Diversas vias do Rio de Janeiro, incluindo a Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá e a Linha Amarela, foram temporariamente interditadas nesta terça-feira (28) por criminosos, em resposta à megaoperação realizada pelas polícias Civil e Militar nos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte da cidade.
✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!
De acordo com a Rio Ônibus, ônibus e caçambas foram utilizados para bloquear as pistas, afetando a mobilidade urbana em múltiplos pontos. Entre as regiões impactadas estão Anchieta, Méier, Serra Grajaú-Jacarepaguá, Avenida Brasil, Linha Amarela, Cidade de Deus, Chapadão, Engenho da Rainha, Complexo do Alemão e Penha.
Na Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá, o bloqueio ocorreu nos dois sentidos, com a utilização de um ônibus e uma carreta. O Centro de Operações e Resiliência recomendou que os motoristas evitassem a região e optassem pelo Alto da Boa Vista. Também foram registradas interdições na Rua Dias da Cruz, no Méier, e nas ruas Vinte e Quatro de Maio e Adolfo Bergamini, no Engenho de Dentro.
Segundo informações, disparos foram efetuados por criminosos do Morro do 18, localizado entre Quintino e Piedade, na Zona Norte, em direção à Linha Amarela. Também houve relatos de tiros na Cidade de Deus, na Zona Oeste.
Em entrevista coletiva, o governador Cláudio Castro (PL) afirmou que o Rio de Janeiro se encontra em estado de atenção e alerta devido a possíveis retaliações de traficantes. O governador confirmou que o Complexo do Chapadão, na Zona Norte, também foi afetado, com ônibus atravessados como barricadas.
“estado de atenção e alerta para possíveis retaliações” de traficantes por causa da operação. Cláudio Castro confirmou que outra localidade sendo afetada com efeitos da megaoperação desta terça-feira é o Complexo do Chapadão, também na Zona Norte, onde ônibus foram atravessados nas ruas, usados como barricadas por criminosos
— Tem toda ligação (com a operação na Penha e no Alemão). Eles estão fazendo de tudo para tirar a polícia de lá, porque os líderes estariam encurralados. Então essa é uma forma aprendida por eles — disse Castro, anunciando que também houve tentativa de bloqueio da Avenida Brasil, principal via expressa da cidade. — A polícia está toda na rua e todos os batalhões estão em prontidão.