Serão enterrados neste sábado (véspera de Páscoa) os três agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que morreram em um acidente na Avenida Brasil, na Zona Norte do Rio de Janeiro. A tragédia ocorreu na madrugada de sexta-feira (18), durante uma perseguição a um motociclista que circulava sem capacete.
✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!
De acordo com as primeiras informações, a ação teve início após dois motociclistas desrespeitarem uma blitz. Durante a perseguição, que teria se estendido por cerca de 20 quilômetros, a viatura da PRF perdeu o controle e colidiu com a traseira de um carro de passeio, na altura do bairro de Parada de Lucas. Com o impacto, ambos os veículos saíram da pista e caíram de um viaduto. Os quatro agentes que estavam na viatura foram arremessados para fora do veículo — três deles morreram no local.
O único sobrevivente, o policial Yuri Zarjitsky Carvalho, de 31 anos, sofreu ferimentos leves, foi socorrido no Hospital Getúlio Vargas e já recebeu alta. As vítimas fatais foram identificadas como Diego Abreu de Figueiredo, de 47 anos, Rodrigo Pizetta Fraga, também de 47, e Carlos Eduardo Mariath Macedo, de 41. Os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico-Legal (IML).
As investigações estão a cargo da 38ª Delegacia de Polícia (Brás de Pina), que busca imagens de câmeras de segurança para esclarecer os detalhes da ocorrência. A Polícia Civil também apura as condições da viatura da PRF, uma picape que, segundo agentes envolvidos na apuração, pode ter maior instabilidade em alta velocidade devido ao peso e à suspensão rígida.
De acordo com os investigadores, nenhum dos policiais utilizava cinto de segurança no momento do acidente. Apesar de ser uma infração grave segundo o Código de Trânsito Brasileiro, essa prática é considerada comum em operações policiais, por permitir saídas rápidas em situações de risco, como confrontos armados.
A PRF decretou luto oficial de três dias em homenagem aos agentes. Diego Figueiredo, que integrava a corporação desde janeiro de 2022, era lotado na Delegacia do Rio, casado e pai de um filho. Carlos Macedo, na PRF desde 2017, e Rodrigo Fraga, também lotado em Duque de Caxias, deixaram dois filhos e uma filha, respectivamente.
O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta de 1h30 da manhã e mobilizou equipes dos quartéis de Parada de Lucas, Irajá, Guadalupe, Ricardo de Albuquerque e Penha para atender à ocorrência.
Maria José dos Santos, que estava no carro de passeio atingido com o marido: “ele chegou a ser atendido, mas já deixou o hospital — e a filha de 3 anos, contou que tudo foi “muito rápido”.
“A gente só viu uma moto vindo muito rápido, com um cara sem capacete. Nessa, a gente sentiu o impacto. A viatura bateu atrás do nosso carro.” disse.