RJ: OAB-RJ denuncia violação de sigilo entre investigado e advogado

julho 2, 2024

Compartilhe

A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro (OAB-RJ) criticou duramente a ação da Polícia Federal (PF) ao incluir em um inquérito um diálogo protegido pelo sigilo entre um empresário e seu advogado. Segundo a entidade, o episódio configura uma “aberração jurídica”. O diálogo, registrado durante uma investigação sobre tráfico internacional de drogas, ocorreu em dezembro de 2022.

Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” no WhatsApp:

De acordo com a OAB-RJ, tanto a Constituição Federal quanto o Código de Processo Penal garantem o sigilo das comunicações entre um advogado e seu cliente, incluindo cartas, telefonemas e conversas presenciais. Essas comunicações não podem ser usadas como prova em processos judiciais.

O caso tramitava em sigilo na 4ª Vara Federal Criminal na Justiça Federal e tornou-se público recentemente, nas alegações finais — razão pela qual Jairo só agora está questionando a violação.

“A PF vai na casa do meu cliente, ele não está lá. Em seguida ele me telefona. O número dele está grampeado, o meu não. É óbvio que o meu cliente iria me ligar para entender o que estava acontecendo. Aí o delegado coloca [no processo] que eu sou advogado e que defendo ele. Sabia e cometeu um crime. É ilegal e é uma forma de intimidar os advogados e a classe”, declarou Jairo.

O empresário Rodrigo de Oliveira Rodrigues, suspeito de tráfico de drogas, estava sendo monitorado pela PF, que grampeou seus telefones com autorização judicial. No dia 8 de dezembro de 2022, após tentativas fracassadas de intimá-lo para depor, Rodrigo telefonou para seu advogado, Jairo de Magalhães Pereira, em busca de orientações. A conversa foi gravada e, segundo a OAB-RJ, um trecho foi destacado no inquérito pelo delegado Rodrigo Maltez Gonzalez Domingues, da PF de Nova Iguaçu, que identificou Jairo como advogado de Rodrigo.

As comissões de Prerrogativas e de Direitos Humanos da OAB-RJ consideram a ação do delegado uma forma de intimidação. O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Assistência Judiciária da OAB-RJ, José Agripino da Silva Oliveira, classificou o ato como uma “aberração jurídica”.

Rodrigo de Oliveira Rodrigues chegou a ser preso e denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF), mas atualmente responde ao crime em liberdade, após um parecer favorável do MPF.

A reportagem tentou contato com o delegado Rodrigo Maltez Gonzalez Domingues, a Polícia Federal, o Ministério Público Federal e a Justiça Federal, mas até o fechamento desta matéria não obteve respostas.

“O doutor Jairo, que é membro da Comissão, nos procurou para denunciar essa aberração jurídica e uma tentativa, uma forma, de intimidação feita por esse delegado. Vamos cobrar um posicionamento da Polícia Federal, do juiz do caso e do superintendente da Polícia Federal no Rio. Não pode fazer esse tipo de gravação ilegal e colocar a conversa de um advogado com seu cliente em um processo. Vamos exigir que essa parte seja retirada dos autos”.

O presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB-RJ, Rafael Borges, destaca que claramente houve “uma violação ao ofício do colega”.

“Tomamos ciência da violação do sigilo de correspondência entre advogado e cliente, realizado a pretexto de conduzir uma investigação criminal. O sigilo é inviolável e a exceção a essa regra só é admitida quando existem fundadas suspeitas de participação do próprio advogado em atividade criminosa. A OAB irá intervir, acompanhar e exigir que as autoridades preservem as prerrogativas profissionais deste ou de qualquer outro advogado que seja afetado”, afirmou Borges.

A OAB-RJ informou que duas de suas comissões estão acionando a Justiça para invalidar a inclusão do diálogo no inquérito, argumentando que a proteção do sigilo entre advogado e cliente é um direito fundamental e inalienável.


