A mostra Cosmologias da Imagem: Cinemas de Realização Indígena chega à sua última semana no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro. Em cartaz desde 16 de abril, o evento vai até o dia 12 de maio, com sessões gratuitas de 33 filmes produzidos por cineastas indígenas de diferentes etnias e regiões do Brasil.
A programação é composta por 12 longas e 21 curtas e médias-metragens, realizados entre 2011 e 2024, e organizados em 17 programas distribuídos por cinco eixos temáticos. As obras abordam temas como território, rituais, espiritualidade, performance e resistência cultural, com narrativas que reconfiguram o olhar sobre o documentário e o cinema brasileiro.
Entre os destaques da reta final está o longa “A Transformação de Canuto”, de Ariel Kuaray Ortega e Ernesto de Carvalho, vencedor de prêmios no Festival de Gramado e no IDFA, o maior festival de documentários do mundo. A exibição será no domingo (11), às 17h30, com acessibilidade em legenda descritiva e audiodescrição. No mesmo dia, às 16h, será exibido o Programa Tupinambá, com filmes da diretora Olinda Tupinambá.
A curadoria é da antropóloga Júnia Torres e da cineasta e artista visual Olinda Tupinambá. Para elas, as obras são parte de uma estética própria e sensível, que trazem ao centro da narrativa os corpos, rituais e visões de mundo dos povos originários. “As obras reconfiguram significativamente a linguagem do cinema documental”, afirma Torres.
A mostra integra a programação do Abril Indígena, tem realização da Filmes de Quintal, produção da Amarillo Produções e patrocínio do Banco do Brasil.
Programação da última semana:
-
07/05 (terça) – 18h: Programa Mbya Guarani
-
08/05 (quarta) – 16h: Programa Mebêngôkre-Kayapó | 18h: Programa Fulni-ô e Xavante
-
09/05 (quinta) – 16h: Programa Maxakali
-
10/05 (sexta) – 16h: Programa Mbya Guarani | 17h30: Programa Guarani Nhandeva
-
11/05 (sábado) – 16h: Programa Tupinambá | 17h30: “A Transformação de Canuto”
-
12/05 (domingo) – 18h: Programa Yanomami
As sessões acontecem na Sala de Cinema 1 do CCBB RJ, no Centro do Rio, com ingressos distribuídos gratuitamente a partir das 9h do dia de cada exibição, pelo site bb.com.br/cultura ou na bilheteria física.