Suspeito de ataque no Cefet alegou assédio moral em ação encerrada pela Justiça

novembro 29, 2025

Compartilhe

O servidor público João Antônio Miranda Tello Ramos Gonçalves, apontado como autor dos disparos que mataram duas funcionárias do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) no Maracanã, Zona Norte do Rio, e que posteriormente tirou a própria vida, havia ingressado com uma ação judicial há quatro meses contra a União.

✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!

No processo, ele pedia indenização por assédio moral no ambiente de trabalho. Na última terça-feira, a Justiça Federal extinguiu a ação sem análise do mérito ao entender que o Cefet possui autonomia administrativa, e que a União não deveria integrar o polo passivo.

De acordo com a decisão, João Antônio afirmou ser servidor desde 2014 e relatou ter sido transferido de setor, contra sua vontade, há três anos. Ele declarou que, após a mudança, passou a sofrer “retaliação administrativa”, incluindo esvaziamento de atribuições, exclusão de espaços de decisão e isolamento no ambiente profissional, situação que teria contribuído para o agravamento de seu estado de saúde mental. O servidor também foi suspenso cautelarmente por 120 dias e, ao retornar, foi realocado para um terceiro departamento.

Na ação, a defesa sustentou que havia “passou a ser vítima de retaliação administrativa, por meio do esvaziamento de suas atribuições, exclusão de espaços de decisão e isolamento progressivo no ambiente de trabalho, situação que culminou no comprometimento de sua saúde mental”.

“Laudos e atestados médicos incontestáveis que indicam o agravamento de seu quadro de saúde em decorrência direta do ambiente laboral ao qual está atualmente submetido, sendo seu retorno à DIREN (Diretoria de Ensino) ou sua remoção para a DIAPE/DEMET (Divisão de Apoio Pedagógico) não apenas medida recomendável, mas necessária e urgente para evitar o comprometimento irreversível de sua saúde mental”, alegou a defesa do homem na ação.

As funcionárias Allane de Souza Pedrotti Matos e Layse Costa Pinheiro morreram após serem baleadas na cabeça na tarde desta sexta-feira (28). Elas chegaram a ser levadas para o Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro do Rio, mas não resistiram.

Allane era doutora em Letras pela PUC-Rio, com pesquisa em Linguística Aplicada concluída em 2020. Parte de sua formação ocorreu na University of Copenhagen, na Dinamarca, onde realizou pesquisas e ministrou disciplina como professora convidada, com financiamento da Capes. Graduada em Pedagogia pela UFRJ e com especialização em Psicomotricidade, ela também tinha mestrado em Sistemas de Gestão pela UFF.

Atuava como coordenadora da equipe pedagógica e acadêmica da Direção de Ensino do Cefet/RJ, além de integrar diversas comissões institucionais, incluindo a de Permanência e Êxito e a de Heteroidentificação. Fora da vida acadêmica, era cantora, compositora e pandeirista, integrante do Grupo Quilombo Urbano. Sua última publicação nas redes sociais foi na manhã desta sexta-feira, quando compartilhou um vídeo cantando “Queixa”, de Caetano Veloso.

Layse Costa Pinheiro era servidora pública federal desde 2014, ano em que ficou em primeiro lugar no concurso para psicóloga do Cefet. Atuou na área de Gestão de Pessoas até 2017, quando passou a trabalhar com Psicologia Escolar. Graduada pela Uerj, em 2013, ela era especialista em Gestão de Pessoas e havia ingressado no mestrado em Psicologia Social da Uerj, interrompido em 2017. Em suas redes sociais, se apresentava como apaixonada por música e dança de salão.

O ataque ocorreu na unidade do Cefet no Maracanã por volta das 15h50. Segundo relatos, João Antônio chegou pela manhã e se comportou normalmente. À tarde, entrou na direção da instituição e efetuou os disparos contra as duas servidoras. Em seguida, tirou a própria vida. As aulas do turno da noite foram suspensas.

A Polícia Militar, por meio do 6º BPM (Tijuca), informou que agentes foram acionados após registros de disparos dentro da unidade. As vítimas foram encontradas feridas e encaminhadas ao hospital. O corpo de João Antônio foi localizado posteriormente em outra área da instituição.

O episódio gerou pânico entre alunos e funcionários. Estudantes relataram ter ouvido os disparos e se abrigado em salas, cantinas e pátios até a chegada das equipes policiais, que orientaram o esvaziamento gradual do prédio. Professores afirmaram que não há treinamentos específicos para situações de violência armada ou emergência, e que as ações foram tomadas com base no instinto de proteção.


