No primeiro dia útil de operação do Jaé como novo meio de pagamento no transporte público do Rio de Janeiro, passageiros enfrentaram dificuldades para embarcar, especialmente na manhã desta segunda-feira (4). O sistema substitui gradualmente o antigo modelo e passou a ser aceito oficialmente nos ônibus municipais.
✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!
Em nota, o Rio Ônibus informou que está em contato com a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) para solicitar providências diante dos relatos de falhas no uso do Jaé. A entidade orienta que os passageiros utilizem o aplicativo com o QR Code ou dinheiro em espécie.
Atualmente, apenas os usuários do Bilhete Único Intermunicipal (BUI) — destinado a pessoas com renda de até R$ 3.205,20 — continuam podendo embarcar com o cartão Riocard em ônibus municipais, BRTs e no VLT.
Para minimizar os transtornos neste início de transição, a Prefeitura do Rio destacou equipes da SMTR e do Jaé para atuar nos principais pontos de embarque da cidade, como terminais e áreas de grande circulação. Segundo o prefeito Eduardo Paes, que comentou sobre possíveis dificuldades, a recomendação é que quem enfrentar problemas no uso do bilhete procure um dos atendentes disponíveis. Ele também garantiu que, em caso de falha no sistema ou nos cartões, o embarque será autorizado.