Um confronto armado entre policiais civis e militares e um grupo de suspeitos deixou um homem morto, quatro feridos e dois moradores baleados por disparos perdidos na manhã desta quarta-feira, no bairro de Irajá, Zona Norte do Rio. A troca de tiros ocorreu durante uma tentativa de impedir que integrantes do Comando Vermelho (CV), oriundos do Morro do Juramentinho, em Vicente de Carvalho, invadissem a comunidade Para-Pedro, em Colégio, área dominada pelo Terceiro Comando Puro (TCP). A ação integrou mais uma fase da Operação Contenção.
Segundo a Polícia Civil, equipes da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis da Capital (DRFA-Cap), da 31ª DP (Ricardo de Albuquerque) e do 16º BPM (Olaria) montaram um cerco na Avenida Pastor Martin Luther King Jr., na altura da Estrada Coronel Vieira. Ao perceberem a presença dos agentes, os suspeitos dispararam, iniciando o confronto.
Os cinco feridos foram levados para o Hospital Estadual Getúlio Vargas. Um deles, ainda não identificado, morreu após dar entrada na unidade. Os demais feridos foram identificados como João Pedro Machado da Silva, Pedro Jordan Aquino Moura, Pedro Lucas Ferreira Queiroz e um adolescente. De acordo com a DRFA-Cap, João Pedro estaria envolvido em um assalto ocorrido em julho, em Mesquita, na Baixada Fluminense, e o adolescente é investigado por um latrocínio registrado em abril, em São João de Meriti.
Informações levantadas pela polícia indicam que o grupo pretendia roubar um carro para utilizá-lo na tentativa de invasão da Para-Pedro. Com os suspeitos, foram apreendidos dois fuzis, duas pistolas, munições e um veículo. O material foi encaminhado à Cidade da Polícia para perícia. A DRFA-Cap afirma ainda que os detidos têm participação em recentes confrontos ligados à disputa territorial no conjunto do Amarelinho, em Irajá.
Durante a operação, policiais do 41º BPM (Irajá) foram acionados para verificar a situação de duas pessoas atingidas por disparos em um apartamento na Estrada Coronel Vieira. As vítimas — uma mulher de 49 anos e seu filho, de 16 — foram socorridas para o Hospital Getúlio Vargas com ferimentos na perna direita e receberam alta em seguida.