Zona Norte do Rio registra maiores volumes de chuva nas últimas 24 horas
A cidade do Rio de Janeiro enfrentou um intenso volume de chuvas nas últimas 24 horas, com acumulados superiores a 100 milímetros em diversas regiões, segundo dados do Sistema Alerta Rio. A estação meteorológica da Tijuca/Muda foi a que registrou o maior índice de precipitação, com 141,6 mm. Em seguida, aparecem Alto da Boa Vista (128 mm), Avenida Brasil/Mendanha (125,6 mm), Anchieta (117,4 mm) e Tijuca (114,6 mm), conforme levantamento do Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura (COR-Rio) divulgado até as 5h15 deste sábado (5).
✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!
Na Grande Tijuca, a forte chuva levou ao acionamento de dez sirenes do Sistema de Alerta e Alarme da Defesa Civil Municipal, nas comunidades da Formiga, Andaraí e Borel. Pontos de apoio foram abertos para abrigar moradores, e equipes da Prefeitura se deslocaram até os locais. Com a redução da intensidade das chuvas, as sirenes foram desativadas por volta das 8h30.
A capital permanece em Estágio 2 — em uma escala que vai até 5 — desde as 6h05 de sexta-feira (4). A instabilidade começou ainda na madrugada, com os primeiros registros de chuva concentrados na Zona Oeste, especialmente em Campo Grande e Jacarepaguá. Ao anoitecer, as precipitações mais fortes se deslocaram para áreas da Zona Norte.
Nas últimas 24 horas, a Defesa Civil foi acionada 44 vezes. Foram registrados dois deslizamentos, em Bangu e no Morro do Andaraí, e um desabamento em Anchieta. Felizmente, não houve vítimas. O COR-Rio também contabilizou 24 bolsões d’água em vias principais e sete quedas de árvores ou galhos. Em Guadalupe, uma árvore tombou na Estrada do Camboatá, bloqueando uma faixa da pista na altura da Avenida Brasil, sentido Vila Militar.
A previsão para este sábado (5) indica continuidade das instabilidades. De acordo com o Sistema Alerta Rio, o transporte de umidade do oceano para o continente mantém o tempo instável ao longo do dia. A cidade deve permanecer com céu nublado, com possibilidade de chuva moderada a forte durante a manhã, e de intensidade moderada a fraca a partir do fim da tarde.
Ráfagas de vento já foram registradas em pontos como o Aeródromo da Base Aérea de Santa Cruz, onde os ventos atingiram 55,5 km/h entre 7h e 8h. A temperatura segue em queda, com mínima prevista de 17°C e máxima de 27°C.