O Rio de Janeiro confirmou neste sábado (4) o primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol. A notificação foi feita em Niterói, na Região Metropolitana, e está sendo investigada. Segundo informou a Secretaria Estadual de Saúde à CNN, o caso aguarda o resultado de análises laboratoriais para confirmar ou descartar a contaminação.
Até então, o estado não havia registrado nenhuma suspeita, mas a Secretaria de Saúde já havia emitido um alerta aos 92 municípios fluminenses e criado uma “sala de situação” para acompanhar os casos, instalada na sexta-feira (3).
Além do Rio de Janeiro, os estados do Rio Grande do Sul e do Piauí também notificaram, neste sábado, seus primeiros casos em investigação. No total, o Ministério da Saúde informou que o país soma 195 notificações de possível intoxicação — 181 ainda sob análise e 14 já confirmadas, todas em São Paulo.
✅Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!
Operação contra bebidas adulteradas
Também neste sábado, a Polícia Civil do Rio de Janeiro realizou uma operação para combater a produção e o comércio ilegal de bebidas alcoólicas falsificadas.
De acordo com a corporação, agentes cumpriram 21 mandados de busca e apreensão na capital e na Baixada Fluminense. Milhares de garrafas suspeitas de adulteração foram recolhidas e encaminhadas para perícia.
Seis pessoas foram levadas para prestar depoimento. A ação é conduzida por equipes da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM).