A Prefeitura do Rio de Janeiro apresentou, nesta quinta-feira (24/04), o calendário “Rio o ano inteiro”, uma nova plataforma que reúne os principais eventos programados na cidade. Durante a cerimônia no Roxy Dinner Show, em Copacabana, o prefeito Eduardo Paes e o presidente da Riotur, Bernardo Fellows, também divulgaram o estudo “Rio: Destino dos Grandes Eventos”, que projeta uma arrecadação de R$ 1,7 bilhão em impostos ligados ao turismo e eventos entre 2025 e 2028.
O calendário, disponível no site da Riotur (riotur.rio), será atualizado constantemente para auxiliar no planejamento de moradores, turistas e produtores de eventos. “É uma iniciativa muito importante. A consolidação de um calendário permite planejamento e que os diferentes setores da economia se estruturem melhor — os hotéis, casas como o Roxy, enfim. O governo pode se preparar melhor e tomar medidas importantes da área de segurança. Tudo isso vai ajudando a gente a organizar as coisas e vai mudando a narrativa sobre a cidade”, afirmou o prefeito Eduardo Paes.
O estudo, feito em parceria entre a Riotur e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), revela que o Rio arrecadou mais de R$ 1,2 bilhão em ISS de serviços ligados ao turismo e eventos entre 2021 e 2024. A previsão é de um crescimento de mais de 40% no próximo período de quatro anos.
“O Rio de Janeiro se consolida, cada vez mais, como a capital dos grandes eventos. Seja Carnaval, G20, Web Summit ou shows históricos como o da Madonna e agora da Lady Gaga, a cidade mostra sua capacidade de receber o mundo com segurança, estrutura e espetáculo. É geração de emprego, movimentação econômica e projeção internacional. Não é só um show — é o Rio ocupando o lugar que lhe pertence: o de palco principal do Brasil e do mundo”, destacou o vice-prefeito Eduardo Cavaliere.
Em 2024, impulsionado pelo show da Madonna em Copacabana, o município arrecadou R$ 424,7 milhões, um crescimento de 12,9% em relação a 2023. O setor de eventos e turismo gerou 31,6 mil postos de trabalho no ano, segundo dados do CAGED e do Portal do Empreendedor.
O Carnaval liderou como o maior evento em termos de público em 2024, com 8 milhões de pessoas. Em seguida vieram os demais eventos realizados na cidade (5,3 milhões), o Réveillon (5 milhões), o show da Madonna (1,6 milhão) e o Rock in Rio (700 mil).
“O calendário de eventos oficial do Rio que lançamos hoje é o retrato de uma cidade pulsante, que esbanja cultura e diversidade, que abraça a inovação, fomenta os novos negócios, vibra com o esporte e celebra a vida. Uma cidade que é símbolo do Brasil para o mundo. Além de centralizar a programação, o calendário unificado de eventos permite que as pessoas se organizem com antecedência e colabora diretamente para atrair turistas”, afirmou Bernardo Fellows.
A expectativa da Prefeitura é de um crescimento real de 41,1% na arrecadação até 2028, reforçando o papel do Rio de Janeiro como destino global para grandes eventos.
Rio o ano inteiro: Calendário de eventos é oficialmente lançado
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