As cidades de Rio de Janeiro e Niterói oficializaram nesta terça-feira (3) a candidatura conjunta para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031. Em cerimônia realizada no Centro de Treinamento do Comitê Olímpico do Brasil (COB), na Barra da Tijuca, os prefeitos Eduardo Paes (Rio) e Rodrigo Neves (Niterói) entregaram uma carta de intenção ao presidente do COB, Paulo Wanderley.
✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!
A iniciativa coloca as duas cidades fluminenses na disputa pelo direito de representar o Brasil na competição. Antes disso, São Paulo já havia manifestado interesse em ser a sede, com sua carta de intenção entregue durante os Jogos Olímpicos de Paris.
O COB será responsável por definir qual candidatura será apresentada internacionalmente, tendo até o dia 31 de janeiro de 2025 para tomar sua decisão. Apenas uma cidade brasileira poderá participar da disputa.
Durante o evento, Eduardo Paes destacou que as cidades fluminenses têm a vantagem de já contar com infraestrutura preparada para grandes eventos esportivos, um legado dos Jogos Olímpicos de 2016. “A escolha do Rio e de Niterói é lógica e econômica, já que grande parte das estruturas está pronta para uso”, argumentou o prefeito.
A decisão final sobre a sede dos Jogos Pan-Americanos de 2031 será tomada pela Organização Desportiva Pan-Americana (ODEPA) após análise das propostas dos países candidatos.