A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) realizou, na manhã desta quarta-feira (10), uma operação na Rua Leopoldo Bulhões, em Manguinhos, Zona Norte do Rio, para remover lava-jatos clandestinos instalados na via e construções irregulares erguidas sob a linha metroviária. A ação contou com o apoio da Polícia Militar e de outros órgãos municipais.
Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!
Durante a operação, foram identificados 15 lava-jatos sem autorização de funcionamento e cerca de 40 estruturas precárias, a maioria feita de madeira e lona. Segundo a Seop, esses estabelecimentos ocupavam faixas da pista sentido Benfica e ofereciam riscos à circulação de veículos e pedestres.
Em represália à atuação dos agentes, entulhos foram incendiados sob o Viaduto de Manguinhos, próximo à estação da SuperVia. O Corpo de Bombeiros foi acionado para controlar as chamas. A concessionária ferroviária informou que técnicos acompanham a situação e que não há risco para a circulação de trens no ramal Gramacho/Saracuruna.
O Centro de Operações Rio (COR) emitiu alerta para motoristas, recomendando que evitem a região devido à fumaça, que pode reduzir a visibilidade.
“A Seop recebe pedidos frequentes para realizar ações na região de Manguinhos. Além de ocupar faixas de rolamento da via, os lava-jatos não contam com qualquer autorização municipal. Vamos intensificar as ações na região.” disse o secretário de Ordem Pública, Marcus Belchior.
Além da Seop e da Polícia Militar, participaram da operação a Subprefeitura da Zona Norte, a Comlurb e a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).