A partir de 1º de agosto, os consumidores de gás natural no estado do Rio de Janeiro terão uma redução nas tarifas, conforme anunciado pela Naturgy. O reajuste ocorre devido à diminuição no custo de aquisição do insumo fornecido pela Petrobras e beneficiará cerca de 1 milhão de clientes, incluindo os segmentos residencial, comercial, industrial e de Gás Natural Veicular (GNV).
✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!
Na Região Metropolitana do Rio (área atendida pela Ceg), a queda nas tarifas será, em média, de:
1,39% para o uso residencial (consumo de 7 m³/mês);
1,45% para o segmento comercial (400 m³/mês);
3,73% para postos de GNV;
3,47% para o setor industrial (3 Mm³/mês).
Já no interior do estado (atendido pela Ceg Rio), as reduções serão maiores:
3,50% no residencial;
4,07% no comercial;
7,27% para GNV;
5,56% na indústria.
Com a nova tarifa, o GNV continua sendo uma opção mais econômica em relação a outros combustíveis. A expectativa é de que o uso do gás veicular represente uma economia de até 50% em comparação ao etanol e à gasolina. Além disso, veículos movidos a GNV têm direito a um desconto de 62,5% no IPVA.
O estado do Rio de Janeiro mantém a liderança nacional no uso do GNV, com cerca de 1,7 milhão de veículos leves convertidos e mais de 700 postos oferecendo o combustível.
Do ponto de vista ambiental, o GNV também se destaca por emitir aproximadamente 20% menos dióxido de carbono do que combustíveis líquidos como gasolina e diesel.