Relatório entregue ao STF revela bastidores da operação na Penha e no Alemão

novembro 4, 2025

Compartilhe

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, apresentou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), um relatório sobre a Operação Contenção, ação policial realizada nos complexos da Penha e do Alemão, considerada a mais letal da história do estado, com pelo menos 121 mortos.

Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!

O encontro ocorreu na segunda-feira (3), um dia após Moraes determinar a preservação de todos os elementos materiais relacionados à operação, atendendo a um pedido da Defensoria Pública da União (DPU). O ministro cumpre, de forma temporária e emergencial, o papel de relator da ADPF 635, conhecida como ADPF das Favelas, que estabelece diretrizes para a atuação policial em comunidades do Rio.

No documento de 26 páginas, o governo fluminense afirma que a operação foi conduzida “dentro dos parâmetros legais e constitucionais” com “emprego proporcional da força” diante da ameaça representada pela facção Comando Vermelho (CV). Segundo o texto, a ação contou com o apoio do Ministério Público do Estado do Rio (MPRJ) e envolveu 2,5 mil agentes das polícias Civil e Militar, além do cumprimento de 100 mandados de prisão e 145 de busca e apreensão.

O relatório também destaca que a operação foi resultado de “planejamento exaustivo” após cerca de um ano de investigações e dois meses de reuniões para definir estratégias. O governo informou ainda que todos os policiais estavam equipados com câmeras corporais, mas relatou “falhas técnicas” em parte dos equipamentos — sem detalhar o número de aparelhos afetados.

O documento confirma a abertura de um inquérito para apurar a remoção de corpos antes da realização da perícia, o que, segundo as autoridades, teria prejudicado a preservação das cenas. O governo também afirmou que MPRJ e corregedorias das polícias acompanharam a incursão e que as determinações do STF foram seguidas, incluindo o cumprimento de mandados apenas durante o dia, o uso de ambulâncias e a proibição de instalar bases em escolas e unidades de saúde.

“Foi planejada (a operação) com controle judicial e acompanhamento ministerial, concentrando-se, preferencialmente, em áreas não residenciais, sem impacto sobre escolas, e com emprego proporcional da força”, destaca o documento, de 26 páginas, assinado por Castro, que foi entregue ao ministro, durante a reunião que durou duas horas e meia.

Durante a reunião, Moraes também recebeu informações sobre o plano de retomada de territórios previstos na decisão da ADPF das Favelas. O governo do Rio informou que o documento completo será entregue até 20 de dezembro, e que as favelas do Itanhangá, na Zona Sudoeste, serão as primeiras a receber ações de retomada.

Após o encontro, realizado no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Cidade Nova, Moraes visitou a Sala de Inteligência e Controle, onde funciona o sistema de reconhecimento facial e de câmeras operacionais portáteis da Polícia Militar. Não houve pronunciamentos à imprensa, a pedido do ministro.

No texto, Castro afirma ainda que operação foi resultado de um “planejamento exaustivo”, após cerca de um ano de investigações, e que equipes das polícias se reuniram durante dois meses para “definir a melhor estratégia de execução”. O governador acrescentou que houve auxílio de autoridades de outros estados, especialmente do Pará.

“A definição e a comprovação do grau de força adequado à operação decorreram de planejamento exaustivo diante da concreta possibilidade de confronto armado e da necessidade de restabelecimento da ordem pública”, diz o ofício.


A agenda de Moraes no Rio incluiu ainda encontros com o presidente do Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ), Ricardo Couto; o procurador-geral de Justiça, Antonio José Campos Moreira; o defensor público-geral, Paulo Vinícius Cozzolino; e o prefeito do Rio, Eduardo Paes. O STF não divulgou detalhes sobre as reuniões.


Compartilhe
O perigo escondido nas praias do interior o Rio de Janeiro

O perigo escondido nas praias do interior o Rio de Janeiro

setembro 25, 2025

CompartilheCosta Verde, Região dos Lagos e outras áreas litorâneas do estado do Rio encantam turistas com suas praias paradisíacas, mas escondem perigos como correntezas traiçoeiras, criminalidade crescente e poluição ambiental – riscos que exigem atenção redobrada. As praias do interior do Estado do Rio de Janeiro são conhecidas pela beleza natural e pelo grande fluxo

Operação policial na Vila Kennedy causa interdições na Avenida Brasil e suspensão de serviços públicos

Operação policial na Vila Kennedy causa interdições na Avenida Brasil e suspensão de serviços públicos

setembro 24, 2025

CompartilheA Polícia Militar realizou, na manhã desta quarta-feira (24), uma operação na comunidade da Vila Kennedy, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. De acordo com informações divulgadas pela corporação, a ação contou com equipes do 14º BPM (Bangu), do Comando de Operações Especiais (COE) e da Subsecretaria de Inteligência (SSI), em caráter considerado “emergencial”.

