Projeto ambiental resgata animais marinhos de Saquarema a Paraty
Um projeto ambiental de grande escala, financiado pela Petrobras como parte das exigências legais para a exploração de óleo e gás, está ampliando as ações de monitoramento e resgate de fauna marinha no litoral do Rio de Janeiro, em uma área que vai de Saquarema a Paraty.
✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!
O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), conduzido em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), é parte do licenciamento ambiental da Petrobras. No Rio de Janeiro, o trabalho é executado pela empresa Econservation Estudos e Projetos Ambientais, que monitora cinco trechos ao longo de mais de 1.500 km de costa, abrangendo desde o sul do estado até a Região dos Lagos.
Trechos monitorados no Rio de Janeiro
Trecho 11: Paraty
Trecho 12: Angra dos Reis (incluindo a Ilha Grande) e Mangaratiba (Conceição de Jacareí)
Trecho 13: Guaratiba, Magé e São Gonçalo (Baía de Guanabara)
Trecho 14: Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí e São Gonçalo (Baía de Guanabara)
Trecho 15: São Gonçalo, Niterói, Maricá e Saquarema
O projeto não só resgata animais marinhos vivos em situação de risco, como também realiza necropsias em espécimes mortos para coletar dados que auxiliam na preservação das espécies e na mitigação de impactos ambientais.
Moradores e visitantes podem contribuir com o projeto ao reportar animais marinhos encalhados ou em situação de risco. O contato pode ser feito pelo telefone 0800 999 5151 (RJ).
A iniciativa reforça o compromisso com a preservação da biodiversidade marinha e representa um exemplo de integração entre a exploração econômica e a proteção ambiental.