RJ: PF deflagra operação contra fraudes previdenciárias e estima prejuízo de R$ 9 milhões
A Polícia Federal desencadeou a Operação Estelião II, na manhã desta quarta-feira (11), com o objetivo de desarticular uma organização criminosa responsável por fraudes em benefícios previdenciários em diversos municípios do Rio de Janeiro. A ação ocorre em Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Armação dos Búzios, Belford Roxo, Duque de Caxias e na capital fluminense.
clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” no WhatsApp:
Ao todo, foram expedidos dois mandados de prisão preventiva, 12 mandados de busca e apreensão, além de três medidas cautelares alternativas à prisão, incluindo o afastamento de dois servidores públicos de suas funções. A investigação, que contou com o apoio do Núcleo Regional de Inteligência da Previdência Social no Rio de Janeiro, revelou um prejuízo de cerca de R$ 9 milhões aos cofres da previdência social.
A Operação Estelião II é uma continuidade da primeira fase, deflagrada em dezembro de 2023, quando foram apreendidos 27 cartões bancários em nome de terceiros, 70 documentos falsos e uma carteira da OAB/RJ, obtida de forma ilícita pelos investigados. O material recolhido na ocasião possibilitou a identificação de 27 benefícios previdenciários fraudulentos, a maioria obtidos desde 2010.
Além do desvio de recursos, a investigação descobriu a participação de gerentes bancários, servidores do INSS e outras pessoas que se passavam por beneficiários fictícios. Com base nas provas, a Justiça determinou o bloqueio de bens dos envolvidos, no valor equivalente ao prejuízo causado, além do sequestro de 11 imóveis.
Os investigados responderão por crimes como associação criminosa, estelionato previdenciário, falsificação de documentos públicos e lavagem de dinheiro. Somadas, as penas podem ultrapassar 26 anos de prisão.
Balanço parcial da operação:
Prisões: 3 pessoas presas, incluindo um flagrante por posse ilegal de arma de fogo.
Apreensões: 2 armas de fogo, 6 veículos, 1 jet ski, além de celulares, equipamentos eletrônicos e documentos diversos.
A operação reforça os esforços das autoridades para combater fraudes que afetam diretamente os recursos destinados à previdência social e ao bem-estar da população.