Rio de JaneiroClima/tempoSegurançaServiços

Rio de Janeiro em alerta para tempestade perigosa com fortes chuvas e ventos nesta sexta (18) e sábado (19)

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Compartilhe

O Rio de Janeiro está entre os estados do Sudeste que devem ser atingidos por uma perigosa tempestade a partir desta sexta-feira (18), conforme alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O instituto emitiu um aviso de nível “laranja”, indicando risco significativo de chuvas intensas, que podem alcançar até 100 milímetros por dia, e ventos fortes de até 100 km/h.

Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” no WhatsApp e receber as notícias gratuitamente.

A previsão para o estado é de que a tempestade provoque transtornos como quedas de árvores, alagamentos e cortes de energia elétrica. Os moradores do Rio devem se preparar para condições adversas, principalmente em áreas propensas a inundações e deslizamentos, já que as chuvas fortes tendem a intensificar esses riscos. As autoridades reforçam a importância de evitar estacionar veículos próximos a árvores ou postes de energia, e recomendam que aparelhos eletrônicos e o quadro geral de energia sejam desligados durante as tempestades.

Embora os estados de São Paulo e Minas Gerais também devam ser afetados, a situação no Rio de Janeiro merece atenção especial, visto que o impacto das chuvas pode ser mais severo em regiões de encosta e locais com histórico de enchentes. O alerta do Inmet, válido até às 23h59 de sábado (19), abrange toda a região Sudeste e parte do Centro-Oeste, totalizando 1.118 municípios sob risco de tempestade.

A população do Rio é aconselhada a seguir as recomendações das autoridades e manter-se informada sobre as atualizações meteorológicas. As equipes de defesa civil e serviços de emergência estão em alerta para responder a possíveis incidentes decorrentes do mau tempo, que pode trazer um fim de semana de desafios para o estado.


Compartilhe

What is your reaction?

Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *