Foto: Divulgação
DetranRegião MetropolitanaSão Gonçalo

Operação do Detran-RJ interdita três ferros-velhos em São Gonçalo

Compartilhe

A Operação Desmonte, coordenada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, interditou três ferros-velhos na Avenida Franklin Roosevelt, em São Gonçalo, nesta terça-feira (26).

Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” no WhatsApp:

A ação, liderada pelo Detran.RJ, revelou que os estabelecimentos operavam sem a devida licença e não apresentavam notas fiscais dos materiais comercializados. Os proprietários têm um prazo de cinco dias para comprovar a procedência das peças; caso contrário, em até 30 dias, o material será apreendido e destruído.

Durante a operação, os agentes encontraram um poço artesiano vazio com resíduos de óleo motor em um dos estabelecimentos, caracterizando crime ambiental. As peças de veículos desse local serão removidas e encaminhadas para empresas de reciclagem cadastradas pelo Detran.RJ. O proprietário foi levado à delegacia e poderá responder por poluição do lençol freático.

A força-tarefa da Operação Desmonte é composta por agentes do Detran.RJ, polícias Civil e Militar, Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a Secretaria de Estado de Fazenda. Desde seu início, em agosto do ano passado, a operação realizou 18 fiscalizações em ferros-velhos, resultando no fechamento de 44 estabelecimentos sem documentação.

Mais de 700 toneladas de sucata e 150 motores roubados foram apreendidos, com dez pessoas presas em flagrante e diversos carros roubados recuperados.

Além da fiscalização, o Detran.RJ orienta os proprietários de estabelecimentos de peças usadas sobre como legalizar suas atividades. Para se credenciar, é necessário acessar o site do Detran.RJ, preencher o formulário na aba Desmonte e entregar os documentos exigidos. Uma vistoria técnica será realizada para verificar a adequação das instalações.

A Operação Desmonte segue firme no combate à ilegalidade e na promoção de um comércio de peças automotivas mais seguro e regulamentado em todo o estado.


Compartilhe

You may also like

Comments are closed.