Uma mulher foi presa em flagrante por injúria racial na tarde desta sexta-feira (28) após ofender agentes do programa BRT Seguro, da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), na estação Boiúna, em Taquara, Zona Oeste do Rio de Janeiro.
✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!
De acordo com a Seop, câmeras de segurança registraram o momento em que a mulher tentou acessar a estação sem pagar passagem. Ao ser abordada pela equipe do BRT Seguro e orientada a se retirar, ela se recusou a sair, dizendo que não pagaria a tarifa, e passou a proferir ofensas racistas e homofóbicas contra um dos agentes.
Segundo nota da secretaria, a mulher utilizou termos como “macaco” e “preto nojento” para se referir ao servidor público. Diante da agressividade, os agentes precisaram algemá-la e conduzi-la à 32ª DP (Taquara), onde o caso foi registrado.
Durante o trajeto, vídeos gravados dentro da viatura mostram a mulher gritando insultos, mesmo após a detenção. Nas imagens, ela afirma:
“Negro nojento, você é um negro nojento, eu sou negra igual a você, você é um negro nojento, podre. Eu sou negra igual a você, quero ver você meter o caô que eu tô de racismo. Eu sou preta igual a você, mas não sou suja imunda igual a você”.
A mulher foi autuada por injúria racial e permanece presa. Até o momento, não há informações sobre sua defesa. A Prefeitura do Rio informou que os agentes do BRT Seguro atuam diariamente para coibir fraudes no sistema e garantir a segurança dos passageiros e servidores.