Rio: Polícia Civil realiza operação contra fraude em laudos de transplantes contaminados por HIV

outubro 14, 2024

Compartilhe

A Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou, na manhã desta segunda-feira (14), a primeira fase da operação “Verum”, conduzida pela Delegacia do Consumidor (DECON). A ação tem como objetivo identificar os responsáveis pela emissão de laudos falsos que levaram ao transplante de órgãos contaminados pelo HIV para seis pacientes no estado.

Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” no WhatsApp:

Os casos envolveram seis receptores de órgãos, que receberam transplantes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de doações de um homem e uma mulher. Foram emitidos laudos que atestavam a ausência do vírus HIV nos exames realizados em janeiro e maio deste ano. Os órgãos foram, então, liberados para doação e os pacientes receberam os transplantes. No entanto, em setembro, um dos pacientes testou positivo para o vírus, levantando suspeitas sobre a possível contaminação durante o processo.

A investigação, iniciada após a detecção do caso, foi conduzida pelo Hemorio, que verificou as amostras de sangue dos doadores armazenadas no banco de doação de órgãos. Os resultados indicaram a presença de HIV, contrariando os laudos iniciais. O laboratório de análises clínicas PCS LAB Dr. Saleme, responsável pelos exames que liberaram os órgãos para transplante, é um dos principais alvos da operação. A suspeita é que laudos tenham sido falsificados, já que foram encontradas irregularidades no carimbo utilizado para atestar a ausência do vírus nos resultados.

A operação “Verum” cumpre 11 mandados de busca e apreensão e quatro de prisão, tanto na cidade do Rio de Janeiro quanto em Nova Iguaçu. As autoridades esperam identificar e responsabilizar os envolvidos na suposta fraude, que expôs pacientes a um risco grave de infecção. A investigação continua para determinar a extensão das irregularidades e os possíveis impactos no sistema de transplantes.

A descoberta de laudos possivelmente falsificados em um processo tão delicado como o de transplante de órgãos levanta preocupações sobre a segurança e a integridade dos procedimentos realizados pelo SUS. A operação “Verum” visa garantir que os responsáveis por essa falha grave sejam levados à justiça e que a confiança no sistema de transplantes seja restaurada.

“Determinei imediatamente a instauração do inquérito, atendendo a determinação do governador para que os fatos fossem investigados com maior rigor e rapidez. Conseguimos elementos para representar pelas cautelares junto à Justiça em tempo recorde, para que os culpados sejam punidos com a maior celeridade”, explicou o secretário de Estado da Polícia Civil, Felipe Curi.

A Vigilância Sanitária interditou o laboratório responsável pelos testes. O laboratório PCS Lab Saleme informou em nota que “a defesa de Walter e Mateus Vieira, sócios do PCS Lab Saleme, repudia com veemência a suposta existência de um esquema criminoso para forjar laudos dentro do laboratório, uma empresa que atua no mercado há mais de 50 anos. Ambos prestarão todos os esclarecimentos à Justiça”.


Compartilhe

Tomorrow is Often the Busiest Day of the Week

outubro 18, 2019

CompartilheWhoever said “It’s not about the destination. It’s the journey” never flew on a long haul flight. Those flights can be painful, tiresome, jet-lagging, and not to mention absolutely boring despite whatever Disney movie is playing above you on the TV screen. As someone who has flown from Europe to the USA countless times, I’ve

How To Love Yourself, Even When No One Else Seems To

outubro 18, 2019

CompartilheWhoever said “It’s not about the destination. It’s the journey” never flew on a long haul flight. Those flights can be painful, tiresome, jet-lagging, and not to mention absolutely boring despite whatever Disney movie is playing above you on the TV screen. As someone who has flown from Europe to the USA countless times, I’ve

Anterior