Foto: Prefeitura do Rio/Reprodução
PolíticaRio de Janeiro

Rio voltará a ter bolsa de valores após 20 anos

Compartilhe

O prefeito Eduardo Paes anunciou que o Rio de Janeiro voltará a ter uma bolsa de valores própria no segundo semestre de 2025, após mais de 20 anos sem essa instituição. O anúncio foi feito durante a sanção de uma nova lei que oferece incentivos fiscais para o mercado de capitais na cidade. Atualmente, a nova bolsa está em fase final de autorização pelo Banco Central e pela Comissão de Valores Mobiliários. A localização da sede ainda não foi divulgada.

clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” no WhatsApp:

“O Rio tem uma parte importante da força econômica do Brasil: a Vale está aqui, a Globo está aqui, a teledramaturgia da Record está no Rio. Mas onde está o setor produtivo? A gente tem um monte de coisas interessantes acontecendo no setor privado do Rio, mas a gente não consegue levantar essa turma. A volta da Bolsa de Valores é a ponta do iceberg. É o esforço do governador, prefeito, atores políticos. O setor privado percebeu que tem uma concorrência a ser feita com São Paulo. Começamos a criar um ambiente econômico, um conjunto de atrativos e de novos mercados que surgirão”, afirmou o prefeito.


O Projeto de Lei 3276/2024, proposto pela prefeitura municipal, foi aprovado pela Câmara de Vereadores no dia 25 de junho, com 37 votos favoráveis e 5 contrários. A nova legislação reduz o Imposto sobre Serviços de qualquer natureza (ISS) para 2% nas atividades realizadas por uma Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros, além das atividades de sociedades envolvidas na negociação, liquidação e custódia de ativos financeiros. Já se passaram mais de 20 anos desde o encerramento das operações da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro (BVRJ).

“A gente recupera esse símbolo de retomada da economia da cidade do Rio de Janeiro”, comemorou o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico, Chicão Bulhões. Ele destacou a importância do mercado financeiro para a economia carioca: “É o quarto maior pagador de ISS da cidade, mais de um bilhão e meio de reais. São quase 70 mil pessoas trabalhando no setor, que, com a Bolsa, vai ganhar uma nova dimensão, atraindo mais investidores para cá”, disse.


Compartilhe

You may also like

Comments are closed.