Operação investiga criminosos infiltrados em torcidas organizadas do Rio

setembro 18, 2025

Compartilhe

A Polícia Civil do Rio de Janeiro revelou que criminosos infiltrados em torcidas organizadas utilizam redes sociais e códigos próprios para planejar assaltos e ações violentas em dias de jogos. A investigação resultou na Operação Pax Stadium, deflagrada na manhã desta quinta-feira (18), pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco).

Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!

Foram cumpridos 39 mandados de busca e apreensão em diversos endereços, incluindo nove sedes de torcidas organizadas da capital. Durante as diligências, um homem morreu em confronto com policiais, outro foi preso em flagrante e um terceiro detido por posse ilegal de arma de fogo.

Segundo os investigadores, o objetivo da operação é reunir provas contra indivíduos que se aproveitam da estrutura das torcidas para cometer crimes. A ação ocorre em meio ao aumento de episódios violentos envolvendo torcedores nas últimas semanas, que resultaram em confrontos, tumultos e mortes.

O delegado titular da Draco, Álvaro Gomes, informou que foram apreendidos explosivos, cabos de enxada, celulares, notebooks e outros dispositivos eletrônicos. A quebra de sigilo dos aparelhos já foi autorizada e o material será periciado.

— Apreendemos explosivos na sede de uma dessas torcidas organizadas, assim como cabos de enxada. Em outras residências, interceptamos telefones celulares, notebooks e alguns dispositivos eletrônicos, que nos ajudarão a obter o máximo de informações para entender essa dinâmica, sobretudo das marcações das brigas — explica o delegado titular da Draco, Álvaro Gomes.

Uso de mensagens cifradas

De acordo com a polícia, os criminosos utilizavam siglas e expressões específicas para planejar ataques. Um dos códigos mais usados era “PAS”, referência a “pelotão de assalto surpresa”. Nas mensagens, os suspeitos se perguntavam se haveria “paS” (assalto) ou “paZ” (comportamento pacífico) em determinada partida.

Outro termo identificado foi “péssimo dia para vestir”, utilizado para indicar quais torcedores poderiam ser alvo. Por exemplo, a expressão “péssimo dia para vestir rubro-negro” indicava ataques a flamenguistas.

“As redes sociais se tornaram um espaço para a articulação desses crimes, potencializadas pelo anonimato garantido por apelidos e pseudônimos”, destacou o delegado.

Investigação e medidas preventivas

A Draco e o Batalhão Especializado em Policiamento em Estádios (Bepe) reforçaram que a investigação não tem como alvo as torcidas organizadas em si, mas os criminosos que se infiltram nesses grupos.

— Conseguir essas informações é o nosso real objetivo, pois acreditamos que podemos passar para uma nova fase da investigação com o que obtivermos. Isso nos garante a possibilidade de realizar uma expedição de mandados de prisão para aqueles CPFs que realmente estejam envolvidos de uma forma mais enraizada, mais próxima das atividades criminosas — explica Gomes.

Como medida preventiva, a Polícia Civil pretende ampliar o uso do sistema de reconhecimento facial já adotado no Maracanã, com o objetivo de identificar e deter suspeitos antes de novas ocorrências de violência.

Uso de mensagens secretas

Um dos códigos mais usados pelos bandidos, segundo a polícia, é “PAS” — sigla para “pelotão de assalto surpresa”. Em conversas on-line, os infiltrados perguntam entre si se haverá “paS” ou “paZ” no jogo, numa forma cifrada de indicar se pretendem praticar assaltos ou manter o comportamento pacífico.

Os criminosos também utilizavam os termos “péssimo dia para vestir” para indicar quais torcedores seriam atacados no dia. Por exemplo, se todos decidissem que seria um “péssimo dia para vestir rubro-negro”, qualquer flamenguista poderia se tornar alvos dos ataques.

— É nítido que as redes sociais viraram um espaço para marcarem essas algazarras. Um dos principais fatores que propiciam essa articulação pela internet é a questão do anonimato, já que os criminosos utilizam apelidos e pseudônimos, preservando a identidade — conta Álvaro Gomes.

O cenário de confrontos recentes envolvendo torcidas organizadas deixou mortos e feridos. Um torcedor vascaíno foi baleado e morreu; outro foi atingido no pé; e um terceiro foi morto a pauladas no último sábado.

A Torcida Jovem Fla (TJF), um dos grupos investigados, havia sido banida dos estádios por cinco anos. No dia de seu retorno, registrou episódios de violência em Copacabana, na Ponte Rio–Niterói e na linha férrea da SuperVia, em Marechal Hermes.

Diante dos novos incidentes, o Juizado do Torcedor determinou, nesta semana, que a TJF ficará novamente proibida de frequentar eventos esportivos por mais dois anos.

“Esses indivíduos não são torcedores comuns, mas criminosos disfarçados de torcedores”, reforçou o subcomandante do Bepe, tenente-coronel Guilherme.


