Rio antecipa licitação de ônibus e prevê renovação completa da frota até 2028

maio 28, 2025

Compartilhe

A Prefeitura do Rio de Janeiro apresentou, nesta quarta-feira (28), os detalhes sobre a antecipação da nova licitação do sistema municipal de ônibus, inicialmente prevista para 2028. O processo será realizado em quatro fases, com início pela Zona Oeste, e prevê a substituição gradual dos operadores atuais por novos concessionários, ao final de cada etapa.

 Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!

A iniciativa integra o acordo judicial firmado em 30 de abril entre a Prefeitura, o Ministério Público Estadual e os quatro consórcios responsáveis pela operação das linhas de ônibus: Intersul, Internorte, Transcarioca e Santa Cruz.

Segundo o prefeito Eduardo Paes, a mudança representa um marco para a mobilidade urbana na cidade.

“Este é o ponto de virada mais importante da história da mobilidade na cidade do Rio, talvez até mais importante do que o próprio BRT. Estamos falando de um sistema que opera há 60, 70 anos de forma precária e que agora começa a ser transformado com transporte digno e decente. É uma mudança que não vai acontecer da noite para o dia, mas que já tem um cronograma definido e começará a ser percebida a partir do ano que vem.” afirmou o prefeito Eduardo Paes.

Cronograma das fases da licitação:
Fase 1: até abril de 2026 — Campo Grande e Santa Cruz.

Fase 2: novembro de 2025 a setembro de 2026 — Zona Oeste, Vila Isabel e Ilha do Governador.

Fase 3: abril de 2026 a abril de 2027 — Zona Oeste, Barra da Tijuca, Jacarepaguá e Zona Norte.

Fase 4: novembro de 2026 a novembro de 2027 — Zona Oeste, Barra da Tijuca, Jacarepaguá e Zona Norte.

Fase final: setembro de 2027 a agosto de 2028 — Zona Sul e linhas de outras regiões com melhor desempenho operacional.

Na primeira fase, as mudanças devem impactar diretamente os bairros de Campo Grande e Santa Cruz. Em Campo Grande, a quantidade de ônibus interligando o bairro às demais regiões passará de 95 para cerca de 180 veículos. O atendimento local aumentará de 37 para aproximadamente 200 coletivos. Em Santa Cruz, a frota de linhas locais será ampliada de 67 para cerca de 330 ônibus.

A reorganização também estabelece uma nova divisão do sistema em 31 lotes — sendo 22 estruturais, que cobrem diversas regiões da cidade, e 9 locais, voltados para deslocamentos dentro de bairros ou entre bairros vizinhos.

“O BRT foi um caso emblemático de recuperação, mas hoje o sistema de ônibus regular tem um impacto ainda maior na vida da população, com mais de 2 milhões de passageiros por dia. A mudança que estamos promovendo no sistema é estrutural, muito mais ampla e seus efeitos serão percebidos progressivamente. É uma transformação que vai gerar impactos significativos na vida de quem depende do transporte coletivo na cidade.” afirmou a secretária Maína Celidonio.

Monitoramento da qualidade
O desempenho das empresas será monitorado trimestralmente pelo Índice de Qualidade do Transporte (IQT), que avalia sete critérios:

Atendimento ao plano operacional;

Cumprimento de faixas sem atraso;

Idade média da frota;

Regularidade;

Ocorrências disciplinares;

Disponibilidade de ar-condicionado;

Satisfação dos passageiros.

Operadoras com IQT inferior a 0,8 poderão perder o direito de exclusividade nas linhas, que poderão ser transferidas a novos operadores ou, eventualmente, geridas diretamente pela Prefeitura.

A nova licitação determina que todos os ônibus deverão ser novos, com ar-condicionado, piso baixo, rampa de acessibilidade, três portas (uma para embarque frontal e duas para desembarque) e tecnologia sustentável. Ao fim dos contratos, esses veículos passarão a ser considerados bens públicos.

Além disso, recursos oriundos de glosas aplicadas sobre os subsídios — que somam mais de R$ 100 milhões — serão utilizados para a compra de novos ônibus com as especificações exigidas, reforçando a frota atual e permanecendo no sistema após o término das concessões.

Desde o primeiro acordo judicial, celebrado em maio de 2022, o sistema passou por uma reorganização que incluiu o pagamento de subsídios por quilômetro rodado, implantação de tecnologia para monitoramento e aplicação de glosas.

Entre as melhorias já implementadas estão:

Inclusão de 1.000 novos ônibus;

Ativação ou reativação de 200 linhas, sendo 65 noturnas;

Retomada de atendimento em mais de 800 pontos de ônibus, principalmente em áreas periféricas;

Aumento de viagens planejadas em dias úteis de 19.162 para 24.537;

Expansão da quilometragem programada de 821.790 km para 1.054.451 km por dia útil.

A Prefeitura reforça que as mudanças buscam garantir maior eficiência, ampliar a cobertura do transporte público e melhorar a qualidade do serviço oferecido aos mais de dois milhões de passageiros que utilizam o sistema diariamente.


Compartilhe
Cláudio Castro propõe ao Congresso conjunto de medidas para asfixiar atuação de grupos criminosos no Rio e no país

Cláudio Castro propõe ao Congresso conjunto de medidas para asfixiar atuação de grupos criminosos no Rio e no país

outubro 26, 2023

CompartilheGovernador entregou documento com sugestões de endurecimento das leis. Em seguida, em reunião no Ministério da Defesa, enfatizou a atuação federal para impedir a entrada de armas e drogas nas fronteiras O governador Cláudio Castro apresentou, nesta quarta-feira (25/10), ao Congresso Nacional cinco propostas de mudanças nas legislações para reforçar o combate à criminalidade, asfixiando

Every Next Level of Your Life Will Demand a Different You

outubro 18, 2019

CompartilheWhoever said “It’s not about the destination. It’s the journey” never flew on a long haul flight. Those flights can be painful, tiresome, jet-lagging, and not to mention absolutely boring despite whatever Disney movie is playing above you on the TV screen. As someone who has flown from Europe to the USA countless times, I’ve

And a Lonely Stranger Has Spoke to Me Ever Since

outubro 18, 2019

CompartilheWhoever said “It’s not about the destination. It’s the journey” never flew on a long haul flight. Those flights can be painful, tiresome, jet-lagging, and not to mention absolutely boring despite whatever Disney movie is playing above you on the TV screen. As someone who has flown from Europe to the USA countless times, I’ve

The Scariest Moment is Always Just Before You Start

outubro 18, 2019

CompartilheWhoever said “It’s not about the destination. It’s the journey” never flew on a long haul flight. Those flights can be painful, tiresome, jet-lagging, and not to mention absolutely boring despite whatever Disney movie is playing above you on the TV screen. As someone who has flown from Europe to the USA countless times, I’ve

The Expert’s Guide to Surviving Long Haul Flights

outubro 18, 2019

CompartilheWhoever said “It’s not about the destination. It’s the journey” never flew on a long haul flight. Those flights can be painful, tiresome, jet-lagging, and not to mention absolutely boring despite whatever Disney movie is playing above you on the TV screen. As someone who has flown from Europe to the USA countless times, I’ve

The Tattoo Taboo for the Asian Woman

outubro 18, 2019

CompartilheWhoever said “It’s not about the destination. It’s the journey” never flew on a long haul flight. Those flights can be painful, tiresome, jet-lagging, and not to mention absolutely boring despite whatever Disney movie is playing above you on the TV screen. As someone who has flown from Europe to the USA countless times, I’ve

Impossibly High Beauty Standards Are Ruining My Self Esteem

outubro 18, 2019

CompartilheImpossibly High Beauty Standards Are Ruining My Self Esteem In my excitement, I whipped out my iPhone for a photo opportunity the moment I got into my car after leaving the salon. I placed one hand on the steering wheel of my Volkswagen and used the other hand to take the photo. Then I looked

Adjusting to Your Home is no Different than a New Country

outubro 18, 2019

CompartilheI’ve been home from China for nearly three weeks now. While it hasn’t hit me that I’m not going back to China any time soon yet, there’s one thing that both countries have in common. Adjusting to each place can be difficult. First, there’s the jet lag There’s a twelve-hour difference between Michigan and China.

I Moved Across the Country and Never Looked Back

outubro 18, 2019

Compartilhe Whoever said “It’s not about the destination. It’s the journey” never flew on a long haul flight. Those flights can be painful, tiresome, jet-lagging, and not to mention absolutely boring despite whatever Disney movie is playing above you on the TV screen. As someone who has flown from Europe to the USA countless times,

No Fixed Abode: Quitting Home Ownership

outubro 18, 2019

CompartilheWhoever said “It’s not about the destination. It’s the journey” never flew on a long haul flight. Those flights can be painful, tiresome, jet-lagging, and not to mention absolutely boring despite whatever Disney movie is playing above you on the TV screen. As someone who has flown from Europe to the USA countless times, I’ve