Policiais civis e militares realizaram, nesta quarta-feira (13), uma operação na comunidade Gardênia Azul, em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio de Janeiro, com o objetivo de conter o avanço territorial da facção criminosa Comando Vermelho (CV). A região, anteriormente controlada por milicianos, tem sido alvo de disputas violentas entre grupos rivais.
✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!
Durante a ação, dois suspeitos morreram em confronto com os agentes. Um terceiro homem, identificado como foragido da Bahia e investigado por roubos de carga e por envolvimento em um assalto contra uma procuradora de Justiça, foi baleado e levado para um hospital da região. Três pessoas foram presas.
As equipes apreenderam dois fuzis, uma pistola, um revólver, munições, granadas e um caderno com registros sobre a movimentação do tráfico de drogas. Criminosos também incendiaram barricadas na tentativa de dificultar a entrada das forças de segurança.
De acordo com a Polícia Civil, a operação contou com apoio de informações de inteligência da Subsecretaria de Inteligência da Polícia Militar (SSI), do Batalhão de Operações Especiais (Bope), do 18º BPM (Jacarepaguá) e de setores de inteligência da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco/IE), da Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Capital (DRE-CAP) e da 22ª DP (Penha).
Batizada de Operação Contenção, a ofensiva tem como objetivos cumprir mandados de prisão, coletar provas para enfraquecer a atuação do CV na região e desarticular sua estrutura financeira, logística e operacional.
Em função do confronto, quatro unidades municipais de saúde que atendem moradores da Gardênia Azul e da Cidade de Deus não iniciaram o atendimento nesta manhã. A Secretaria Municipal de Saúde informou que avalia a possibilidade de reabrir os postos ainda hoje.