Duque de Caxias e São Gonçalo foram as cidades que registraram os maiores índices de furto de energia entre os 66 municípios atendidos pela Enel Distribuição Rio no primeiro semestre de 2025. Entre janeiro e junho, mais de 30% da energia distribuída nessas cidades foi perdida, em grande parte por causa das ligações clandestinas: 34,35% em Duque de Caxias e 31,53% em São Gonçalo.
Na sequência do ranking aparecem Araruama (22,36%), Cabo Frio (21,47%), Angra dos Reis (18,51%), Niterói (17,95%), Campos (14,76%) e Macaé (8,22%). De acordo com a concessionária, a energia furtada apenas nessas oito cidades seria suficiente para abastecer Niterói, São Gonçalo, Campos e Macaé por um ano inteiro.
“O furto de energia é um desafio histórico no Estado do Rio, com consequências negativas para toda a sociedade. Realizamos um trabalho contínuo de conscientização sobre a importância da regularização do fornecimento, destacando os riscos que as ligações clandestinas podem gerar para quem comete a infração e para quem está no entorno”, afirmou José Luis Salas, diretor de Redes da Enel Rio. Segundo ele, as ligações irregulares sobrecarregam o sistema e aumentam o número de interrupções.
Áreas de risco concentram perdas
Um dos maiores obstáculos para a distribuidora está nas chamadas áreas de severa restrição operacional. Nesses locais, que reúnem 17% dos clientes da Enel Rio, estão concentrados 59% de todas as perdas não técnicas. Entre 2004 e 2024, o número de unidades consumidoras nesses territórios cresceu 541%.
Para tentar reduzir o problema, a empresa realizou 115 mil inspeções na rede elétrica no primeiro semestre e contou com apoio da Polícia Civil em 127 registros de ocorrência. Até junho, 78 pessoas foram presas em flagrante por furto de energia.
Crime e risco à vida
A Enel lembra que fraudes e furtos de energia configuram crime, com pena prevista de um a oito anos de prisão. Além da responsabilização criminal, os envolvidos são cobrados pelos valores retroativos, acrescidos de multa. Tanto quem executa a fraude quanto o titular da conta podem responder.
Além das perdas financeiras e do impacto na qualidade do serviço, a prática coloca vidas em risco. Tentativas de ligação direta na rede ou manipulação de medidores por pessoas não qualificadas podem resultar em choques e acidentes fatais.
Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo site Enel Rio, pelo aplicativo da concessionária ou pelo telefone 0800 280 0120.