Saquarema inaugura mega escola com capacidade para até 1.000 alunos

abril 2, 2024

Compartilhe

A Prefeitura de Saquarema inaugurou, nesta segunda-feira, 01, a maior escola da cidade. O novo Colégio Gustavo Campos da Silveira foi entregue em uma cerimônia concorrida, cheia de emoção e com muitas novidades para a população.

A nova instituição educacional apresenta 19 salas de aula, 4 salas multiuso, refeitório, quadra poliesportiva, sala multissensorial, sala de banda, laboratórios de matemática e informática, sala de atendimento médico, espaços administrativos, biblioteca e muito mais. Com mais de 5 mil metros quadrados de área construída, tem capacidade para atender mil alunos da Educação Infantil ao 9° Ano do Ensino Fundamental.

“Há 32 anos, inauguramos o antigo colégio, ali no início do Campo de Aviação. Hoje, estamos aqui, celebrando esta grande conquista para a população do 1° Distrito. O novo Gustavo Campos é um salto de qualidade e infraestrutura na Educação da nossa cidade”, comemorou o Secretário Municipal de Educação, Cultura, Inclusão, Ciência e Tecnologia, Antonio Peres Alves.

“Aqui, no novo Gustavo, os alunos terão ensino de qualidade em um ambiente especialmente pensado para o desenvolvimento e a educação das nossas crianças. Cada cantinho dessa escola é especial e tenho certeza de que nossos professores desempenharão um excelente trabalho para que a escola continue sendo destaque no IDEB em todo o Estado do Rio de Janeiro”, afirmou a Prefeita Manoela Peres.



Sala Multissensorial

No Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo, o novo Colégio Municipal Gustavo Campos da Silveira apresenta uma novidade em sua estrutura física: a Sala Multissensorial. O espaço foi criado a partir dos trabalhos do GT de Inclusão, Acessibilidade e Diversidade, que reúne funcionários de diversas secretarias da Administração Municipal.

A Sala Multissensorial tem como objetivo ampliar a inclusão e facilitar a experiência de pessoas neurodivergentes. O espaço foi projetado para facilitar a experiência dessas pessoas durante o período escolar, com iluminação especial, painéis de atividades e mobiliário projetado para proporcionar conforto e tranquilidade.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição de desenvolvimento neurológico, definida por dificuldades de comunicação e interação social, além da presença de comportamentos ou interesses repetitivos ou restritos. Embora os sintomas configurem o núcleo do transtorno, a gravidade e a apresentação em cada indivíduo são variáveis, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). O transtorno é permanente, sem possibilidade de cura, mas o diagnóstico e a intervenção precoces contribuem para alterar o prognóstico, suavizar os sintomas e ampliar a qualidade de vida. A causa do transtorno do espectro do autismo permanece desconhecida. Evidências científicas apontam que a origem seja relacionada a uma combinação de fatores genéticos e ambientais.

“A Sala Multissensorial do Gustavo Campos foi pensada para atender nossos alunos com TEA. Atualmente, temos uma grande parcela de estudantes diagnosticados com o transtorno em nossa rede municipal de Educação. O espaço servirá para que esses alunos tenham um atendimento especial nos momentos em que saem do foco ou desregulam. É um local onde eles poderão se acalmar e voltar às atividades escolares”, informou a Subsecretária Municipal de Inclusão Educacional, Helen Silvia Ribeiro.

Integrada à Sala Multissensorial, fica a Sala do Sossego, local mais reservado e cuidadosamente planejado para servir como refúgio para crianças neurotípicas, que podem ficar incomodadas com excesso de estímulos.

Atualmente, todas as escolas da Rede Municipal de Educação contam com Salas Multiuso, onde a Subsecretaria Municipal de Inclusão Educacional promove ações para os alunos neurotípicos. Esses espaços estão passando por adequação para a instalação de Salas Multissensoriais, seguindo o modelo da unidade criada no novo Gustavo Campos da Silveira. As novas escolas em construção já possuem a estrutura no projeto da obra.


