Rio retoma testes com ônibus elétrico após 11 anos

setembro 20, 2025

Compartilhe

O Rio de Janeiro voltou a testar ônibus elétricos em linhas municipais após 11 anos sem iniciativas desse tipo. Apesar do movimento, a capital fluminense segue fora da lista das 70 cidades da América Latina que já contam com veículos elétricos em operação, segundo a plataforma E-Bus Radar, que monitora a eletrificação da frota na região. Entre os destaques do ranking estão Santiago (Chile), Bogotá (Colômbia) e São Paulo, que lidera no Brasil.

Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!

Atualmente, 26 cidades brasileiras utilizam ônibus elétricos, incluindo nove capitais. No Rio, o novo teste é realizado por iniciativa da empresa Auto Viação Tijuca (Tijuquinha), que colocou em circulação um veículo modelo Apache Vip V no início de setembro. O coletivo opera nas linhas 301 e 302 (Terminal Gentileza–Barra da Tijuca) e permanecerá em avaliação por um mês. Antes do início com passageiros, o veículo foi utilizado em treinamentos de motoristas.

O modelo possui oito baterias instaladas entre as rodas e a cabine do condutor, além de painel digital que indica a autonomia disponível. O motor é silencioso e a recarga é feita diariamente em uma estação na garagem da empresa, no Andaraí, Zona Norte.

Segundo o porta-voz do sindicato Rio Ônibus, Paulo Valente, a principal análise será em relação à autonomia da bateria. A última experiência semelhante ocorreu em 2014, na linha 249 (Água Santa–Carioca). Desde então, outras cidades fluminenses como Niterói, Petrópolis e Nova Friburgo já realizaram testes. Em junho, um ônibus elétrico também circulou na linha intermunicipal 417T (Xerém–Barra da Tijuca), alcançando autonomia de 280 km, conforme o Detro-RJ, que prevê novos testes em breve.

Na última semana, a Secretaria Municipal de Transportes publicou uma resolução estabelecendo regras para experimentos com ônibus elétricos. Os testes podem durar até 30 dias, prorrogáveis por igual período, e devem contar com GPS e validadores do Jaé. Os dados coletados — como consumo médio por quilômetro e tempo de recarga — devem ser entregues ao órgão em até sete dias após a conclusão.

A Prefeitura prevê concluir até o fim do ano um estudo de modelagem de custos para aquisição de ônibus elétricos, com a expectativa de que os primeiros veículos sejam incorporados à frota municipal em 2027.

No Brasil, o único município fluminense presente no E-Bus Radar é Volta Redonda, que já incorporou três veículos elétricos à sua frota. São Paulo lidera o ranking nacional, com 930 coletivos (7% da frota de 12 mil), incluindo trólebus e veículos a bateria. A capital paulista, que iniciou a eletrificação em 2019, tem meta de substituir 2,2 mil veículos a diesel até 2028. Entre as medidas em andamento estão a instalação de sistemas de armazenamento de energia (BESS) para ampliar a capacidade de recarga em garagens.

Apesar do avanço, o município enfrenta dificuldades estruturais. Em março, o prefeito Ricardo Nunes atribuiu à concessionária de energia os entraves na expansão da frota elétrica.

Na América Latina, Santiago e Bogotá lideram com 2.550 e 1.486 ônibus elétricos, respectivamente. De acordo com o Conselho Internacional de Transporte Limpo (ICCT), a diferença entre o Brasil e países vizinhos está no modelo de gestão: enquanto nos dois exemplos a operação é coordenada pelo governo central, no Brasil a responsabilidade é municipal. O custo também é um desafio, já que um ônibus elétrico pode ser até três vezes mais caro que um a diesel.

Marcel Martin, diretor-geral do Conselho Internacional de Transporte Limpo (ICCT, sigla em inglês), avalia que os testes, como os que ocorrerão no Rio, são “um bom início”. A entidade é a responsável por manter o E-Bus Radar, junto ao grupo C40, que reúne grandes cidades do mundo na liderança pelo clima. Para o especialista, a grande diferença do Brasil para países vizinhos é a ingerência sobre o sistema de ônibus. Enquanto em Santiago e na Bogotá, as duas cidades com mais ônibus elétricos na América Latina, 2.550 e 1.486, respectivamente, isso fica a cargo do governo federal, no nosso país isso é atribuição de cada município. Isso faz diferença, visto que um coletivo deste modelo é três vezes mais caro que um a diesel, por exemplo.

— Mais do que conseguir, a gente precisa chegar nesses números (eletrificar a frota) porque está dada uma emergência climática — diz Martin, que sugere que o Rio use informações de testes em outras cidades, como Curitiba, Salvador e São Paulo, para não “sair do zero” no tema. — O que está acontecendo foi puxado pelos prefeitos, que entenderam que podiam ter resultados concretos na redução das mudanças climáticas com a eletrificação dos ônibus.


