A Prefeitura do Rio de Janeiro lançou, nesta terça-feira (22), em coletiva de imprensa, a consulta pública para a nova licitação do sistema municipal de ônibus. A proposta prevê a modernização da frota, mudanças na gestão operacional e o redesenho do atual modelo de transporte coletivo. A apresentação contou com a participação do prefeito Eduardo Paes (PSD), do vice-prefeito Eduardo Cavaliere (PSD) e da secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio.
O novo sistema será dividido em 34 lotes distribuídos por nove áreas geográficas, substituindo a atual divisão em quatro consórcios. Os contratos terão duração de 10 anos, em vez dos 30 anos atuais. A principal mudança é a forma de contratação: os operadores serão pagos por quilometragem percorrida, e não mais por passageiro transportado ou por exclusividade de linhas.
A remuneração será vinculada a uma rede de referência e ao desempenho operacional. O objetivo é garantir mais regularidade e previsibilidade no serviço, além de promover maior eficiência na operação.
A nova frota contará com tecnologias embarcadas de segurança, incluindo:
Bloqueio da aceleração com portas abertas;
Câmeras com detecção de fadiga e desatenção do motorista;
Sistemas de apoio à condução segura;
GPS, telemetria e contadores eletrônicos de passageiros.
Foi criado o Centro de Controle Operacional (CCO), responsável por monitorar em tempo real a operação dos ônibus. O espaço será gerido por agentes públicos, que verificarão informações recebidas via sistema inteligente de transporte (ITS) e redes sociais. Ocorrências e irregularidades impactarão diretamente os relatórios de desempenho das operadoras, podendo acarretar penalizações financeiras.
A etapa 1 do edital de concessão do novo sistema, denominado Sistema Rio, está aberta à consulta pública até 21 de agosto. Cidadãos, especialistas, empresas e instituições interessadas podem enviar sugestões e contribuições. Os documentos estão disponíveis no site da Secretaria Municipal de Transportes: transportes.prefeitura.rio/consulta-publica.
A consulta visa garantir transparência, participação social e aprimoramento técnico do processo.
A renovação da frota será dividida em cinco fases, com início na Zona Oeste. A previsão é de que 481 novos veículos sejam incorporados até abril de 2026. O cronograma é o seguinte:
Fase 1 (até abril/2026): Campo Grande e Santa Cruz
Fase 2 (nov/2025 a set/2026): Zona Oeste, Vila Isabel e Ilha do Governador
Fase 3 (abr/2026 a abr/2027): Zona Oeste, Barra, Jacarepaguá e Zona Norte
Fase 4 (nov/2026 a nov/2027): Continuidade nas mesmas regiões
Fase final (set/2027 a ago/2028): Zona Sul e linhas de maior demanda
O pagamento em espécie será descontinuado. O acesso aos ônibus será exclusivamente por meios eletrônicos. A frota será composta por veículos zero quilômetro, em três categorias, todos equipados com motor EURO VI, mais eficientes e menos poluentes. Entre os novos recursos, destacam-se:
Carregadores USB;
Sensores de temperatura;
Aviso sonoro da próxima parada;
Botão de pânico;
Câmeras de segurança.
Com a transição para o Sistema Rio, a gestão municipal busca oferecer um serviço mais eficiente, seguro e adaptado às necessidades atuais da mobilidade urbana.