São Gonçalo passa a oferecer inserção de DIU Mirena na rede pública
A Secretaria de Saúde de São Gonçalo anunciou que, a partir desta quinta-feira (12), as mulheres da cidade poderão contar com o serviço de inserção do DIU Mirena na rede pública. O dispositivo intrauterino, em formato de T e que libera hormônios, é indicado para tratar condições como sangramento uterino anormal, miomas e endometriose, além de ser um método contraceptivo de alta eficácia com duração de até cinco anos.
✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!
O procedimento será realizado em quatro unidades de saúde:
Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima (Jardim Catarina)
Ambulatório do Hospital Dr. Luiz Palmier (Zé Garoto)
Clínica Municipal do Mutondo
Clínica Municipal do Colubandê
Para agendar o procedimento, as interessadas devem procurar uma unidade básica de saúde e atender aos seguintes requisitos: apresentar guia de referência com indicação médica, realizar ultrassonografia transvaginal, testes rápidos de HIV e sífilis, além de teste de gravidez (rápido ou Beta HCG).
Apoio integral à saúde da mulher
A iniciativa faz parte do Programa de Atenção Integral de Saúde da Mulher, que capacitou profissionais para orientar as pacientes sobre os benefícios e requisitos do uso do DIU Mirena. A secretária de Saúde destacou que o dispositivo não apenas auxilia no planejamento familiar, mas também é um recurso terapêutico eficaz no tratamento de diversas condições ginecológicas.
Com a novidade, São Gonçalo avança na ampliação do acesso a métodos contraceptivos e tratamentos especializados, promovendo mais qualidade de vida para as mulheres da cidade.