Relatório entregue ao STF revela bastidores da operação na Penha e no Alemão

novembro 4, 2025

Compartilhe

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, apresentou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), um relatório sobre a Operação Contenção, ação policial realizada nos complexos da Penha e do Alemão, considerada a mais letal da história do estado, com pelo menos 121 mortos.

Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!

O encontro ocorreu na segunda-feira (3), um dia após Moraes determinar a preservação de todos os elementos materiais relacionados à operação, atendendo a um pedido da Defensoria Pública da União (DPU). O ministro cumpre, de forma temporária e emergencial, o papel de relator da ADPF 635, conhecida como ADPF das Favelas, que estabelece diretrizes para a atuação policial em comunidades do Rio.

No documento de 26 páginas, o governo fluminense afirma que a operação foi conduzida “dentro dos parâmetros legais e constitucionais” com “emprego proporcional da força” diante da ameaça representada pela facção Comando Vermelho (CV). Segundo o texto, a ação contou com o apoio do Ministério Público do Estado do Rio (MPRJ) e envolveu 2,5 mil agentes das polícias Civil e Militar, além do cumprimento de 100 mandados de prisão e 145 de busca e apreensão.

O relatório também destaca que a operação foi resultado de “planejamento exaustivo” após cerca de um ano de investigações e dois meses de reuniões para definir estratégias. O governo informou ainda que todos os policiais estavam equipados com câmeras corporais, mas relatou “falhas técnicas” em parte dos equipamentos — sem detalhar o número de aparelhos afetados.

O documento confirma a abertura de um inquérito para apurar a remoção de corpos antes da realização da perícia, o que, segundo as autoridades, teria prejudicado a preservação das cenas. O governo também afirmou que MPRJ e corregedorias das polícias acompanharam a incursão e que as determinações do STF foram seguidas, incluindo o cumprimento de mandados apenas durante o dia, o uso de ambulâncias e a proibição de instalar bases em escolas e unidades de saúde.

“Foi planejada (a operação) com controle judicial e acompanhamento ministerial, concentrando-se, preferencialmente, em áreas não residenciais, sem impacto sobre escolas, e com emprego proporcional da força”, destaca o documento, de 26 páginas, assinado por Castro, que foi entregue ao ministro, durante a reunião que durou duas horas e meia.

Durante a reunião, Moraes também recebeu informações sobre o plano de retomada de territórios previstos na decisão da ADPF das Favelas. O governo do Rio informou que o documento completo será entregue até 20 de dezembro, e que as favelas do Itanhangá, na Zona Sudoeste, serão as primeiras a receber ações de retomada.

Após o encontro, realizado no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Cidade Nova, Moraes visitou a Sala de Inteligência e Controle, onde funciona o sistema de reconhecimento facial e de câmeras operacionais portáteis da Polícia Militar. Não houve pronunciamentos à imprensa, a pedido do ministro.

No texto, Castro afirma ainda que operação foi resultado de um “planejamento exaustivo”, após cerca de um ano de investigações, e que equipes das polícias se reuniram durante dois meses para “definir a melhor estratégia de execução”. O governador acrescentou que houve auxílio de autoridades de outros estados, especialmente do Pará.

“A definição e a comprovação do grau de força adequado à operação decorreram de planejamento exaustivo diante da concreta possibilidade de confronto armado e da necessidade de restabelecimento da ordem pública”, diz o ofício.


A agenda de Moraes no Rio incluiu ainda encontros com o presidente do Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ), Ricardo Couto; o procurador-geral de Justiça, Antonio José Campos Moreira; o defensor público-geral, Paulo Vinícius Cozzolino; e o prefeito do Rio, Eduardo Paes. O STF não divulgou detalhes sobre as reuniões.


