Rio terá feriadão de seis dias com decreto de ponto facultativo
A cidade do Rio de Janeiro se prepara para um feriadão prolongado de seis dias, graças a um decreto do prefeito Eduardo Paes (PSD) que estabelece ponto facultativo nas repartições públicas municipais no dia 22 de abril. A medida foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (1º) e beneficiará servidores municipais, ampliando o período de folga.
✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!
A sequência de dias de descanso começa na Sexta-feira Santa (18) e segue com o final de semana. Na segunda-feira (21), celebra-se o feriado nacional de Tiradentes. Com a decretação do ponto facultativo na terça-feira (22), o feriadão se estende até quarta-feira (23), quando é comemorado o Dia de São Jorge, feriado estadual no Rio.
Além dessa pausa prolongada em abril, a capital fluminense pode ganhar mais um feriado neste ano. A Câmara Municipal incluiu na pauta desta terça-feira um projeto de lei enviado pela prefeitura que propõe tornar o dia 7 de julho, uma segunda-feira, feriado municipal. O motivo é a realização da cúpula do Brics, que acontecerá nos dias 6 e 7 daquele mês.
Desde o dia 1º de janeiro, o Brasil ocupa a presidência rotativa do grupo de cooperação internacional, que reúne Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã.
Assim como ocorreu em novembro do ano passado, quando a cidade teve feriados extras nos dias 18 e 19 devido à reunião do G-20, nem todos os setores serão contemplados com a folga. O projeto de lei exclui do feriado categorias como comércio de rua, bares e restaurantes, hotéis, shopping centers, estabelecimentos culturais (teatros, cinemas e bibliotecas), pontos turísticos, empresas jornalísticas, indústrias, padarias, além de atividades de trabalho remoto, prestadores de serviços e outras atividades essenciais.