Rio se prepara para frente fria com risco de tempestades e ventania

Compartilhe

O estado do Rio de Janeiro intensificou as ações de prevenção diante da previsão de fortes chuvas a partir desta sexta-feira (4), com possibilidade de tempestades, raios e ventania ao longo do fim de semana. Segundo o boletim meteorológico da Defesa Civil Estadual, o avanço de uma frente fria pelo oceano poderá aumentar as instabilidades climáticas, impactando diversas regiões.

 Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!

O governador Cláudio Castro anunciou medidas emergenciais para minimizar os efeitos do temporal. O governador Cláudio Castro anunciou medidas para minimizar os efeitos do temporal.

“Estamos atuando de forma preventiva e antecipada para atenuar possíveis danos causados pela chuva que está prevista para o fim de semana. Nossas equipes trabalham, sem parar, monitorando todo o estado. Temos a consciência dos efeitos das mudanças climáticas que vêm acontecendo e afetam toda a população”, disse.

O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) acompanha em tempo real as condições climáticas e os níveis pluviométricos, emitindo alertas à população sobre possíveis riscos. O secretário de Estado de Defesa Civil, coronel Tarciso Salles, destacou a importância de seguir as recomendações.

“É importante que a população fique atenta aos alertas e siga as orientações. A tecnologia é uma aliada fundamental na prevenção de tragédias e cada cidadão pode contribuir ao repassar as informações recebidas para amigos e familiares”, afirmou o secretário de Estado de Defesa Civil, coronel Tarciso Salles.

Investimento em infraestrutura e tecnologia

O governo do estado anunciou um investimento de R$ 8 bilhões para o enfrentamento de temporais, incluindo a modernização da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. As instituições receberam cerca de R$ 1 bilhão para aprimorar a gestão de riscos e respostas a desastres. Entre as medidas adotadas, está o fortalecimento do Sistema de Monitoramento, Alerta e Alarme, que conta com 202 sirenes e 70 pluviômetros distribuídos em pontos estratégicos.

Além disso, o Corpo de Bombeiros está preparado para atuar nos 92 municípios fluminenses, com viaturas de salvamento e resgate, ambulâncias, embarcações, drones e aeronaves, além de equipes especializadas em desastres naturais.

As autoridades reforçam a necessidade de que a população esteja alerta e acompanhe os comunicados oficiais para minimizar riscos e garantir a segurança durante a passagem da frente fria.


Compartilhe

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Article:

0 %