Compartilhe
Protesto de mototaxistas interdita Avenida Niemeyer no Vidigal

Protesto de mototaxistas interdita Avenida Niemeyer no Vidigal

junho 27, 2024

Compartilhe Na tarde desta quinta-feira, uma manifestação de mototaxistas bloqueou completamente a Avenida Niemeyer, na altura da comunidade do Vidigal. A CET-Rio e a Polícia Militar foram acionadas para acompanhar e monitorar o protesto, que teve início por volta das 14h. Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” no WhatsApp:

Justiça garante retorno dos ônibus “Laranjinhas” em Itaboraí

Justiça garante retorno dos ônibus “Laranjinhas” em Itaboraí

junho 27, 2024

Compartilhe Os ônibus gratuitos conhecidos como “Laranjinhas”, oferecidos pela Prefeitura de Itaboraí, voltarão a circular na próxima semana com ar-condicionado, após decisão judicial favorável. O Deputado Estadual Guilherme Delaroli (PL) comemorou a decisão no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) nesta quinta-feira. Com a extinção do processo judicial, não cabe

Detran-RJ passa a emitir novo modelo da carteira de identidade nacional

Detran-RJ passa a emitir novo modelo da carteira de identidade nacional

junho 27, 2024

Compartilhe A partir da próxima segunda-feira (02/07), o Detran.RJ começará a emitir o novo modelo da Carteira de Identidade Nacional (CIN) para cidadãos de todas as idades. Desenvolvido com o objetivo de dificultar fraudes, o novo documento utiliza o CPF como único número de identificação e adota codificação internacional semelhante à utilizada em passaportes, conhecida

Rio promove 3ª edição da ExpoRio turismo

Rio promove 3ª edição da ExpoRio turismo

junho 27, 2024

Compartilhe O Complexo Lagoon será palco da 3ª edição da ExpoRio Turismo, o maior evento de turismo do Estado do Rio de Janeiro, entre os dias 27 e 30 de junho. Organizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e da TurisRio, com apoio da Fecomércio RJ e parceria

RJ: Operação da PF e MPRJ predem quadrilha interestadual de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro

RJ: Operação da PF e MPRJ predem quadrilha interestadual de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro

junho 27, 2024

Compartilhe Em uma operação conjunta entre a Polícia Federal (PF) e o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) predem uma quadrilha interestadual de tráfico de drogas. O grupo criminoso usava carros e relógios de luxo para lavagem de dinheiro. O chefe da organização foi preso na quarta-feira (26), em Itapema, Santa Catarina.

Deputado Guilherme Delaroli solicita melhoria na infraestrutura de escolas estaduais em Itaboraí

Deputado Guilherme Delaroli solicita melhoria na infraestrutura de escolas estaduais em Itaboraí

junho 26, 2024

Compartilhe O deputado estadual Guilherme Delaroli (PL), presidente da Comissão de Obras da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), formalizou pedidos ao governo estadual para melhorias na infraestrutura de escolas no município de Itaboraí. As solicitações, que já foram publicadas no Diário Oficial, visam reformas emergenciais em várias unidades educacionais da região. Delaroli pediu ao governador

Operação do Detran-RJ interdita três ferros-velhos em São Gonçalo

Operação do Detran-RJ interdita três ferros-velhos em São Gonçalo

junho 26, 2024

Compartilhe A Operação Desmonte, coordenada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, interditou três ferros-velhos na Avenida Franklin Roosevelt, em São Gonçalo, nesta terça-feira (26). Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” no WhatsApp: A ação, liderada pelo Detran.RJ, revelou que os estabelecimentos operavam sem a devida licença e

Rodoviária do Rio adota sistema de câmeras com reconhecimento facial

Rodoviária do Rio adota sistema de câmeras com reconhecimento facial

junho 25, 2024

Compartilhe O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Polícia Militar, firmou uma parceria para a implantação do Sistema de Videomonitoramento Urbano na Rodoviária do Rio. A partir desta semana, operadores da PM, baseados no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), monitorarão imagens em tempo real do

Rio terá parcelamento do IPVA em até 12 vezes iguais

Rio terá parcelamento do IPVA em até 12 vezes iguais

junho 25, 2024

Compartilhe O Governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou um novo programa que permitirá o parcelamento de dívidas do IPVA em até 12 vezes iguais. Criado pela Lei 10.433/2024, publicada no Diário Oficial nesta terça-feira (25/06), o programa “IPVA em Dia” abrangerá débitos acumulados entre 2020 e 2023. No entanto, a adesão ao programa

Polícia realiza operação para conter expansão de criminosos na Cidade de Deus, Zona Oeste do Rio

Polícia realiza operação para conter expansão de criminosos na Cidade de Deus, Zona Oeste do Rio

junho 25, 2024

Compartilhe A Polícia Militar está realizando uma operação na Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, com o objetivo de conter a expansão territorial de criminosos e reprimir o roubo de veículos. A ação envolve policiais do 18º BPM (Jacarepaguá), que estão percorrendo diversas ruas da comunidade. Clique aqui para seguir o