Saquarema inaugura mega escola com capacidade para até 1.000 alunos

abril 2, 2024

Compartilhe

A Prefeitura de Saquarema inaugurou, nesta segunda-feira, 01, a maior escola da cidade. O novo Colégio Gustavo Campos da Silveira foi entregue em uma cerimônia concorrida, cheia de emoção e com muitas novidades para a população.

A nova instituição educacional apresenta 19 salas de aula, 4 salas multiuso, refeitório, quadra poliesportiva, sala multissensorial, sala de banda, laboratórios de matemática e informática, sala de atendimento médico, espaços administrativos, biblioteca e muito mais. Com mais de 5 mil metros quadrados de área construída, tem capacidade para atender mil alunos da Educação Infantil ao 9° Ano do Ensino Fundamental.

“Há 32 anos, inauguramos o antigo colégio, ali no início do Campo de Aviação. Hoje, estamos aqui, celebrando esta grande conquista para a população do 1° Distrito. O novo Gustavo Campos é um salto de qualidade e infraestrutura na Educação da nossa cidade”, comemorou o Secretário Municipal de Educação, Cultura, Inclusão, Ciência e Tecnologia, Antonio Peres Alves.

“Aqui, no novo Gustavo, os alunos terão ensino de qualidade em um ambiente especialmente pensado para o desenvolvimento e a educação das nossas crianças. Cada cantinho dessa escola é especial e tenho certeza de que nossos professores desempenharão um excelente trabalho para que a escola continue sendo destaque no IDEB em todo o Estado do Rio de Janeiro”, afirmou a Prefeita Manoela Peres.



Sala Multissensorial

No Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo, o novo Colégio Municipal Gustavo Campos da Silveira apresenta uma novidade em sua estrutura física: a Sala Multissensorial. O espaço foi criado a partir dos trabalhos do GT de Inclusão, Acessibilidade e Diversidade, que reúne funcionários de diversas secretarias da Administração Municipal.

A Sala Multissensorial tem como objetivo ampliar a inclusão e facilitar a experiência de pessoas neurodivergentes. O espaço foi projetado para facilitar a experiência dessas pessoas durante o período escolar, com iluminação especial, painéis de atividades e mobiliário projetado para proporcionar conforto e tranquilidade.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição de desenvolvimento neurológico, definida por dificuldades de comunicação e interação social, além da presença de comportamentos ou interesses repetitivos ou restritos. Embora os sintomas configurem o núcleo do transtorno, a gravidade e a apresentação em cada indivíduo são variáveis, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). O transtorno é permanente, sem possibilidade de cura, mas o diagnóstico e a intervenção precoces contribuem para alterar o prognóstico, suavizar os sintomas e ampliar a qualidade de vida. A causa do transtorno do espectro do autismo permanece desconhecida. Evidências científicas apontam que a origem seja relacionada a uma combinação de fatores genéticos e ambientais.

“A Sala Multissensorial do Gustavo Campos foi pensada para atender nossos alunos com TEA. Atualmente, temos uma grande parcela de estudantes diagnosticados com o transtorno em nossa rede municipal de Educação. O espaço servirá para que esses alunos tenham um atendimento especial nos momentos em que saem do foco ou desregulam. É um local onde eles poderão se acalmar e voltar às atividades escolares”, informou a Subsecretária Municipal de Inclusão Educacional, Helen Silvia Ribeiro.

Integrada à Sala Multissensorial, fica a Sala do Sossego, local mais reservado e cuidadosamente planejado para servir como refúgio para crianças neurotípicas, que podem ficar incomodadas com excesso de estímulos.

Atualmente, todas as escolas da Rede Municipal de Educação contam com Salas Multiuso, onde a Subsecretaria Municipal de Inclusão Educacional promove ações para os alunos neurotípicos. Esses espaços estão passando por adequação para a instalação de Salas Multissensoriais, seguindo o modelo da unidade criada no novo Gustavo Campos da Silveira. As novas escolas em construção já possuem a estrutura no projeto da obra.


