PolíticaEstado do RioSegurança Pública

RJ: Governador Cláudio Castro se reúne com os presidentes do Senado e da Câmera para ter regras mais rígidas contra o crime

Compartilhe

Em uma força-tarefa pela segurança pública e a saúde financeira do Rio de Janeiro, o governador Cláudio Castro se reuniu nesta quarta-feira (17), com os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. A pauta principal dos encontros foi o endurecimento das leis para o combate ao crime organizado, além de discutir a renegociação da dívida dos Estados com a União.

clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” no WhatsApp:

Durante as reuniões, Castro enfatizou a necessidade de apoio do Parlamento para avançar projetos que aprimorem a legislação penal. O governador destacou a importância de endurecer as penas e dificultar a liberação de presos acusados de crimes durante audiências de custódia. “Precisamos de mudanças na legislação penal para enfrentar o crime organizado com mais eficácia”, afirmou Castro, ressaltando propostas já apresentadas pelo Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud).

“Já apresentamos e eu vim pedir aos presidentes (Lira e Pacheco) que se devotem a essa pauta no segundo semestre, para que não se torne uma missão impossível fazer segurança pública no Brasil.” – declarou o governador.
 

Castro enfatizou que é preciso aprimorar as leis “para que o crime não compense”, além de discutir a questão das audiências de custódia e acabar com o “prende e solta”.
 

“Precisamos endurecer as regras, sobretudo a questão da progressão de pena daqueles que usam armas de calibre restrito, aqueles que têm no crime organizado a sua ação. Esses pertencem a uma instituição criminosa e não podem ter benefícios. Então, temos esse pleito de endurecimento das regras, sobretudo para organizações criminosas.” afirmou Cláudio Castro, ressaltando ainda a necessidade de ações mais rígidas para impedir efetivamente a entrada de armas e drogas no país, e o endurecimento de penas para quem porta arma de guerra.
 
Outro tema de grande importância abordado por Cláudio Castro foi a renegociação da dívida do Rio de Janeiro com a União, que atualmente soma R$ 194 bilhões. O governador destacou a proposta apresentada em 9 de julho por Rodrigo Pacheco, que busca uma solução abrangente para todos os estados. A proposta foi elaborada a partir de conversas com Castro e outros governadores e agora será discutida no Congresso.
 
O que buscamos é uma solução conjunta para o Rio e todos os estados. Não adianta fazer propostas sem razoabilidade. O senador (Alcolumbre) entendeu que o Estado do Rio está com muito pé no chão e querendo fazer uma discussão de Brasil. E que essa discussão de Brasil passa pelos estados estarem novamente pujantes e equilibrados.” pontuou.
 
Além dos presidentes do Senado e da Câmara, Castro também conversou com o senador Davi Alcolumbre, que será o relator da matéria. O governador reforçou a importância de acelerar a discussão sobre a renegociação da dívida, considerando a urgência da situação financeira do Rio de Janeiro e de outros estados.


Compartilhe

Comments are closed.

Next Article:

0 %