Compartilhe
Polícia Civil prende líder de facção criminosa de Mato Grosso em Niterói

Polícia Civil prende líder de facção criminosa de Mato Grosso em Niterói

setembro 29, 2025

CompartilhePoliciais civis do Departamento Geral de Polícia da Capital (DGPC), em ação coordenada pela 1ª DP (Praça Mauá), prenderam neste domingo (28) um homem identificado como líder de uma organização criminosa no Mato Grosso. Ele foi localizado na Praia de Piratininga, em Niterói, onde estava consumindo bebidas alcoólicas. Clique aqui para seguir o canal “RJ

Maricá regulamenta porte de armas para a Guarda Municipal

Maricá regulamenta porte de armas para a Guarda Municipal

setembro 27, 2025

CompartilheO prefeito de Maricá, Washington Quaquá, assinou nesta sexta-feira (26) o decreto que regulamenta o porte de armas da Guarda Municipal. A medida, publicada no Jornal Oficial do município, foi implementada após aprovação da Câmara de Vereadores, que autorizou o armamento e redefiniu atribuições da corporação. ✅Clique aqui para seguir o canal “RJ Info –

Primeiro fim de semana da primavera no Rio será de sol e temperaturas em alta

Primeiro fim de semana da primavera no Rio será de sol e temperaturas em alta

setembro 27, 2025

CompartilheA cidade do Rio de Janeiro terá um primeiro fim de semana de primavera marcado por sol entre nuvens e sem previsão de chuva, segundo o Sistema Alerta Rio, da Prefeitura. Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp! Entre este sábado (27) e

Rio de Janeiro sediará jogo oficial da NFL em 2026 no Maracanã, anuncia Eduardo Paes

Rio de Janeiro sediará jogo oficial da NFL em 2026 no Maracanã, anuncia Eduardo Paes

setembro 26, 2025

CompartilheO prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou nesta sexta-feira (26), em suas redes sociais, que o Maracanã será palco de uma partida oficial da temporada regular da NFL (National Football League) em 2026. O evento integra um acordo de cinco anos que prevê a realização de pelo menos três jogos no Rio, consolidando

STJ determina liberdade do rapper Oruam

STJ determina liberdade do rapper Oruam

setembro 26, 2025

CompartilheO ministro Joel Ilan Paciornik, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), determinou nesta sexta-feira (26) a revogação da prisão preventiva do rapper Mauro Davi dos Santos Nepomuceno, conhecido como Oruam, de 25 anos. ✅Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp! Na decisão, o

Maricá: População terá acesso a serviços gratuitos em ação de inclusão

Maricá: População terá acesso a serviços gratuitos em ação de inclusão

setembro 26, 2025

CompartilheA Secretaria da Pessoa com Deficiência e Inclusão de Maricá promove, neste sábado (27), uma ação social no CAIC Elomir Silva, em São José de Imbassaí, das 8h às 12h, com serviços gratuitos para a população. ✅Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!

Saquarema promove festival gratuito de blues e rock para fortalecer turismo e cultura

Saquarema promove festival gratuito de blues e rock para fortalecer turismo e cultura

setembro 26, 2025

CompartilheO município de Saquarema realiza, entre os dias 26 e 28 de setembro, o Saquá Blues Rock Festival, evento gratuito que transforma o centro da cidade em palco para atrações musicais de blues e rock. A iniciativa integra a estratégia da prefeitura de diversificar a agenda cultural e fomentar o turismo durante todo o ano,

São Gonçalo realizará leilão de veículos em outubro

São Gonçalo realizará leilão de veículos em outubro

setembro 26, 2025

CompartilheA Secretaria de Meio Ambiente e Transportes da Prefeitura de São Gonçalo promoverá, no dia 7 de outubro, um leilão de veículos apreendidos ou removidos no município. O pregão será realizado de forma online, a partir das 10h, e estará aberto ao público interessado. ✅Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do

Niterói é reconhecida internacionalmente por avanços na segurança pública

Niterói é reconhecida internacionalmente por avanços na segurança pública

setembro 26, 2025

CompartilheNiterói foi destacada no “The Global Safety Report 2025”, elaborado pela Gallup, como uma das cidades mais seguras do Brasil e um exemplo internacional em políticas de segurança pública. O estudo, que analisou dados de 144 países, destacou a cidade pelo uso de tecnologia, investimentos e programas sociais que contribuíram para a redução da criminalidade.

Câmara do Rio aprova leis para incentivar turismo e diversificar experiências na cidade

Câmara do Rio aprova leis para incentivar turismo e diversificar experiências na cidade

setembro 26, 2025

CompartilheO turismo segue como um dos principais motores da economia carioca. No primeiro semestre de 2025, o setor movimentou R$ 14,5 bilhões e atraiu quase 7 milhões de visitantes, de acordo com dados do Observatório do Turismo. Desse total, 82,5% eram brasileiros e 17,5% estrangeiros. A arrecadação municipal com o Imposto Sobre Serviços (ISS) chegou

Anterior Próximos