Operação investiga criminosos infiltrados em torcidas organizadas do Rio

setembro 18, 2025

Compartilhe

A Polícia Civil do Rio de Janeiro revelou que criminosos infiltrados em torcidas organizadas utilizam redes sociais e códigos próprios para planejar assaltos e ações violentas em dias de jogos. A investigação resultou na Operação Pax Stadium, deflagrada na manhã desta quinta-feira (18), pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco).

Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!

Foram cumpridos 39 mandados de busca e apreensão em diversos endereços, incluindo nove sedes de torcidas organizadas da capital. Durante as diligências, um homem morreu em confronto com policiais, outro foi preso em flagrante e um terceiro detido por posse ilegal de arma de fogo.

Segundo os investigadores, o objetivo da operação é reunir provas contra indivíduos que se aproveitam da estrutura das torcidas para cometer crimes. A ação ocorre em meio ao aumento de episódios violentos envolvendo torcedores nas últimas semanas, que resultaram em confrontos, tumultos e mortes.

O delegado titular da Draco, Álvaro Gomes, informou que foram apreendidos explosivos, cabos de enxada, celulares, notebooks e outros dispositivos eletrônicos. A quebra de sigilo dos aparelhos já foi autorizada e o material será periciado.

— Apreendemos explosivos na sede de uma dessas torcidas organizadas, assim como cabos de enxada. Em outras residências, interceptamos telefones celulares, notebooks e alguns dispositivos eletrônicos, que nos ajudarão a obter o máximo de informações para entender essa dinâmica, sobretudo das marcações das brigas — explica o delegado titular da Draco, Álvaro Gomes.

Uso de mensagens cifradas

De acordo com a polícia, os criminosos utilizavam siglas e expressões específicas para planejar ataques. Um dos códigos mais usados era “PAS”, referência a “pelotão de assalto surpresa”. Nas mensagens, os suspeitos se perguntavam se haveria “paS” (assalto) ou “paZ” (comportamento pacífico) em determinada partida.

Outro termo identificado foi “péssimo dia para vestir”, utilizado para indicar quais torcedores poderiam ser alvo. Por exemplo, a expressão “péssimo dia para vestir rubro-negro” indicava ataques a flamenguistas.

“As redes sociais se tornaram um espaço para a articulação desses crimes, potencializadas pelo anonimato garantido por apelidos e pseudônimos”, destacou o delegado.

Investigação e medidas preventivas

A Draco e o Batalhão Especializado em Policiamento em Estádios (Bepe) reforçaram que a investigação não tem como alvo as torcidas organizadas em si, mas os criminosos que se infiltram nesses grupos.

— Conseguir essas informações é o nosso real objetivo, pois acreditamos que podemos passar para uma nova fase da investigação com o que obtivermos. Isso nos garante a possibilidade de realizar uma expedição de mandados de prisão para aqueles CPFs que realmente estejam envolvidos de uma forma mais enraizada, mais próxima das atividades criminosas — explica Gomes.

Como medida preventiva, a Polícia Civil pretende ampliar o uso do sistema de reconhecimento facial já adotado no Maracanã, com o objetivo de identificar e deter suspeitos antes de novas ocorrências de violência.

Uso de mensagens secretas

Um dos códigos mais usados pelos bandidos, segundo a polícia, é “PAS” — sigla para “pelotão de assalto surpresa”. Em conversas on-line, os infiltrados perguntam entre si se haverá “paS” ou “paZ” no jogo, numa forma cifrada de indicar se pretendem praticar assaltos ou manter o comportamento pacífico.

Os criminosos também utilizavam os termos “péssimo dia para vestir” para indicar quais torcedores seriam atacados no dia. Por exemplo, se todos decidissem que seria um “péssimo dia para vestir rubro-negro”, qualquer flamenguista poderia se tornar alvos dos ataques.

— É nítido que as redes sociais viraram um espaço para marcarem essas algazarras. Um dos principais fatores que propiciam essa articulação pela internet é a questão do anonimato, já que os criminosos utilizam apelidos e pseudônimos, preservando a identidade — conta Álvaro Gomes.

O cenário de confrontos recentes envolvendo torcidas organizadas deixou mortos e feridos. Um torcedor vascaíno foi baleado e morreu; outro foi atingido no pé; e um terceiro foi morto a pauladas no último sábado.

A Torcida Jovem Fla (TJF), um dos grupos investigados, havia sido banida dos estádios por cinco anos. No dia de seu retorno, registrou episódios de violência em Copacabana, na Ponte Rio–Niterói e na linha férrea da SuperVia, em Marechal Hermes.

Diante dos novos incidentes, o Juizado do Torcedor determinou, nesta semana, que a TJF ficará novamente proibida de frequentar eventos esportivos por mais dois anos.

“Esses indivíduos não são torcedores comuns, mas criminosos disfarçados de torcedores”, reforçou o subcomandante do Bepe, tenente-coronel Guilherme.


Compartilhe
Sesc RJ leva a magia do Natal para cidades do estado

Sesc RJ leva a magia do Natal para cidades do estado

novembro 11, 2025

CompartilheO Sesc RJ anunciou o início do Natal Sesc RJ 2025, projeto que promete espalhar o espírito natalino por 44 municípios fluminenses, incluindo Petrópolis, Magé, Nova Iguaçu e São Gonçalo. Com o tema “Vem viver + encontros”, a iniciativa contará com cortejos artísticos, shows musicais, decoração especial, árvores de Natal e a tradicional visita do

Niterói inicia revitalização da Avenida Amaral Peixoto

Niterói inicia revitalização da Avenida Amaral Peixoto

novembro 11, 2025

CompartilheA Prefeitura de Niterói deu início às obras de revitalização da Avenida Amaral Peixoto, um dos principais eixos viários do Centro da cidade. A ordem de início foi assinada na segunda-feira (10) pelo prefeito Rodrigo Neves. O projeto também contempla a Rua da Conceição, Rua Dr. Celestino, Praça da República e vias transversais. ✅ Clique

Polícia apura golpe “Boa noite, Cinderela” contra turista canadense no Rio

Polícia apura golpe “Boa noite, Cinderela” contra turista canadense no Rio

novembro 11, 2025

CompartilheA Polícia Civil investiga o caso de um turista canadense que afirma ter sido vítima do golpe conhecido como “Boa noite, Cinderela” na Zona Sul do Rio de Janeiro. O episódio ocorreu em 26 de outubro e foi registrado na 12ª DP (Copacabana). ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do

MPRJ recorre de absolvição em caso do Ninho do Urubu

MPRJ recorre de absolvição em caso do Ninho do Urubu

novembro 11, 2025

CompartilheO Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) recorreu, nesta segunda-feira (10), da decisão que absolveu os sete réus acusados pelo incêndio culposo ocorrido no Centro de Treinamento George Helal, conhecido como Ninho do Urubu, do Flamengo, em 8 de fevereiro de 2019. A tragédia resultou na morte de dez jovens atletas e

Polícia Civil investiga fraudes em postos de combustíveis no Rio

Polícia Civil investiga fraudes em postos de combustíveis no Rio

novembro 11, 2025

CompartilheA Polícia Civil do Rio de Janeiro realizou, nesta terça-feira (11), uma operação de combate a fraudes no setor de combustíveis em diferentes regiões do estado. A ação foi conduzida por agentes da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) em conjunto com a Delegacia Fazendária (Delfaz). ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ

PM apura por que policiais não usavam câmeras corporais em operação no Rio

PM apura por que policiais não usavam câmeras corporais em operação no Rio

novembro 11, 2025

CompartilheA Corregedoria da Polícia Militar do Rio de Janeiro apura por que dois policiais do 41º BPM (Irajá), envolvidos na morte do mototaxista Andrew Andrade do Amor Divino, de 29 anos, não utilizavam câmeras corporais durante a ação. O caso ocorreu na madrugada de sexta-feira (8), na Pavuna, Zona Norte do Rio, e está sendo

Governo do Estado e prefeitura do rio decretam ponto facultativo e ampliam feriadão da consciência negra

Governo do Estado e prefeitura do rio decretam ponto facultativo e ampliam feriadão da consciência negra

novembro 11, 2025

CompartilheO governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), decretou ponto facultativo no dia 21 de novembro, sexta-feira, conforme publicado no Diário Oficial desta terça-feira (11). A decisão estende o feriado da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, criando um feriadão em todo o estado. ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info

Roda de samba e formatura marcam nova era da cultura em Maricá

Roda de samba e formatura marcam nova era da cultura em Maricá

novembro 10, 2025

CompartilheO Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) realizou, neste sábado (8), a 1ª Roda de Samba da Casa das Artes Carnavalescas, em São José do Imbassaí. O evento marcou o primeiro ano de funcionamento do espaço e celebrou a formatura de cerca de 100 alunos do curso de aderecistas, parte do programa

Prefeitura anuncia aumento no IPTU de Niterói

Prefeitura anuncia aumento no IPTU de Niterói

novembro 10, 2025

CompartilheO Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Niterói ficará 5,17% mais caro em 2026, conforme resolução publicada pela Secretaria Municipal de Fazenda (SMF) no Diário Oficial. O reajuste foi calculado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado entre outubro de 2024 e setembro de 2025. ✅ Clique aqui para

Zona Norte do Rio amanhece sob operação policial e clima de medo

Zona Norte do Rio amanhece sob operação policial e clima de medo

novembro 10, 2025

CompartilheUma operação da Polícia Militar realizada nesta segunda-feira (10) no Complexo da Pedreira, em Costa Barros, Zona Norte do Rio, provocou o fechamento de 16 escolas municipais e três unidades de saúde da região. ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp! De

Anterior Próximos