MPRJ e Polícia Civil cumprem mandados contra suspeitos de integrar “narcomilícia” no Norte Fluminense

MPRJ e Polícia Civil cumprem mandados contra suspeitos de integrar “narcomilícia” no Norte Fluminense

setembro 24, 2025

CompartilheO Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), em parceria com a Polícia Civil, deflagrou nesta quarta-feira uma operação para cumprir 13 mandados de prisão contra suspeitos de integrar um esquema de extorsão a comerciantes em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense.

Educação midiática: como proteger a saúde mental e combater a adultização precoce dos jovens

Educação midiática: como proteger a saúde mental e combater a adultização precoce dos jovens

setembro 24, 2025

CompartilheCrianças e adolescentes expostos a padrões irreais enfrentam sobrecarga emocional; escolas e famílias podem atuar juntas para ensinar uso consciente das mídias digitais e fortalecer a saúde mental  As redes sociais transformaram a forma como crianças e adolescentes se relacionam, aprendem e se expressam. Elas oferecem oportunidades de conexão e aprendizado, mas também expõem os

MPRJ denuncia 23 pessoas em esquema de “estelionato espiritual” em Niterói

MPRJ denuncia 23 pessoas em esquema de “estelionato espiritual” em Niterói

setembro 24, 2025

CompartilheO Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 1ª e da 2ª Promotorias de Justiça de Investigação Penal Territorial do Núcleo Niterói, deflagrou nesta quarta-feira (24) a Operação Blasfêmia, em parceria com a Polícia Civil. A ação teve como objetivo cumprir três mandados de busca e apreensão relacionados a um

Alerj aprova projeto que cria projeto de enfrentamento ao crime no Estado

Alerj aprova projeto que cria projeto de enfrentamento ao crime no Estado

setembro 23, 2025

CompartilheA Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou o Projeto de Lei 5.908/25, de autoria do presidente da Casa, deputado Rodrigo Bacellar (União). A proposta cria o Pacote de Enfrentamento ao Crime (PEC-RJ), um conjunto de medidas voltadas ao fortalecimento da segurança pública e ao reforço da efetividade penal no estado. A

Concurso público amplia quadro técnico da Niterói Prev

Concurso público amplia quadro técnico da Niterói Prev

setembro 23, 2025

CompartilheA Prefeitura de Niterói deu posse, nesta segunda-feira (22), a 25 servidores aprovados no primeiro concurso público da Niterói Prev, fundo de previdência municipal. A medida tem como objetivo fortalecer a estrutura administrativa do órgão, responsável pela gestão de um patrimônio previdenciário que ultrapassa R$ 2 bilhões. ✅Clique aqui para seguir o canal “RJ Info

RJ: Festival Bar em Bar abre inscrições para bares da Região Metropolitana II e dos Lagos

RJ: Festival Bar em Bar abre inscrições para bares da Região Metropolitana II e dos Lagos

setembro 23, 2025

CompartilheNo próximo dia 26/09 a Abrasel Leste Fluminense RJ vai abrir as inscrições para empresários que quiserem participar do Festival Bar em Bar 2025. As inscrições podem ser feitas pelo site oficial (barembar.com.br) até dia 10/10 e o projeto celebra a diversidade dos sabores brasileiros, a criatividade aplicada à gastronomia e o papel dos bares

Niterói recebe 3ª edição da Niterói Expo Geek

Niterói recebe 3ª edição da Niterói Expo Geek

setembro 23, 2025

CompartilheMaior evento geek da cidade conta com concurso de cosplay e K-pop, feira de Quadrinhos Nitcomics, o dublador Guilherme Briggs e muitas outras atividades Nos dias 04 e 05/10, das 10h às 20h, o Caminho Niemeyer recebe a 3ª edição da Niterói Expo Geek, um dos maiores eventos da cultura pop e geek do Estado

Rede municipal de saúde do Rio sofre impacto da violência com média de três fechamentos por dia

Rede municipal de saúde do Rio sofre impacto da violência com média de três fechamentos por dia

setembro 23, 2025

CompartilheUm levantamento  mostra que unidades da rede municipal de saúde do Rio de Janeiro foram obrigadas a suspender o atendimento em 698 ocasiões, entre janeiro e meados de setembro deste ano, em razão da violência armada. A média é de quase três interrupções por dia. ✅Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias

Anterior Próximos

Deixe um comentário