PolicialRio de JaneiroSegurançaSegurança Pública

PM do Rio remove mais de 5.700 barricadas do crime em 2024

Compartilhe

A Polícia Militar do Rio de Janeiro intensificou os esforços contra barricadas montadas por facções criminosas e milícias nas áreas mais conflituosas do estado, removendo mais de 5.700 bloqueios entre janeiro e setembro deste ano — um aumento de 50% em relação ao mesmo período de 2023, quando foram registradas 3.804 remoções. O trabalho de demolição conta com cinco “kits de demolição”, adquiridos em 2022, que facilitam a retirada de obstáculos erguidos para impedir a entrada das forças de segurança.

 Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!

Cada kit é composto por uma retroescavadeira, um caminhão basculante e um veículo-prancha para transporte do maquinário, totalizando um investimento de R$ 11 milhões financiados pela Secretaria de Estado da Polícia Militar, com recursos do governo estadual e federal. Operados pelo Núcleo de Apoio às Operações Especiais (Naoe), esses equipamentos são utilizados principalmente na capital, na Baixada Fluminense e em São Gonçalo, após a estabilização do território pelas unidades táticas.

A complexidade do mapeamento e remoção de barricadas se intensificou com a inserção de pelo menos 40 desses bloqueios no Google Maps, onde aparecem classificados como “marco histórico”, “marco cultural” ou “atração turística”, devido às contribuições de usuários. O Google informou que permite contribuições que ajudem os usuários a tomar decisões mais informadas e que qualquer localização enganosa ou conteúdo inadequado pode ser denunciado.

A prática de uso de retroescavadeiras pela Polícia Militar começou em 2007 com o Batalhão de Operações Especiais (Bope), quando foi criada a Unidade de Engenharia de Demolição e Transporte. Desde então, os equipamentos têm sido fundamentais para desobstruir vias em territórios dominados pelo crime organizado. Agora, com os kits adquiridos recentemente e o suporte do Naoe, a PM busca avançar na desarticulação das barreiras físicas e psicológicas impostas pelos criminosos.

A missão da PM de remover barricadas e garantir a circulação em áreas controladas pelo crime é um dos pilares do combate à violência, essencial para abrir caminho à presença das forças de segurança e facilitar o acesso da população aos serviços públicos e à mobilidade urbana.


Compartilhe

Comments are closed.

Next Article:

0 %