Rio retoma testes com ônibus elétrico após 11 anos

setembro 20, 2025

Compartilhe

O Rio de Janeiro voltou a testar ônibus elétricos em linhas municipais após 11 anos sem iniciativas desse tipo. Apesar do movimento, a capital fluminense segue fora da lista das 70 cidades da América Latina que já contam com veículos elétricos em operação, segundo a plataforma E-Bus Radar, que monitora a eletrificação da frota na região. Entre os destaques do ranking estão Santiago (Chile), Bogotá (Colômbia) e São Paulo, que lidera no Brasil.

Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!

Atualmente, 26 cidades brasileiras utilizam ônibus elétricos, incluindo nove capitais. No Rio, o novo teste é realizado por iniciativa da empresa Auto Viação Tijuca (Tijuquinha), que colocou em circulação um veículo modelo Apache Vip V no início de setembro. O coletivo opera nas linhas 301 e 302 (Terminal Gentileza–Barra da Tijuca) e permanecerá em avaliação por um mês. Antes do início com passageiros, o veículo foi utilizado em treinamentos de motoristas.

O modelo possui oito baterias instaladas entre as rodas e a cabine do condutor, além de painel digital que indica a autonomia disponível. O motor é silencioso e a recarga é feita diariamente em uma estação na garagem da empresa, no Andaraí, Zona Norte.

Segundo o porta-voz do sindicato Rio Ônibus, Paulo Valente, a principal análise será em relação à autonomia da bateria. A última experiência semelhante ocorreu em 2014, na linha 249 (Água Santa–Carioca). Desde então, outras cidades fluminenses como Niterói, Petrópolis e Nova Friburgo já realizaram testes. Em junho, um ônibus elétrico também circulou na linha intermunicipal 417T (Xerém–Barra da Tijuca), alcançando autonomia de 280 km, conforme o Detro-RJ, que prevê novos testes em breve.

Na última semana, a Secretaria Municipal de Transportes publicou uma resolução estabelecendo regras para experimentos com ônibus elétricos. Os testes podem durar até 30 dias, prorrogáveis por igual período, e devem contar com GPS e validadores do Jaé. Os dados coletados — como consumo médio por quilômetro e tempo de recarga — devem ser entregues ao órgão em até sete dias após a conclusão.

A Prefeitura prevê concluir até o fim do ano um estudo de modelagem de custos para aquisição de ônibus elétricos, com a expectativa de que os primeiros veículos sejam incorporados à frota municipal em 2027.

No Brasil, o único município fluminense presente no E-Bus Radar é Volta Redonda, que já incorporou três veículos elétricos à sua frota. São Paulo lidera o ranking nacional, com 930 coletivos (7% da frota de 12 mil), incluindo trólebus e veículos a bateria. A capital paulista, que iniciou a eletrificação em 2019, tem meta de substituir 2,2 mil veículos a diesel até 2028. Entre as medidas em andamento estão a instalação de sistemas de armazenamento de energia (BESS) para ampliar a capacidade de recarga em garagens.

Apesar do avanço, o município enfrenta dificuldades estruturais. Em março, o prefeito Ricardo Nunes atribuiu à concessionária de energia os entraves na expansão da frota elétrica.

Na América Latina, Santiago e Bogotá lideram com 2.550 e 1.486 ônibus elétricos, respectivamente. De acordo com o Conselho Internacional de Transporte Limpo (ICCT), a diferença entre o Brasil e países vizinhos está no modelo de gestão: enquanto nos dois exemplos a operação é coordenada pelo governo central, no Brasil a responsabilidade é municipal. O custo também é um desafio, já que um ônibus elétrico pode ser até três vezes mais caro que um a diesel.

Marcel Martin, diretor-geral do Conselho Internacional de Transporte Limpo (ICCT, sigla em inglês), avalia que os testes, como os que ocorrerão no Rio, são “um bom início”. A entidade é a responsável por manter o E-Bus Radar, junto ao grupo C40, que reúne grandes cidades do mundo na liderança pelo clima. Para o especialista, a grande diferença do Brasil para países vizinhos é a ingerência sobre o sistema de ônibus. Enquanto em Santiago e na Bogotá, as duas cidades com mais ônibus elétricos na América Latina, 2.550 e 1.486, respectivamente, isso fica a cargo do governo federal, no nosso país isso é atribuição de cada município. Isso faz diferença, visto que um coletivo deste modelo é três vezes mais caro que um a diesel, por exemplo.

— Mais do que conseguir, a gente precisa chegar nesses números (eletrificar a frota) porque está dada uma emergência climática — diz Martin, que sugere que o Rio use informações de testes em outras cidades, como Curitiba, Salvador e São Paulo, para não “sair do zero” no tema. — O que está acontecendo foi puxado pelos prefeitos, que entenderam que podiam ter resultados concretos na redução das mudanças climáticas com a eletrificação dos ônibus.