Compartilhe
Influenciadores são alvos de operação por promover jogos proibidos nas redes sociais

Influenciadores são alvos de operação por promover jogos proibidos nas redes sociais

agosto 7, 2025

Compartilhe A Polícia Civil do Rio de Janeiro, por meio da Delegacia de Combate às Organizações Criminosas e à Lavagem de Dinheiro (DCOC-LD), deflagrou nesta quinta-feira (7) a Operação Desfortuna, com o objetivo de desarticular um esquema de promoção ilegal de jogos de azar online. A investigação aponta fortes indícios de lavagem de dinheiro e

Niterói tem concurso para NitTrans com salários de até R$12 mil; inscrições encerram dia 21/08

Niterói tem concurso para NitTrans com salários de até R$12 mil; inscrições encerram dia 21/08

agosto 6, 2025

CompartilheEntram na reta final as inscrições para o concurso público do quadro de pessoal da Niterói Trânsito (Nittrans). Os candidatos que desejam participar da seleção devem acessar o site da banca organizadora, FGV Conhecimento, e finalizar o cadastro. O concurso oferece 59 vagas imediatas destinadas a cargos de Nível Médio, Médio Técnico e Superior. O

Multidão saqueia carga roubada na Zona Norte do Rio

Multidão saqueia carga roubada na Zona Norte do Rio

agosto 6, 2025

Compartilhe Na tarde desta quarta-feira (6), uma carga roubada foi saqueada por um grupo de pessoas no Complexo da Pedreira, em Costa Barros, Zona Norte do Rio de Janeiro. ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp! Mesmo com a presença de um veículo

Cliente é assaltado dentro de loja do Flamengo em Ipanema

Cliente é assaltado dentro de loja do Flamengo em Ipanema

agosto 6, 2025

Compartilhe Um cliente foi vítima de assalto à mão armada, na tarde desta terça-feira (5), dentro de uma loja oficial do Flamengo, localizada na Rua Visconde de Pirajá, em Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro. O crime ocorreu por volta das 14h. ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio”

Polícia Civil apura denúncia de plano de sequestro contra presidente do Vasco

Polícia Civil apura denúncia de plano de sequestro contra presidente do Vasco

agosto 6, 2025

Compartilhe A Delegacia Antissequestro (DAS) da Polícia Civil do Rio de Janeiro está investigando uma denúncia anônima que aponta a existência de um suposto plano para sequestrar o presidente do Club de Regatas Vasco da Gama, Pedrinho. ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu

Rio: Polícia Federal deflagra a Operação Anabolic Express 2

Rio: Polícia Federal deflagra a Operação Anabolic Express 2

agosto 5, 2025

Compartilhe A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (5), a Operação Anabolic Express 2, com o objetivo de combater a importação ilegal, a comercialização irregular de anabolizantes e outras substâncias psicotrópicas, bem como a falsificação, adulteração ou alteração de produtos com finalidade terapêutica ou medicinal. ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info –

Empresário é morto a facadas dentro de prédio no Centro do Rio

Empresário é morto a facadas dentro de prédio no Centro do Rio

agosto 5, 2025

Compartilhe Um empresário de 70 anos foi morto a facadas na manhã desta segunda-feira (4), dentro de um prédio comercial localizado na Rua da Quitanda, no Centro do Rio de Janeiro. A vítima foi identificada como Álvaro Borges Ribeiro, que trabalhava em uma das salas do edifício. ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info

Grupamento Maria da Penha presta apoio a vítima de violência psicológica em Maricá

Grupamento Maria da Penha presta apoio a vítima de violência psicológica em Maricá

agosto 5, 2025

Compartilhe A Prefeitura de Maricá, por meio do Grupamento Maria da Penha (GMAP), prestou apoio a uma mulher vítima de violência psicológica e ameaça de morte na noite do último domingo (3), no bairro de Itaipuaçu. ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!

RJ: Polícia deflagra operação contra provedores clandestinos de internet ligados a facções criminosas

RJ: Polícia deflagra operação contra provedores clandestinos de internet ligados a facções criminosas

agosto 5, 2025

CompartilheAté o momento, duas pessoas foram presas e foram apreendidos um fuzil, duas pistolas, dinheiro em espécie, equipamentos eletrônicos e cabos O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Polícia Civil, realiza, nesta terça-feira (05/08), a “Operação Rede Obscura”, contra a exploração clandestina do serviço de internet na Zona Norte do Rio

Nova Iguaçu abre 40 vagas remanescentes para Pré-Vestibular Municipal gratuito

Nova Iguaçu abre 40 vagas remanescentes para Pré-Vestibular Municipal gratuito

agosto 5, 2025

Compartilhe A Prefeitura de Nova Iguaçu está com 40 vagas remanescentes abertas para o Pré-Vestibular Municipal, projeto gratuito voltado a estudantes que estejam cursando ou já tenham concluído o Ensino Médio e pretendem participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), previsto para novembro. ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do

Anterior Próximos

Deixe um comentário