O sábado (21) no Rio de Janeiro deve permanecer com céu nublado a encoberto, além de previsão de chuva fraca entre a tarde e a noite. A temperatura máxima deve ficar próxima dos 30 °C, de acordo com o Sistema Alerta Rio.
✅Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!
O verão tem início oficial neste domingo (22) e já começa com tempo firme na capital fluminense. A previsão indica sol, ausência de chuva e temperatura máxima em torno de 34 °C. Com a nova estação, os dias passam a ser mais longos do que as noites, e o período tende a registrar temperaturas mais elevadas e maior ocorrência de chuvas intensas.
Segundo o Alerta Rio, o fenômeno La Niña não deve ter impacto significativo neste verão, diferentemente do observado no último, quando os termômetros chegaram a marcar 44 °C em fevereiro. Ainda assim, a estação será marcada por mudanças rápidas nas condições do tempo. A média estimada de chuva para o verão na cidade é de 456,6 milímetros, com base em dados históricos entre 1997 e 2024.
De acordo com a meteorologista-chefe do Alerta Rio, Raquel Franco, os episódios de chuva podem se estender por várias horas ou até dias, influenciados por sistemas típicos da estação, como frentes frias mais lentas, sistemas de baixa pressão e canais de umidade vindos da Amazônia.
Para os meses de janeiro, fevereiro e março, a previsão para o estado do Rio de Janeiro aponta volumes de chuva abaixo da média climatológica, enquanto as temperaturas devem permanecer acima do normal.
Entre domingo e terça-feira, a tendência é de redução da nebulosidade na cidade do Rio, sem previsão de chuva. Os ventos devem variar de fracos a moderados, podendo atingir rajadas de até 52 km/h. As temperaturas entram em elevação, com máxima prevista de 35 °C na terça-feira.
Meteorologistas ouvidos apontam que o verão de 2026 pode manter características semelhantes às deste ano, com ocorrência de ondas de calor e chuvas intensas. Segundo Guilherme Borges, da FieldPRO, os períodos de maior calor devem se concentrar entre fevereiro e março.
Já Cesar Soares, do Climatempo, projeta temperaturas ainda mais elevadas, com médias de 1 a 2 graus acima do normal. A principal preocupação, segundo ele, é a irregularidade das chuvas, que tendem a ocorrer na forma de temporais isolados no fim da tarde, aumentando o risco de alagamentos, inundações e deslizamentos.