Compartilhe
Nos braços da Nação: rubro-negros lotam o Galeão no apoio final antes da decisão

Nos braços da Nação: rubro-negros lotam o Galeão no apoio final antes da decisão

novembro 26, 2025

CompartilheNesta quarta-feira (26), milhares de torcedores do Flamengo transformaram o entorno do Aeroporto Internacional Tom Jobim — Galeão, no Rio de Janeiro — em um mar rubro-negro. Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp! O AeroFla reuniu apoiadores da equipe que embarca rumo

Mulher morre durante tentativa de assalto na Zona Norte do Rio

Mulher morre durante tentativa de assalto na Zona Norte do Rio

novembro 26, 2025

CompartilheUma mulher ainda não identificada morreu na tarde desta quarta-feira na Avenida Pastor Martin Luther King, na altura de Acari, Zona Norte do Rio. De acordo com as primeiras informações, ela foi atingida por disparos durante uma tentativa de assalto enquanto dirigia um veículo preto, a cerca de 300 metros do Hospital Municipal Ronaldo Gazzola.

Operação na Maré deixa uma criança ferida e três pessoas mortas

Operação na Maré deixa uma criança ferida e três pessoas mortas

novembro 26, 2025

CompartilheUma operação realizada nesta quarta-feira (26) na Vila do João, no Complexo da Maré, Zona Norte do Rio, deixou três pessoas mortas, um homem preso e uma criança ferida. Segundo informações da Polícia Civil, os mortos seriam suspeitos de atuar na segurança de um traficante da região. Na ação, foram apreendidos dois fuzis e pistolas.

Flamengo empata com Atlético-MG e adia conquista do Brasileirão

Flamengo empata com Atlético-MG e adia conquista do Brasileirão

novembro 25, 2025

CompartilheO Campeonato Brasileiro segue indefinido, mas o Flamengo se aproxima da conquista. Nesta terça-feira, na Arena MRV, o Rubro-Negro empatou em 1 a 1 com o Atlético-MG, em jogo válido pela 36ª rodada. Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp! O placar foi

Rio aprova projeto que proíbe instalação de hidrômetros em calçadas

Rio aprova projeto que proíbe instalação de hidrômetros em calçadas

novembro 25, 2025

CompartilheA Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou, nesta terça-feira(25), um projeto de lei que impede concessionárias de água de instalarem hidrômetros em calçadas, áreas externas ou em locais não autorizados pelos proprietários, locatários ou responsáveis por imóveis residenciais e estabelecimentos públicos e privados. ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias

Jovem é sequestrado e desaparece em Niterói

Jovem é sequestrado e desaparece em Niterói

novembro 25, 2025

CompartilheO jovem Eduardo Aguiar Ferreira, de 24 anos, está desaparecido desde a tarde desta segunda-feira (24), após ter sido forçado a entrar em um carro na Avenida Pilsen, esquina com a Rua 31, no Engenho do Mato, Região Oceânica de Niterói. O caso é investigado pela Delegacia Antissequestro (DAS) como possível sequestro ou cárcere privado.

Julgamento encerrado: STF conclui processo de Bolsonaro

Julgamento encerrado: STF conclui processo de Bolsonaro

novembro 25, 2025

CompartilheO Supremo Tribunal Federal (STF) determinou, nesta terça-feira, que o ex-presidente Jair Bolsonaro permaneça detido na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, para o cumprimento da pena de 27 anos e 3 meses, estabelecida pela Corte no processo que tratou da tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Clique aqui para seguir

Rio: Operação Barricada Zero tem servidor baleado e sete presos

Rio: Operação Barricada Zero tem servidor baleado e sete presos

novembro 25, 2025

CompartilheO segundo dia da Operação Barricada Zero, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, foi marcado por confrontos e novas prisões. Um operador de retroescavadeira da prefeitura foi baleado na comunidade da Mangueirinha, no Corte 8, enquanto trabalhava na remoção de obstáculos instalados por criminosos. ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info –

Rio: Previsão do tempo para terça-feira (25)

Rio: Previsão do tempo para terça-feira (25)

novembro 25, 2025

CompartilheA terça-feira no estado do Rio de Janeiro promete ser de tempo fechado. Um sistema de baixa pressão e a umidade vinda do oceano vão deixar o céu nublado a encoberto durante todo o dia. Há chance de pancadas de chuva isoladas, que podem vir acompanhadas de raios em todas as regiões do estado. ✅

Vereador da Baixada é preso por apoiar construção de barricadas

Vereador da Baixada é preso por apoiar construção de barricadas

novembro 25, 2025

CompartilheO vereador Ernane Aleixo (PL), de São João de Meriti, foi preso nesta terça-feira durante uma operação da Polícia Civil contra uma organização criminosa associada ao Terceiro Comando Puro (TCP), que atua na Baixada Fluminense. Segundo as investigações, o parlamentar teria participado de um esquema que envolvia apoio logístico ao grupo e negociação de nomeações