarquia da facção — atrás apenas de Marcinho VP e Fernandinho Beira-Mar.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, Doca teria usado comparsas armados como “barreira humana” para fugir. O Disque Denúncia oferece recompensa de R$ 100 mil por informações que levem à sua captura.

Balanço da megaoperação

121 mortos (117 suspeitos e 4 policiais)

113 presos, sendo 33 de outros estados

10 menores apreendidos

91 fuzis, 26 pistolas e 1 revólver apreendidos

1 tonelada de drogas confiscada


Compartilhe
Mulher morre durante tentativa de assalto na Zona Norte do Rio

Mulher morre durante tentativa de assalto na Zona Norte do Rio

novembro 26, 2025

CompartilheUma mulher ainda não identificada morreu na tarde desta quarta-feira na Avenida Pastor Martin Luther King, na altura de Acari, Zona Norte do Rio. De acordo com as primeiras informações, ela foi atingida por disparos durante uma tentativa de assalto enquanto dirigia um veículo preto, a cerca de 300 metros do Hospital Municipal Ronaldo Gazzola.

Operação na Maré deixa uma criança ferida e três pessoas mortas

Operação na Maré deixa uma criança ferida e três pessoas mortas

novembro 26, 2025

CompartilheUma operação realizada nesta quarta-feira (26) na Vila do João, no Complexo da Maré, Zona Norte do Rio, deixou três pessoas mortas, um homem preso e uma criança ferida. Segundo informações da Polícia Civil, os mortos seriam suspeitos de atuar na segurança de um traficante da região. Na ação, foram apreendidos dois fuzis e pistolas.

Flamengo empata com Atlético-MG e adia conquista do Brasileirão

Flamengo empata com Atlético-MG e adia conquista do Brasileirão

novembro 25, 2025

CompartilheO Campeonato Brasileiro segue indefinido, mas o Flamengo se aproxima da conquista. Nesta terça-feira, na Arena MRV, o Rubro-Negro empatou em 1 a 1 com o Atlético-MG, em jogo válido pela 36ª rodada. Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp! O placar foi

Rio aprova projeto que proíbe instalação de hidrômetros em calçadas

Rio aprova projeto que proíbe instalação de hidrômetros em calçadas

novembro 25, 2025

CompartilheA Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou, nesta terça-feira(25), um projeto de lei que impede concessionárias de água de instalarem hidrômetros em calçadas, áreas externas ou em locais não autorizados pelos proprietários, locatários ou responsáveis por imóveis residenciais e estabelecimentos públicos e privados. ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias

Jovem é sequestrado e desaparece em Niterói

Jovem é sequestrado e desaparece em Niterói

novembro 25, 2025

CompartilheO jovem Eduardo Aguiar Ferreira, de 24 anos, está desaparecido desde a tarde desta segunda-feira (24), após ter sido forçado a entrar em um carro na Avenida Pilsen, esquina com a Rua 31, no Engenho do Mato, Região Oceânica de Niterói. O caso é investigado pela Delegacia Antissequestro (DAS) como possível sequestro ou cárcere privado.

Julgamento encerrado: STF conclui processo de Bolsonaro

Julgamento encerrado: STF conclui processo de Bolsonaro

novembro 25, 2025

CompartilheO Supremo Tribunal Federal (STF) determinou, nesta terça-feira, que o ex-presidente Jair Bolsonaro permaneça detido na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, para o cumprimento da pena de 27 anos e 3 meses, estabelecida pela Corte no processo que tratou da tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Clique aqui para seguir

Rio: Operação Barricada Zero tem servidor baleado e sete presos

Rio: Operação Barricada Zero tem servidor baleado e sete presos

novembro 25, 2025

CompartilheO segundo dia da Operação Barricada Zero, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, foi marcado por confrontos e novas prisões. Um operador de retroescavadeira da prefeitura foi baleado na comunidade da Mangueirinha, no Corte 8, enquanto trabalhava na remoção de obstáculos instalados por criminosos. ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info –

Rio: Previsão do tempo para terça-feira (25)

Rio: Previsão do tempo para terça-feira (25)

novembro 25, 2025

CompartilheA terça-feira no estado do Rio de Janeiro promete ser de tempo fechado. Um sistema de baixa pressão e a umidade vinda do oceano vão deixar o céu nublado a encoberto durante todo o dia. Há chance de pancadas de chuva isoladas, que podem vir acompanhadas de raios em todas as regiões do estado. ✅

Vereador da Baixada é preso por apoiar construção de barricadas

Vereador da Baixada é preso por apoiar construção de barricadas

novembro 25, 2025

CompartilheO vereador Ernane Aleixo (PL), de São João de Meriti, foi preso nesta terça-feira durante uma operação da Polícia Civil contra uma organização criminosa associada ao Terceiro Comando Puro (TCP), que atua na Baixada Fluminense. Segundo as investigações, o parlamentar teria participado de um esquema que envolvia apoio logístico ao grupo e negociação de nomeações

São Gonçalo realizará leilão de veículos em dezembro

São Gonçalo realizará leilão de veículos em dezembro

novembro 25, 2025

CompartilheA Secretaria de Meio Ambiente e Transportes de São Gonçalo promove, no dia 9 de dezembro, às 10h, um novo leilão de veículos apreendidos ou removidos no município. A participação é aberta ao público mediante cadastro no site oficial do leilão, onde também podem ser registrados os lances e acompanhadas as ofertas de outros participantes.

Anterior Próximos