Compartilhe
Líderes do CV transferidos em operação no Rio

Líderes do CV transferidos em operação no Rio

novembro 12, 2025

CompartilheO Governo do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com o Governo Federal, realizou nesta quarta-feira (12) uma operação integrada que resultou na transferência de sete líderes do Comando Vermelho (CV) para presídios federais de segurança máxima. A ação foi coordenada pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap-RJ), em conjunto com o Ministério

Câmara do Rio discute criação de depósitos públicos e direitos dos camelôs

Câmara do Rio discute criação de depósitos públicos e direitos dos camelôs

novembro 12, 2025

CompartilheA Câmara Municipal do Rio de Janeiro realiza, nesta quinta-feira (13), às 14h, uma audiência pública para discutir a criação de depósitos públicos e as condições de trabalho dos ambulantes da cidade. O evento é promovido pela Comissão do Trabalho Informal, presidida pelo vereador Leonel de Esquerda (PT), e tem como tema “Direito de trabalhar,

Alerj vota projeto que pode autorizar venda do Maracanã

Alerj vota projeto que pode autorizar venda do Maracanã

novembro 12, 2025

CompartilheO futuro do Maracanã pode ser definido ainda nesta quarta-feira (12). A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) deve votar o projeto de lei que autoriza o Governo do Estado a vender 62 imóveis públicos com o objetivo de reduzir parte da dívida com a União, que deve ultrapassar R$ 12 bilhões em 2026.

Polícia descobre arsenal escondido em ônibus de turismo a caminho da Zona Norte do Rio

Polícia descobre arsenal escondido em ônibus de turismo a caminho da Zona Norte do Rio

novembro 12, 2025

CompartilheA Polícia Civil do Rio de Janeiro apreendeu, na última terça-feira (11), um carregamento de armas de fogo que teria como destino o Complexo do Alemão, na Zona Norte da capital. Durante a ação, uma mulher foi presa em flagrante. De acordo com a corporação, o armamento saiu de São Paulo e seria entregue a

Governo recua em plano de reduzir tarifas de metrô e trem no Rio

Governo recua em plano de reduzir tarifas de metrô e trem no Rio

novembro 12, 2025

CompartilheA secretária estadual de Transporte e Mobilidade Urbana do Rio de Janeiro, Priscila Sakalem, confirmou que não será possível implementar a redução das tarifas do metrô e do trem para R$ 4,70. A medida havia sido anunciada em maio pelo ex-secretário Washington Reis, mas dependia da assinatura do governador Cláudio Castro para ser efetivada. ✅

Réveillon de Copacabana tem primeiras atrações confirmadas

Réveillon de Copacabana tem primeiras atrações confirmadas

novembro 11, 2025

CompartilheAs primeiras atrações do Réveillon de Copacabana foram confirmadas nesta terça-feira (11). Entre os nomes anunciados estão Gilberto Gil, Alok e João Gomes, que fará sua estreia na tradicional virada do Rio.
 Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp! O pernambucano João Gomes,

Sesc RJ leva a magia do Natal para cidades do estado

Sesc RJ leva a magia do Natal para cidades do estado

novembro 11, 2025

CompartilheO Sesc RJ anunciou o início do Natal Sesc RJ 2025, projeto que promete espalhar o espírito natalino por 44 municípios fluminenses, incluindo Petrópolis, Magé, Nova Iguaçu e São Gonçalo. Com o tema “Vem viver + encontros”, a iniciativa contará com cortejos artísticos, shows musicais, decoração especial, árvores de Natal e a tradicional visita do

Niterói inicia revitalização da Avenida Amaral Peixoto

Niterói inicia revitalização da Avenida Amaral Peixoto

novembro 11, 2025

CompartilheA Prefeitura de Niterói deu início às obras de revitalização da Avenida Amaral Peixoto, um dos principais eixos viários do Centro da cidade. A ordem de início foi assinada na segunda-feira (10) pelo prefeito Rodrigo Neves. O projeto também contempla a Rua da Conceição, Rua Dr. Celestino, Praça da República e vias transversais. ✅ Clique

Polícia apura golpe “Boa noite, Cinderela” contra turista canadense no Rio

Polícia apura golpe “Boa noite, Cinderela” contra turista canadense no Rio

novembro 11, 2025

CompartilheA Polícia Civil investiga o caso de um turista canadense que afirma ter sido vítima do golpe conhecido como “Boa noite, Cinderela” na Zona Sul do Rio de Janeiro. O episódio ocorreu em 26 de outubro e foi registrado na 12ª DP (Copacabana). ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do

MPRJ recorre de absolvição em caso do Ninho do Urubu

MPRJ recorre de absolvição em caso do Ninho do Urubu

novembro 11, 2025

CompartilheO Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) recorreu, nesta segunda-feira (10), da decisão que absolveu os sete réus acusados pelo incêndio culposo ocorrido no Centro de Treinamento George Helal, conhecido como Ninho do Urubu, do Flamengo, em 8 de fevereiro de 2019. A tragédia resultou na morte de dez jovens atletas e

Anterior Próximos

Deixe um comentário