Clima/tempoMeio AmbienteRio de Janeiro

Governo descarta retorno do horário de verão em 2024

Compartilhe

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou nesta quarta-feira (16) que não haverá a retomada do horário de verão em 2024. A decisão foi tomada após uma análise do cenário hídrico do país, que apresentou melhorias nas chuvas e nos níveis dos reservatórios das hidrelétricas.

Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” no WhatsApp

Apesar da recomendação do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), feita em setembro, a pasta acredita que as condições atuais dispensam a necessidade de adotar o horário de verão neste ano. O governo pretende avaliar a viabilidade de retomar a medida a partir de 2025.

“Nós hoje, na última reunião com o ONS [Operador Nacional do Setor Elétrico], chegamos à conclusão de que não há necessidade de decretação do horário de verão para este período, para este verão”, declarou Silveira.

A adoção do horário de verão exigiria um tempo considerável para que setores fundamentais da economia, como a aviação, ajustassem suas operações. Tradicionalmente, o horário de verão era implementado entre outubro ou novembro e se estendia até fevereiro ou março do ano seguinte.

A decisão foi recebida com expectativa por alguns setores, que temiam as adaptações necessárias em um curto espaço de tempo, e sinaliza uma nova abordagem do governo em relação a essa prática.


Compartilhe

Comments are closed.

Next Article:

0 %