Rio Imagem Baixada ultrapassa dois milhões de exames realizados

setembro 29, 2025

Compartilhe

O Rio Imagem Baixada, considerado o maior complexo público de diagnósticos por imagem da América Latina, ultrapassou a marca de dois milhões de exames realizados desde sua inauguração. A unidade, localizada às margens da Rodovia Presidente Dutra, em Nova Iguaçu, já atendeu mais de 260 mil pessoas. O espaço é resultado de um investimento de R$ 90 milhões do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!

Neste sábado (27), o subsecretário estadual de Atenção à Saúde, Caio Souza, e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, visitaram as instalações do complexo. Durante a agenda, destacaram a importância da unidade para ampliar o acesso ao diagnóstico de qualidade, próximo à população.

O centro realiza desde exames simples, como raio-x, até procedimentos de alta complexidade, incluindo imuno-histoquímica para identificar tumores de mama. Em 2025, a unidade passou a oferecer novos serviços, como litotripsia extracorpórea, utilizada no tratamento de cálculos renais, e aumentou a capacidade de atendimento com a instalação de um segundo aparelho de ressonância magnética.

A saúde da mulher é uma das áreas prioritárias do complexo, que atende majoritariamente pacientes do sexo feminino (69%). Mulheres com nódulos suspeitos, por exemplo, podem realizar biópsias no mesmo dia em que fazem a mamografia. A unidade também dispõe de tecnologia para biópsias guiadas por estereotaxia, capazes de identificar tumores em estágios iniciais.

Avanços na oncologia na Baixada Fluminense

Durante a visita, autoridades também acompanharam as obras do Instituto Estadual de Oncologia da Baixada Fluminense, que está com 83% da construção concluída. A iniciativa já recebeu R$ 87,3 milhões em investimentos do governo estadual, por meio da Secretaria de Estado de Saúde.

A nova unidade, que funcionará ao lado do Rio Imagem Baixada, contará com 101 leitos, 24 consultórios médicos e setores especializados em quimioterapia e exames de alta complexidade, como o PET Scan. O objetivo é regionalizar o atendimento oncológico no âmbito do SUS, aproximando os serviços de diagnóstico e tratamento da população da Baixada.

Ao final da visita, o ministro da Saúde afirmou que o Governo Federal apoiará o custeio da futura unidade.


Compartilhe

How To Love Yourself, Even When No One Else Seems To

outubro 18, 2019

CompartilheWhoever said “It’s not about the destination. It’s the journey” never flew on a long haul flight. Those flights can be painful, tiresome, jet-lagging, and not to mention absolutely boring despite whatever Disney movie is playing above you on the TV screen. As someone who has flown from Europe to the USA countless times, I’ve

Anterior