Compartilhe
Corinthians x Vasco: final da Copa do Brasil começa nesta quarta-feira (17)

Corinthians x Vasco: final da Copa do Brasil começa nesta quarta-feira (17)

dezembro 17, 2025

CompartilheCorinthians e Vasco se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h30 (horário de Brasília), pelo primeiro jogo da final da Copa do Brasil, na Neo Química Arena, em São Paulo. A partida terá transmissão ao vivo pela TV Globo, sportv, Premiere, ge e Amazon Prime Video. ✅Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do

Flamengo enfrenta PSG pela final do Intercontinental; onde assistir ao vivo, horário e prováveis escalações

Flamengo enfrenta PSG pela final do Intercontinental; onde assistir ao vivo, horário e prováveis escalações

dezembro 17, 2025

CompartilheParis Saint-Germain e Flamengo se enfrentam nesta quarta-feira, às 14h (horário de Brasília), na final da Copa Intercontinental 2025. A partida será disputada no Estádio Ahmad bin Ali, localizado no distrito de Al Rayyan, a cerca de 20 quilômetros de Doha, no Catar. ✅Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio”

Rio entra em Estágio 2 devido à chuva e ventos fortes; há registros de alagamentos e queda de árvore

Rio entra em Estágio 2 devido à chuva e ventos fortes; há registros de alagamentos e queda de árvore

dezembro 17, 2025

CompartilheO município do Rio de Janeiro entrou em Estágio 2 na manhã desta quarta-feira (17), em razão de registros de chuva e ventos fortes. A informação foi divulgada pelo Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio (COR-Rio). Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias

Itaboraí realiza Ita Fla Fest com futebol, música e lazer

Itaboraí realiza Ita Fla Fest com futebol, música e lazer

dezembro 16, 2025

CompartilheA Prefeitura de Itaboraí promove nesta quarta-feira (17) mais uma edição do Ita Fla Fest, evento gratuito que reúne torcedores do Flamengo e o público em geral em uma programação de lazer e entretenimento. A iniciativa é organizada pela Secretaria Municipal de Turismo e Eventos (SEMTUR) e será realizada na Praça Itamar da Silva Júnior,

Presidente da Alerj, Guilherme Delaroli  exonera assessores ligados a Bacellar

Presidente da Alerj, Guilherme Delaroli exonera assessores ligados a Bacellar

dezembro 16, 2025

CompartilheO presidente em exercício da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Guilherme Delaroli (PL), exonerou nesta terça-feira quatro servidores ligados ao presidente afastado da Casa, deputado estadual licenciado Rodrigo Bacellar (União Brasil). As exonerações foram publicadas em edição extra do Diário Oficial, após a deflagração de uma nova fase de operação da

Governo do Rio remove barricadas em seis municípios e reforça retomada de vias

Governo do Rio remove barricadas em seis municípios e reforça retomada de vias

dezembro 16, 2025

CompartilheAção aconteceu em 13 comunidades; cinco suspeitos foram presos e dois fuzis apreendidos O Governo do Estado do Rio de Janeiro realizou, na segunda-feira (15/12), mais uma etapa da Operação Barricada Zero, com ações simultâneas em seis municípios fluminenses. Ao todo, cinco criminosos foram presos, dois fuzis apreendidos e cerca de 349 toneladas de barricadas

Calor intenso marca a terça-feira no Rio, com previsão de mudança no tempo nos próximos dias

Calor intenso marca a terça-feira no Rio, com previsão de mudança no tempo nos próximos dias

dezembro 16, 2025

CompartilheO calor segue intenso no Rio de Janeiro. De acordo com o Sistema Alerta Rio, a temperatura máxima nesta terça-feira pode chegar a 39 °C na cidade. Há previsão de pancadas de chuva nos períodos da tarde e da noite, que podem vir acompanhadas de raios e rajadas de vento de intensidade moderada a forte.

Eduardo Paes assina decreto que libera bermudas para servidores municipais

Eduardo Paes assina decreto que libera bermudas para servidores municipais

dezembro 16, 2025

CompartilheO prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, assinou um decreto, publicado nesta terça-feira no Diário Oficial do Município, que autoriza o uso de bermudas durante o expediente. A medida entrou em vigor na data da publicação e é válida até o dia 31 de março do próximo ano.  Clique aqui para seguir o canal

Idosa ferida em incêndio no Leme morre antes de chegar a unidade de saúde

Idosa ferida em incêndio no Leme morre antes de chegar a unidade de saúde

dezembro 16, 2025

CompartilheUma idosa de 85 anos morreu após ser ferida em um incêndio que atingiu uma loja de motos elétricas no bairro do Leme, na Zona Sul do Rio de Janeiro, na noite desta segunda-feira. A vítima, identificada como Elzira Cenci, chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu antes de dar entrada

PF prende desembargador na segunda fase da Operação Unha e Carne

PF prende desembargador na segunda fase da Operação Unha e Carne

dezembro 16, 2025

CompartilheA Polícia Federal prendeu, na manhã desta terça-feira, o desembargador Macário Judice Neto, relator do processo envolvendo Thiego Raimundo dos Santos Silva, conhecido como TH Jóias, no Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2). A informação foi divulgada pelo colunista Lauro Jardim.  Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e