Rio de JaneiroDetran

RJ: Detran estende prazo do calendário de licenciamento anual de 2024

Compartilhe

O Detran.RJ estendeu o prazo do calendário de licenciamento anual de 2024 para os veículos registrados no Estado do Rio. Agora, os motoristas têm mais tempo para pagar a taxa de R$ 191,88.

O licenciamento anual é obrigatório para todos os tipos de veículos registrados no território fluminense, incluindo automóveis, elétricos, articulados, reboques e semirreboques. Ele é necessário para obter o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos eletrônico (CRLV-e), que comprova a regularidade do veículo no ano atual.

Confira as novas datas do calendário de licenciamento:

  • Veículos com final de placa 0, 1 e 2: prazo estendido até 31 de julho (anteriormente 31 de maio)
  • Veículos com final de placa 3, 4 e 5: prazo estendido até 31 de agosto (anteriormente 30 de junho)
  • Veículos com final de placa 6, 7, 8 e 9: prazo estendido até 30 de setembro (anteriormente 31 de julho)

Para efetuar o pagamento da taxa, é necessário acessar o site do Bradesco e obter a Guia de Regularização de Taxas (GRT). No site, selecione “Produtos e Serviços”, depois “Serviços” e, em seguida, “Pagamentos”. Dentro da opção “Tributos”, escolha “DETRAN RJ – GRD, DUDA, GRT e GRM” e siga as instruções para gerar o boleto.

Além do licenciamento, para obter o CRLV-e digital, é necessário quitar o IPVA e quaisquer multas de trânsito pendentes. Para veículos movidos a gás natural veicular (GNV), também é necessário apresentar anualmente o Certificado de Segurança Veicular (CSV) periódico.

Após o pagamento das taxas e a compensação bancária, o motorista pode acessar o CRLV-e digital através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, do Posto Digital do Detran.RJ ou do Portal de Serviços da Senatran. O documento não é mais emitido em papel desde 2021 e pode ser compartilhado digitalmente com até cinco pessoas.

Se houver algum impedimento para a emissão do CRLV-e, como pendências de pagamento ou restrições administrativas, o usuário deve comparecer a uma unidade do Detran.RJ para resolver a questão.


Compartilhe

Comments are closed.

Next Article:

0 %