Foto: Leonardo Fonseca
Região MetropolitanaCulturaMaricá

Maricá inaugura museu casa Darcy Ribeiro com tecnologia e interatividade

Compartilhe

A Praia de Cordeirinho, em Maricá, agora abriga o inovador Museu Casa Darcy Ribeiro, inaugurado nesta quarta-feira (19). O espaço cultural, que foi residência do renomado antropólogo Darcy Ribeiro, une tecnologia e interatividade para proporcionar uma experiência única aos visitantes. Foi nesta casa que Darcy Ribeiro escreveu sua obra-prima, “O Povo Brasileiro”.

Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” no WhatsApp:

Projetada pelo icônico arquiteto Oscar Niemeyer a pedido de Darcy, a casa tem uma arquitetura inspirada nas ocas dos povos indígenas do Xingu. O Museu Casa Darcy Ribeiro, com curadoria do artista Gringo Cardia e iniciativa da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), transforma a residência em um espaço de diálogo profundo com a sociedade brasileira. Através de instalações artísticas, vídeos, e diversos gêneros musicais como funk, rap, trap, além de slam e poesia, o museu explora a formação da civilização brasileira a partir da obra do pensador.

O museu oferece uma série de experiências interativas e sensoriais. Entre os destaques estão dois cinemas, uma sala de karaokê e outros espaços interativos. No karaokê, os visitantes podem gravar vídeos com fundos temáticos, que são enviados diretamente para seus e-mails. Outra sala incentiva a dança: quanto mais pessoas dançam e se movimentam, mais as luzes acompanham o ritmo.

Para momentos de contemplação, o museu oferece um cinema com espelhos infinitos, proporcionando uma imersão profunda na obra de Darcy Ribeiro. O acervo inclui objetos pessoais do antropólogo, como sua escrivaninha e o fardão da Academia Brasileira de Letras.

Além das salas interativas, o Museu Casa Darcy Ribeiro dispõe de um estúdio de podcast de uso gratuito mediante agendamento, biblioteca, auditório, café e espaços para visualização de vídeos. Os vídeos apresentam imagens históricas do pesquisador e depoimentos contemporâneos de pessoas que conviveram com ele, se inspiram em seu trabalho e aspiram a uma sociedade mais justa.

A inauguração do Museu Casa Darcy Ribeiro não apenas celebra a vida e a obra de um dos maiores intelectuais do Brasil, mas também oferece ao público uma nova forma de engajar com a rica história e cultura brasileira através da tecnologia e da arte interativa.


Compartilhe

You may also like

Comments are closed.