PolíticaRio de Janeiro

Paes quer que Rio seja reconhecido como capital honorária do Brasil

Compartilhe

O prefeito Eduardo Paes planeja solicitar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que o Rio de Janeiro seja reconhecido oficialmente como capital honorária do Brasil e cidade federal. O pedido, de caráter simbólico, visa reforçar a importância da cidade como representação do Brasil no exterior e reparar atos históricos que prejudicaram o Rio, como a transferência da capital para Brasília em 1960 e a fusão dos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro em 1975.

 Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!

A expectativa é que o decreto seja assinado em julho, durante a cúpula do Brics, evento internacional que será sediado no Rio. Segundo Paes, a medida não impactaria no repasse de verbas ou na relação com o governo estadual, mas poderia fortalecer a imagem da cidade e atrair mais investimentos e eventos globais.

“Não tem aumento de arrecadação, repasse de fundo… (O decreto) tem um caráter honorário mesmo. É claro que, a partir daí, você vai criando um ambiente. Por exemplo, o Lula é muito sensível para essas coisas do Rio. O G20 (encontro que reuniu ano passado as maiores economias do mundo), eu briguei, teve disputa e aconteceu no Rio. Agora, o Brics, o Rui Costa (ministro da Casa Civil) queria que fosse na Bahia… O Lula tem muito essa sensibilidade de devolver protagonismo ao Rio. Isso acaba gerando impactos na vida da cidade — destaca o prefeito.” Claro que a minha estratégia é construir um argumento de que se dê atenção especial ao Rio, mas isso é um processo.

O prefeito também mencionou Niterói, que perdeu o status de capital estadual em 1975, sugerindo que a cidade também poderia receber um reconhecimento similar.

“O que a gente quer é consolidar a fusão neste momento. Lançamos o Pan-Americano do Rio e de Niterói (o Brasil já oficializou a candidatura das duas cidades como sede do evento em 2031). Eu confesso que, se eu fosse governador do estado, decretaria que Niterói é a capital honorária do estado. Da mesma maneira que o Rio sofreu quando houve a transferência da capital federal, Niterói também perdeu quando deixou de ser capital do estado.”

Paes revelou que Lula já está ciente da proposta e chegou a brincar sobre a possibilidade de Salvador também reivindicar o título. O prefeito respondeu destacando que a capital baiana exerceu essa função em um período pré-independência do Brasil.

 “Já conversei sobre o assunto com ele, que brincou: “E Salvador?”. Eu respondi: “Salvador foi capital (entre 1549 e 1763) num momento em que o Brasil não existia ainda (como nação independente)” conta o prefeito.

A iniciativa reforça a busca do Rio de Janeiro por protagonismo e reconhecimento no cenário nacional e internacional.


Compartilhe

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Article:

0 %