Brasil

Fraudes em aposentadorias levam ao afastamento do presidente do INSS

Compartilhe

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, foi afastado do cargo nesta quarta-feira (23), em meio a uma operação da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU) que apura um suposto esquema de fraudes bilionárias envolvendo descontos indevidos em benefícios previdenciários.

 Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!

A operação, batizada de Sem Desconto, investiga um sistema nacional de descontos associativos não autorizados aplicados por entidades sindicais diretamente nas aposentadorias e pensões pagas pelo INSS. Segundo as autoridades, o prejuízo estimado é de R$ 6,3 bilhões entre os anos de 2019 e 2024.

Alessandro Stefanutto foi alvo de mandados de busca e apreensão cumpridos em seu gabinete e em sua residência. Além dele, outros seis servidores públicos foram afastados das funções.

A PF e a CGU afirmam que as entidades investigadas descontavam valores referentes a mensalidades associativas sem o consentimento dos beneficiários. Ainda não foram divulgados todos os detalhes sobre a estrutura do esquema.

Ao todo, estão sendo cumpridos 211 mandados de busca e apreensão, seis mandados de prisão temporária e ordens de sequestro de bens que somam mais de R$ 1 bilhão. A operação ocorre no Distrito Federal e em 14 estados: Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe.

Os investigados poderão responder pelos crimes de corrupção ativa e passiva, violação de sigilo funcional, falsificação de documentos, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, e o ministro da CGU, Vinícius de Carvalho, se reuniram nesta manhã com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio da Alvorada para discutir os desdobramentos da operação.

As investigações seguem em andamento e novas fases da operação não estão descartadas.


Compartilhe

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Article:

0 %