Compartilhe
RJ: CCR Barcas abre vagas de emprego para cargos de nível médio

RJ: CCR Barcas abre vagas de emprego para cargos de nível médio

maio 22, 2024

Compartilhe A CCR Barcas anunciou a abertura de cinco vagas de emprego para candidatos com ensino médio completo. As oportunidades oferecidas pela empresa incluem cargos de auxiliar de atendimento ao cliente, operador de terminal, moço de máquinas, marinheiro auxiliar de convés e moço de convés. Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias

PM realiza prisões e apreensões de drogas e armas em Niterói e São Gonçalo

PM realiza prisões e apreensões de drogas e armas em Niterói e São Gonçalo

maio 22, 2024

Compartilhe Na manhã desta quarta-feira (22/05), policiais militares do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Niterói prenderam dois traficantes na comunidade do Inferninho, em Piratininga, na Região Oceânica da cidade. Durante a operação, foram apreendidas duas armas de fogo, 147 trouxas de maconha, 115 pedras de crack, 80 pinos de cocaína, munições e um

Mortes por intervenções policiais no RJ tem queda no mês de abril

Mortes por intervenções policiais no RJ tem queda no mês de abril

maio 22, 2024

Compartilhe As mortes decorrentes de intervenções policiais no Rio de Janeiro caíram 42% em abril deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado, de acordo com o Instituto de Segurança Pública (ISP). No acumulado de janeiro a abril, a redução foi ainda mais significativa, chegando a 51% em relação ao mesmo período de

Justiça do RJ proíbe confisco de créditos não utilizados do RioCard

Justiça do RJ proíbe confisco de créditos não utilizados do RioCard

maio 22, 2024

Compartilhe A Justiça do Rio de Janeiro acatou um pedido da Defensoria Pública e proibiu a prática de confiscar créditos não utilizados nos cartões RioCard após um ano. Com essa decisão, todos os valores retidos e não utilizados serão devolvidos aos consumidores após o trânsito em julgado. Clique aqui para seguir o canal “RJ Info

Perseguição na Zona Sul termina com quatro mortos, incluindo dois policiais

Perseguição na Zona Sul termina com quatro mortos, incluindo dois policiais

maio 22, 2024

Compartilhe Uma perseguição policial terminou com a morte de dois policiais militares e dois suspeitos no Jardim Botânico, Zona Sul do Rio de Janeiro, na madrugada desta quarta-feira (22). A ação resultou em um grave acidente envolvendo a viatura da polícia e o carro dos suspeitos, que capotaram durante a perseguição. Clique aqui para seguir

Tiroteio e barricadas em chamas bloqueiam via na Ilha do Governador, na zona Norte

Tiroteio e barricadas em chamas bloqueiam via na Ilha do Governador, na zona Norte

maio 22, 2024

Compartilhe Uma intensa operação policial e confrontos violentos paralisaram a Estrada das Canárias, na Ilha do Governador, na manhã desta quarta-feira. Policiais militares realizam uma ação no Morro do Barbante, em resposta a uma disputa territorial, resultando na prisão de três pessoas. Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” no

Estado do Rio poderá ter novas eleições em caso de cassação do governador; vice e presidente da Alerj

Estado do Rio poderá ter novas eleições em caso de cassação do governador; vice e presidente da Alerj

maio 22, 2024

CompartilheCaso a cassação da cúpula do poder do Governo do Rio e da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro se concretize, o Estado do Rio deverá ter novas eleições diretas como prevê a legislação. Tanto o governador Claudio Castro quanto seu vice Thiago Pampolha e o presidente da Alerj Rodrigo Bacellar (terceiro na linha de

Polícia Civil realiza operação em São Gonçalo contra exploração sexual de crianças e adolescentes

Polícia Civil realiza operação em São Gonçalo contra exploração sexual de crianças e adolescentes

maio 21, 2024

Compartilhe A Polícia Civil deflagrou nesta terça-feira a 3ª fase da “Operação Bad Vibes”, visando combater a exploração sexual de crianças e adolescentes. A ação aconteceu em várias cidades, incluindo São Gonçalo, resultando na prisão em flagrante de seis homens suspeitos de pedofilia. Os agentes também cumpriram seis mandados de busca e apreensão nos municípios

Surfista morre afogado em Itacoatiara

Surfista morre afogado em Itacoatiara

maio 21, 2024

Compartilhe Na tarde de segunda-feira, 20 de maio, um trágico acidente abalou os frequentadores da praia de Itacoatiara, na Região Oceânica de Niterói. Eduardo Oliveira, de 49 anos, morreu afogado durante uma ressaca enquanto surfava com uma prancha de bodyboard. Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” no WhatsApp: De

Caso Anic Herdy: Mentor do sequestro desligou celular para não deixar rastros

Caso Anic Herdy: Mentor do sequestro desligou celular para não deixar rastros

maio 21, 2024

Compartilhe Lourival Correa Netto Fadiga, conhecido como ‘Gordo’ ou ‘Fatica’, é apontado pela Polícia Civil como o mentor do sequestro de Anic de Almeida Peixoto Herdy, de 54 anos. Utilizando seus conhecimentos em tecnologia da informação, Fadiga tentou evitar rastros durante o crime. A polícia destacou um longo período de desconexão do celular de Lourival