SegurançaMeio AmbienteSão Gonçalo

São Gonçalo: Limpeza de Rio é intensificada para prevenir alagamentos

Compartilhe

Em uma parceria entre a Prefeitura de São Gonçalo e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o Programa Limpa Rio está promovendo novas ações de limpeza e desassoreamento no município. O Rio Brandoas, um dos principais cursos d’água da cidade, é o foco atual das intervenções.

 Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!

Nesta quinta-feira (26), os trabalhos chegaram à foz do rio, no trecho que corta o bairro Vila Lage, próximo à Baía de Guanabara, onde o Brandoas deságua. O processo envolve o uso de duas escavadeiras — uma anfíbia e outra de longo alcance — para remover lama, terra e outros materiais responsáveis pelo assoreamento. O material recolhido é transportado por caminhões.

As ações do Limpa Rio, que ocorrem ao longo de todo o ano, estão sendo intensificadas devido às chuvas de verão, período em que aumenta o risco de alagamentos. Em São Gonçalo, o programa já beneficiou mais de 15 quilômetros de rios, com 19 frentes de trabalho ativas. Até agora, mais de 364 mil toneladas de resíduos foram retiradas de rios e canais do município.

Além do Rio Brandoas, o Limpa Rio atua nos rios Alcântara, Caçador, Colubandê, Catarina, Marimbondo, Imboaçú e Salgueiro, além do canal do Jardim Catarina. Ao remover os resíduos que obstruem o fluxo normal da água, o programa contribui para evitar o transbordamento dos corpos hídricos e prevenir enchentes em áreas urbanas.

A intensificação do trabalho é considerada essencial para minimizar os impactos das chuvas e garantir maior segurança aos moradores de São Gonçalo.


Compartilhe

Comments are closed.

Next Article:

0 %