Compartilhe
Área histórica de Petrópolis pode ser reduzida; Entenda

Área histórica de Petrópolis pode ser reduzida; Entenda

novembro 25, 2025

CompartilheO futuro de parte da área protegida como patrimônio histórico em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, será definido nesta terça-feira pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A proposta em análise trata da revisão do tombamento do bem cultural “Avenida Koeler: Conjunto Urbano-Paisagístico”, que pode resultar

RJ: Mais de 590 toneladas de barricadas são retiradas no primeiro dia da Operação Barricada Zero

RJ: Mais de 590 toneladas de barricadas são retiradas no primeiro dia da Operação Barricada Zero

novembro 24, 2025

CompartilheO Governo do Estado do Rio deu início, nesta segunda-feira (24/11), à Operação Barricada Zero — uma força-tarefa para remover, de forma contínua, as barricadas colocadas por organizações criminosas que bloqueiam ruas, atrapalham serviços essenciais e limitam a circulação de moradores. Somente no primeiro dia, 593 toneladas de estruturas ilegais foram retiradas em cinco municípios

Hospital em Nova Iguaçu registra salto nos casos de prematuros

Hospital em Nova Iguaçu registra salto nos casos de prematuros

novembro 24, 2025

CompartilheO Hospital Iguassú – Maternidade Mariana Bulhões registrou um crescimento de 47,5% nos casos de prematuridade entre janeiro e outubro de 2025. No período, foram contabilizados 472 bebês nascidos antes de 37 semanas de gestação, número superior aos 320 casos registrados em 2024. O aumento reforça a importância do Novembro Roxo, campanha dedicada à conscientização

Mulher foge após levar celulares e drogas a presídio do Rio

Mulher foge após levar celulares e drogas a presídio do Rio

novembro 24, 2025

CompartilheUma mulher fugiu após tentar entrar no Presídio Nelson Hungria, conhecido como Bangu 7, transportando 130 celulares e mais de 20 quilos de drogas durante o horário de visita, neste domingo. A unidade fica no Complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste do Rio.
  Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do

Mulher é beleada durante tentativa de assalto na Tijuca

Mulher é beleada durante tentativa de assalto na Tijuca

novembro 24, 2025

CompartilheUma mulher foi baleada durante uma tentativa de assalto na noite deste domingo (24) na Tijuca, Zona Norte do Rio. De acordo com as primeiras informações da Polícia Civil, o crime ocorreu por volta das 22h30 na Rua Conde de Bonfim, próximo ao cruzamento com a Rua Henry Ford. ✅ Clique aqui para seguir o

Ataque deixa dois mortos e quatro feridos na Zona Oeste do Rio

Ataque deixa dois mortos e quatro feridos na Zona Oeste do Rio

novembro 24, 2025

CompartilheUm ataque ocorrido na madrugada desta segunda-feira deixou duas pessoas mortas e quatro feridas na Vila Kennedy, Zona Oeste do Rio. Segundo testemunhas, criminosos armados que estavam em um veículo passaram em frente à quadra da escola de samba da comunidade e dispararam contra um grupo de pessoas. As vítimas fatais foram identificadas como Isaque

Crimes e confrontos marcam noite e madrugada em São Gonçalo

Crimes e confrontos marcam noite e madrugada em São Gonçalo

novembro 24, 2025

CompartilheA noite de domingo (23) e a madrugada desta segunda-feira (24) registraram diferentes ocorrências policiais em bairros de São Gonçalo.  Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp! Por volta das 22h30 de domingo, um morador foi alvo de um assalto ao estacionar o

Mulher fica ferida após ônibus atingir cabine no Méier

Mulher fica ferida após ônibus atingir cabine no Méier

novembro 24, 2025

CompartilheUma mulher ficou presa sob escombros após um ônibus da linha 691 (Méier–Alvorada) colidir com uma cabine de concreto no Terminal Rodoviário do Méier, localizado na Avenida Amaro Cavalcanti, na Zona Norte do Rio. A estrutura atingida era utilizada por despachantes.  Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber

Manutenção do Guandu suspende de água nesta terça-feira

Manutenção do Guandu suspende de água nesta terça-feira

novembro 24, 2025

CompartilheA Cedae realizará nesta terça-feira, das 2h às 20h, a manutenção anual do Sistema Guandu. Para a execução dos trabalhos, será necessária a paralisação total da Estação de Tratamento de Água (ETA) Guandu e da Elevatória do Lameirão, o que suspenderá temporariamente a produção de água destinada a alguns municípios da Região Metropolitana do Rio.

Zeca Pagodinho lota Icaraí no aniversário de Niterói

Zeca Pagodinho lota Icaraí no aniversário de Niterói

novembro 23, 2025

CompartilheNiterói encerrou as celebrações de seus 452 anos com um show que atraiu mais de 80 mil pessoas à Praia de Icaraí neste sábado (22). O cantor Zeca Pagodinho comandou a apresentação gratuita em um palco montado em frente à Rua Otávio Carneiro, conduzindo o público por clássicos de seus 40 anos de carreira. ✅

Anterior Próximos